sábado, 19 de maio de 2007

Iniciativa realiza-se no próximo dia 27 de Maio
IV Bebé Concerto em Cantanhede

No âmbito da IV Semana da Solidariedade, realiza-se no próximo dia 27 de Maio, a partir das 10.30 horas, nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede, o IV Bebé Concerto, acção de carácter lúdico especialmente dirigida a crianças dos três meses aos três anos, que devem participar acompanhadas de um adulto.
À semelhança das anteriores edições, a inscrição é gratuita e pode ser formalizada na Divisão de Educação e Acção Social (231 410 123) da Câmara Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 23 de Maio.
A iniciativa tem como objectivos estimular a aptidão sensorial dos bebés relativamente às sonoridades musicais, tendo por base estudos que demonstram que este género de vivências tem reflexos muito positivos no processo de aprendizagem, nomeadamente ao nível da optimização da capacidade de resposta aos estímulos sensoriais e desenvolvimento da imaginação.
Pretende-se assim motivar os bebés para a descoberta de novas sensações susceptíveis de induzirem benefícios no seu comportamento, promover a audição de música em idades em que o processo de aprendizagem das crianças é mais estruturante e sensibilizar os pais para o papel que lhes cabe no desenvolvimento da aptidão musical dos seus filhos, processo que deve ser iniciado quando eles ainda são bebés.
Na quarta edição do Bebé Concerto, a interpretação dos temas musicais de carácter infantil estará a cargo de uma orquestra constituída pelos professores de ensino de música envolvidos no Programa de Actividades de Desenvolvimento Curricular que o Município de Cantanhede está a promover abrangendo todas as escolas do 1º CEB do Concelho.
A acção decorrerá em quatro partes, designadamente a projecção de imagens sobre a natureza e o ambiente com fundo musical, a interpretação de um tema que incide sobretudo em ritmos corporais, a apresentação de um conto infantil musicado e o contacto directo dos bebés com todo o instrumental utilizado.

Sem comentários: