quarta-feira, 21 de março de 2007

Mealhada
Conselho Consultivo da Juventude em marcha

Decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Mealhada, a primeira reunião do Conselho Consultivo da Juventude (CCJ). Este “órgão de informação e consulta da Câmara Municipal da Mealhada” tem por missão principal reflectir sobre as aspirações dos jovens do concelho e identificar problemas que possam existir na integração e participação desses jovens na vida social, cultural, económica e política do Município da Mealhada.
Com o objectivo de ficar “mais habilitada a responder às reais necessidades” dos jovens do concelho, a Câmara Municipal da Mealhada criou o Conselho Consultivo da Juventude. Um órgão presidido pelo Presidente da autarquia, Carlos Cabral – ou pela Vice-Presidente, Filomena Pinheiro, que detém o pelouro da Juventude e também faz parte do CCJ – e composto por um representante:
- de cada direcção das Associações de Estudantes da Escola Secundária da Mealhada e Escola Profissional da Mealhada;
- de cada Agrupamento de Escuteiros do concelho;
- de cada organização de juventude dos partidos políticos representados na Assembleia Municipal
- de cada associação existente no concelho que tenha, pelo menos, 50% dos sócios com idade inferior a 30 anos.
Aliás, ter menos de 30 anos é condição obrigatória para ser membro do CCJ.
Ontem, o CCJ reuniu pela primeira vez no Salão Nobre da autarquia. Para além da Câmara Municipal da Mealhada, esteve representado o Grupo de Escuteiros da Pampilhosa, o Grupo de Escuteiros de Barcouço, o Agrupamento de Escuteiros da Mealhada, a Associação Jovens Cristãos do Luso e a Juventude Social-Democrata. A instalação do CCJ, e consequente verificação de poderes, e sugestões para a actividade futura do órgão fizeram parte da ordem dos trabalhos.

Sem comentários: