quinta-feira, 30 de outubro de 2008

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

O Núcleo Sportinguista da Mealhada está a organizar uma excursão ao Estádio José Alvalade, no dia 04 de Novembro, terça-feira, para assistir ao jogo entre o Sporting e o Shakhtar.
A partida está marcada para as 13 horas, junto à sede.
Para reservar o seu bilhete dirija-se ao Núcleo Sportinguista da Mealhada ou marque pelos telefones 919 887 781 e 961 644 341.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PME'S LÍDER DO CONCELHO DA MEALHADA

Armando Gomes Lindo & Filhos, Certoma, Lundajóia, Prioridade e Sociedade Agrícola e Comercial Vinhos Messias são PME’s Líder, distinguidas com esse galardão pelo IAPMEI pelo seu desempenho. O IAPMEI distinguiu, no dia 14 de Outubro, no Europarque de Santa Maria da Feira, 2100 pequenas e médias empresas do país pelo seu desempenho.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PIDDAC 2009 - MEALHADA

O concelho da Mealhada vai receber, através do Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), em 2009, um total de 330 558 mil euros, o que representa um aumento da verba em relação a 2008 (apenas 137 mil euros). O município, à semelhança do que acontece com a maioria dos concelhos do distrito, vê aumentado o investimento, mas vê apenas dois projectos financiados: a extensão de saúde de Barcouço – que absorve a maior fatia (248 500 euros) e a recuperação do Cine-Teatro da Pampilhosa, com 70 mil euros (contemplada apenas com 5 mil euros em 2008). Além destas duas obras, há ainda uma verba de 12 058 para redes culturais.

PSD ADIA PLENÁRIO

O plenário do PSD Mealhada agendado para o dia 31 de Outubro foi adiado para o dia 7 de Novembro. Os motivos do adiamento, segundo apurámos, prendem-se com compromissos do presidente daquele órgão.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "A PESCA"

A Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores de Pampilhosa (ADCPP) está a promover um concurso fotográfico, dirigido aos associados e seus familiares.
Os temas são “a pesca desportiva”, “paisagens naturais onde sejam focados os rios, lagos, albufeiras ou o mar” e o “concelho da Mealhada (gentes e locais)”. Cada concorrente deverá apresentar apenas quatro fotografias, devidamente identificadas no verso, com o nome do autor, data e hora da exposição e tema.
As fotografias devem ser entregues na ADCPP até ao próximo dia 14 de Novembro.

FILARMÓNICA PAMPILHOSENSE

“Devemos-lhe tudo”! Assim se referiu o presidente da Filarmónica Pampilhosense, Joaquim Tomé ao maestro e compositor Joaquim Simões Pleno. As palavras foram proferidas após o concerto de homenagem ao músico, que durante mais de 60 anos dirigiu a colectividade.

ASSALTO COM RECURSO A ARMA BRANCA EM ANADIA

Um jovem de 18 anos assaltou uma pastelaria em Anadia, na noite de terça-feira. Armado com uma faca, levou cofre com mais de 350 euros. É frequentador do estabelecimento e o proprietário até lhe costuma dar comida

MEALHADA ELEGE MISS

A Mealhada elege a sua Miss na noite de sábado. O evento terá lugar nos Três Pinheiros, a partir das 22 horas. As eleitas disputarão a final do concurso Miss Bairrada, que terá lugar em Anadia.
As candidatas são: Diana Pinheiro, 18 anos, Mealhada; Éden, 17 anos, Mealhada; Carina Simões, 16 anos, Casal Comba; Filipa, 16 anos, Mealhada; Diana, 16 anos, Mealhada; Marisa Pereira, 16 anos, Vacariça e Helena Peres, 16 anos, Mealhada

BOMBEIROS DA MEALHADA NA ALEMANHA


Uma delegação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada esteve, entre os dias 2 e 6 de Outubro, na cidade alemã de Lauingen, a convite dos Bombeiros Voluntários daquela cidade. A visita inseriu-se nas comemorações do 150º aniversário da corporação alemã.

CÂMARA MEALHADA APRESENTA "DESTINO LUSO"

A Câmara Municipal da Mealhada vai fazer a apresentação do plano de desenvolvimento do projecto “Destino Luso – Saúde, Beleza e Bem-estar”, na quinta-feira, 23 de Outubro, às 17h, no Cine-Teatro Municipal Messias. Na sessão de esclarecimento estará presente o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, bem como os vários parceiros deste projecto.
Programa
17h – Recepção aos convidados
17h10 – Destino Luso – Um projecto de interesse nacional (Victor Cardial)
17h25 – Requalificação das Termas de Luso – Um novo conceito (Pedro Tavares – Maloclinics)
17h40 – Água de Luso – Inovação e Saúde (Nuno Pires – Sociedade de Água de Luso)
17h55 – Requalificação Urbana – Ideias para a valorização do centro da vila de Luso (Arquitecto Sidónio Pardal – Universidade Técnica de Lisboa)
18h15 – O Golfe – Actividade âncora para requalificar a Região Centro (Sampaio Nunes)
18h30 – PITERC – Projecto Integrado do Turismo para a Região Centro (Luis Tadeu – FORDESI)
18h45 – Encerramento (Carlos Cabral – presidente da Câmara da Mealhada)

CORTEJO DOS REIS

A comissão organizadora do Cortejo dos Reis, liderada por Nuno Salgado, vai reunir na Junta de Freguesia da Mealhada, no próximo dia 30 de Outubro, às 21 horas. Nesse encontro estará presente José Felgueiras, presidente da Junta de Freguesia, e os representantes das associações da freguesia da Mealhada intervenientes no cortejo, que está marcado para 24 de Janeiro de 2009. O objectivo é, segundo Nuno Salgado, tratar de pormenores relacionados com o evento, cujas verbas reverterão para as instituições de solidariedade social.

LITÉRIO ACUSADO DE FALSIFICAR ACTA

O presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques foi acusado de ter “falsificado” uma acta à comissão jurisdicional do partido social-democrata. A participação disciplinar partiu do líder da JSD, Pedro Esteves. A acta em causa é referente a uma reunião da Comissão Política da Secção (CPS) de Anadia, em que Litério Marques propôs a admissão de 182 novos militantes, muitos deles funcionários da autarquia e familiares

SÁBADO - BEBÉ CONCERTO EM CANTANHEDE

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do bebé concerto, actividade lúdica de carácter pedagógico promovida pelo município de Cantanhede para crianças dos 0 aos 3 anos, que vai decorrer na Casa Francisco Pinto, em Cantanhede, no próximo dia 25 de Outubro, pelas 10h30.
A inscrição é gratuita e pode ser formalizada na Divisão de Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Cantanhede (Casa Francisco Pinto) ou através do telefone 231 410123.

ENCONTRO DE SOPAS EM OLIVEIRA DO BAIRRO

O VI Encontro de Sopas do Centro Social de Oiã está marcado para 8 de Novembro, no Espaço Inovação, em Vila Verde, Oliveira do Bairro.
A iniciativa tem como principal objectivo angariar fundos para a construção do novo Lar de Idosos e conta com o apoio de várias entidades, desde autarquia local, a empresas e restaurantes, que gratuitamente dão as sopas, as bebidas e o pão.

DESFILE DE MODA EM ANADIA

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, um desfile de moda em Anadia. O evento decorreu no passado dia 18 de Outubro, durante a segunda edição da Feira Social de Anadia, no Pavilhão dos Desportos da cidade.
O objectivo desta iniciativa era divulgar a oferta do concelho, ao nível do vestuário, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem como forma de apelar ao consumo no comércio local.

MUSEU DO VINHO INAUGURA EXPOSIÇÃO

Exposição de pintura e fotografia assinala 25 anos de carreira de Gustavo Fernandes. Intitulada “Matar a Sede”, a inauguração da mostra está marcada para as 16h, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia. Em simultâneo será apresentada uma exposição de escultura, de Rogério Timóteo e uma exposição de Caricaturas, de Luís Gamela e Eugénios.
A inauguração conta com a participação especial do músico Ricardo Azevedo.
“Matar a Sede” pode ser visto até 14 de Abril do próximo ano.

PIDDAC ANADIA

PIDDAC para Anadia “é miserável”

“É o pior PIDDAC de sempre para Anadia”, refere o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, José Manuel Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal daquele município. O deputado social-democrata acusa o governo de José Sócrates de estar de “costas voltadas” para o concelho de Anadia.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 22/10/2008


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LIXEIRA A CÉU ABERTO EM BARRÔ


Na entrada para Barrô, uns cem metros após o corte de acesso à localidade, vindo pela Estrada Nacional 1, encontra-se uma lixeira a céu aberto. O problema indigna os populares.
O terreno é particular, mas a “malvadez é colectiva”. Ali encontra-se de tudo, desde colchões a frigoríficos, passando por móveis a louças de casa de banho. O problema já é antigo e conta, quem mora em Barrô, que o dono dos terrenos “volta e meia lá manda limpar aquilo”.

ELEIÇÕES PARA A DISTRITAL

Os social-democratas da Mealhada foram às urnas na sexta-feira para eleger os órgãos distritais do partido, à semelhança do que aconteceu nas restantes 19 concelhias do distrito. Em jogo estava a eleição da Comissão Permanente Distrital (lista única liderada por António Topa), Mesa da Assembleia Distrital (lista única liderada por Castro Almeida) e Conselho de Jurisdição Distrital (lista única liderada por Mário Oliveira). Simultaneamente decorreu a eleição dos delegados de cada secção à Assembleia Distrital de Aveiro do PSD. Na Mealhada, a lista foi liderada por Gonçalo Breda Marques, que obteve 131 votos, 33 dos quais brancos, facto que não passou despercebido aos seus “adversários internos” e que quer Breda Marques quer a concelhia desvalorizaram quando foram questionados sobre isso.
Os delegados eleitos da Mealhada à Assembleia Distrital de Aveiro são: Gonçalo Breda Marques, Álvaro Nogueira, Ana Filipa Varela, Ângelo Cortesão, António Duarte, António Miguel Ferreira, Fernando Marques, Hélder Osório Santos Mamede Ferreira, João Oliveira Pires, Leonor Lopes, Nuno Canilho e Teodomiro Seabra Pereira.
Da lista também faziam parte, como suplentes: Carla Carvalheira, José Maria Semedo da Costa e Carla Manuela Dinis da Costa.
Já a lista para a Comissão Permanente Distrital, da qual faz parte o mealhadense Carlos Pinheiro, obteve 164 votos, dos quais cinco foram brancos.

ANTIGO IVV É ARMAZÉM DA ASAE

O material apreendido pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é depositado nas instalações do antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) da Mealhada. Segundo um antigo funcionário do IVV, que prefere manter-se no anonimato, a situação já leva uns dois anos e durante cerca de ano ainda assistiu “à chegada do material”. “São basicamente CDS, DVS e roupas apreendidas na zona centro, já que existem outros depósitos espalhados pelo país. Quanto ao destino dado ao material apreendido, o antigo funcionário conta que algum acaba por ser triturado no próprio local, com máquinas próprias, outro segue um destino que desconhece.

BAIRRADA SOLIDÁRIA


Aurora Cunha, Manuela Machado, Beatriz Gomes, Cândido Barbosa e Rui Cordeiro, atletas de renome em Portugal, estiveram na Mealhada, na “linha de partida” da “Bairrada Solidária”. A associação, apresentada oficialmente na sexta-feira passada, na Escola Profissional Vasconcelos Lebre, pretende “ajudar o próximo” nos concelhos da Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro, Cantanhede e Águeda.

HOMEM MORRE ESMAGADO POR EMPILHADORA

Um homem morreu esmagado por uma empilhadora, na passada sexta-feira, na Pedrulha, Casal Comba. O acidente ocorreu pouco depois da 15h. A vítima, de 57 anos, estava a trabalhar na empilhadora quando ficou esmagado pela máquina. Teve morte imediata. Segundo fonte policial, a vítima pertencia à empresa Sociedade de Transportes Internacionais da Mealhada (STIB) e estaria a trabalhar naquele momento para a empresa.

ENTREVISTA A SANDRO ALVES


O jovem investigador mealhadense Sandro Alves destaca-se uma vez mais com a publicação de um artigo que dá nota dos desenvolvimentos na investigação em torno da doença de Machado-Joseph. “Pela primeira vez se publica um estudo pré-clínico em ratos mostrando de forma clara que é possível reduzir de forma bastante robusta os sinais neuropatológicos desta terrível doença”, refere Sandro Alves, acrescentando que “este é um grande passo no combate à doença”.

ENTREVISTA A SÍLVIO GOMES

O jovem mealhadense, Sílvio Gomes, de 23 anos de idade, residente na Pampilhosa, acaba de se distinguir ao vencer um concurso internacional, com um projecto que desenvolveu na universidade. Em entrevista ao Mealhada Moderna, conta o que sentiu quando recebeu a notícia. “Recebi vários telefonemas a felicitar-me pelo prémio… Houve até alguém que leu a notícia e perguntou ao meu pai se eu tinha ganho um Ferrari”, conta.

OBRAS NO BAIRRO SOCIAL DO CANEDO

Passado mais de um ano após terem sido anunciadas as obras no Bairro Social do Canedo, na Pampilhosa, apenas quatro casas foram reabilitadas. O assunto foi levantado pelo vereador do PSD, Carlos Marques, na última reunião de executivo, depois de Gonçalo Breda Marques ter abordado a questão num artigo no nosso jornal. O autarca teme que a obra seja adiada ad eternum.

ARTE DE PAULO JÚLIO NA ROTA DA BAIRRADA


Paulo Júlio foi o autor das placas entregues aos associados da Associação Rota da Bairrada, no passado sábado, durante a 1ª Gala do Espumante da Bairrada.
O mealhadense começou a criar “painéis decorativos em alto e baixo relevo” há já 18 anos. Primeiro, as criações artistas começaram por ser um hobby, mas actualmente, e de “há três, quatro anos para cá” são um “trabalho a tempo inteiro”.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 15/10/2008


JUVENTUDE PAQUETÁ

O Grupo Recreativo Escola de Samba Juventude de Paquetá vai reunir em assembleia-geral no sábado, dia 18 de Outubro, pelas 21h30, na sua sede. A ordem de trabalhos inclui a análise do pedido de demissão de um elemento da direcção e outros assuntos de interesse da associação.

CONCERTO NA PAMPILHOSA

A Filarmónica Pampilhosense promove um concerto no domingo, dia 19, comemorativo do centenário do nascimento do Maestro e Compositor Joaquim Simões Pleno. O espectáculo tem início pelas 16 horas, no salão da colectividade.
O concerto, que evocará o dia 15 de Outubro de 1908 – nascimento do homenageado, será preenchido na sua totalidade por peças da autoria do compositor, datadas entre 1940 e 1987. Estas peças foram recolhidas por Daniel Vieira, actual director artístico da Banda, no arquivo da Filarmónica Pampilhosense, na casa Olímpio Medina e no Museu de Etnomúsica da Bairrada – Troviscal.

CANTANHEDE ELEGE MISS

Está marcada para sábado, dia 18, a eleição da Miss Cantanhede. O concurso vai ter lugar no Marialva Park Hotel. São várias as candidatas que concorrem para representar o concelho na grande final da Miss Birrada Oriflame 2008, agendada para 22 e Novembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia. Recorde-se que são sete os concelhos a concurso. O concurso já foi realizado em Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro. A eleição na Mealhada está prevista para o dia 25 de Outubro, nos Três Pinheiros e a Miss Aveiro é eleita no dia seguinte, no Centro de Congressos. Vagos será o último concelho a ver realizado o seu evento a 8 de Novembro, na Unidade Hoteleira Jardins Boavista.
Continuam abertas as inscrições para para a Miss Aveiro, Miss Cantanhede, Miss Mealhada e Miss Vagos. Podem ser feitas através dos contactos 234 747 771, 967 452 817, 916 254 183 ou
missbairrada@gmail.com. Há vários prémios aliciantes para a Grande Final e as vencedoras em cada concelho recebem um book.

ANADIA RECEBE CAMPEÕES DE ANGOLA DE BASQUETEBOL

Realiza-se de 13 a 22 de Outubro do corrente ano, o primeiro estágio da equipa Angolana do 1º de Agosto, no Município de Anadia.
Litério Marques, recebe a comitiva do 1º de Agosto, no dia 21 de Outubro ( terça-feira ) no salão nobre da CM de Anadia, antes da realização do último treino, antes da partida para Lisboa ( dia 22), onde também vão efectuar jogos de treino.
O estágio de preparação será dividido entre os pavilhões do Sangalhos DC e o Pavilhão de Desportos, ficando a equipa hospedada na Estalagem de Sangalhos. Atendendo aos compromissos assumidos com a realização da Feira Social de Anadia, no novo Pavilhão de Desportos, os Angolanos também irão treinar em Oliveira do Bairro, tendo a autarquia local disponibilizado o seu pavilhão Municipal.


1ª GALA DO ESPUMANTE


O emblemático Curia Palace foi o local escolhido para a realização da 1ª. Gala do Espumante da Bairrada, que decorreu na noite de sábado. A Bairrada engalanou-se e vestiu-se a preceito para participar nesta iniciativa da Associação Rota da Bairrada, de promoção do espumante bairradino.
Os muitos convidados que aceitaram o convite da Rota tiveram a oportunidade de degustar os 18 vinhos que acompanharam uma ementa cuidadosamente preparada pelo Chefe Carlos Pimentel e Maitre João Fonseca, em homenagem ao espumante, onde sobressaiu a combinação curiosa das gambas e leitão com maionese.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CURSO DE VINHOS

"Tempo de Gula" e a Quinta do Encontro vão desenvolver os primeiros ciclos de Cursos de Prova e Degustação de Vinhos, ministrado por um enólogo da Sociedade Dão Sul, com o objectivo de dotar os participantes de noções básicas de procedimentos para poderem apreciar adequadamente os aromas e paladares dos vinhos, e saberem adequa-los à gastronomia.
O curso irá decorrer na Quinta do Encontro em Anadia, Quinta esta pertencente à Sociedade Dão Sul, nos dias 6 e 13 de Dezembro com duração de duas horas. As inscrições estão abertas e o seu limite é até uma semana antes do evento. O número mínimo de inscritos é de 15 pessoas e o máximo de 30. Poderá conhecer todo o programa em
www.extraqual.pt.

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES



A coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura visitou hoje o concelho da Mealhada. Teresa Calçada conheceu algumas escolas que estão integradas na RBE e testemunhou a assinatura do Regulamento do Grupo de Trabalho Concelhio, que oficializa a cooperação entre as bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal da Mealhada. “Chegar a um sítio onde o programa da RBE funciona bem só merece o meu reconhecimento”, afirmou Teresa Calçada.

SEMINÁRIO

“Tempo de Gula” realiza os primeiros Seminários teórico-práticos de Gastronomia Molecular, com o objectivo principal a divulgação das técnicas mais recentes e inovadoras usadas na cozinha e desenvolvidas por chefes de cozinha e cientistas. A realização destas acções está a cargo de cientistas que integram a actividade “A Cozinha é um Laboratório” da Agência Ciência Viva, e a Cooking.Lab, e que nos últimos anos se têm debruçado sobre a Gastronomia Molecular. Esta equipa foi merecedora do 1º prémio no 3º encontro da Ciência, Arte e Cozinha, que decorreu em Paris, organizado pelo físico-químico francês Hervé This, considerado a maior autoridade mundial em gastronomia molecular. A qual pode conhecer em www.cookinglab.net.
Estes Seminários Teórico-Práticos dirigem-se a Chefes de Cozinha, Docentes e Estudantes de Escolas de Hotelaria, Profissionais do Sector Alimentar e Gastrónomos e a público interessado nas novas técnicas utilizadas na moderna culinária.
Poderá consultar todas as informações acerca do referido seminário em www.extraqual.pt

FUTEBOL DE RUA

A fase final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua 2008 vai decorrer no concelho da Mealhada de 10 a 12 de Outubro. No último dia, domingo, 12 de Outubro, o Jardim Municipal da Mealhada vai ser palco das meias-finais e da grande final do campeonato, mas também de actividades para os mais novos. Nesse sentido, a Câmara Municipal da Mealhada convida todas as crianças do concelho a desfrutarem dos insufláveis que vão ser montados junto ao edifício dos paços do concelho.

VENTOSA DO BAIRRO


A Linha de Muito Alta Tensão Lares – Lavos a 400 KV tem um possível traçado que passa junto à população da Póvoa do Garção. O projecto está em fase de estudo de impacte ambiental, mas a população vai-se mostrando alarmada.
Até ao passado dia 25 de Setembro decorreu uma consulta pública sobre o projecto. O inquérito esteve disponível na sede da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro. Segundo o que o Mealhada Moderna conseguiu apurar, junto da Agência Portuguesa do Ambiente, houve algumas participações distribuídas por “todos os concelhos afectados”. No entanto, o “número exacto e as preocupações manifestadas só serão tornadas públicas aquando da apresentação do relatório da consulta”, o que segundo a técnica da agência revelou só deverá acontecer em inícios de Dezembro.
Até lá, a única certeza é que alguns populares da Póvoa do Garção já estão a ponderar realizar uma manifestação.

BARBEIRO DA PAMPILHOSA


Aos 74 anos de idade e depois de ter visto os “três concorrentes” da freguesia abandonarem a actividade, João Coelho mantém a certeza que ser barbeiro é uma “arte muito rentável e precisa”. Mais informação na edição em papel.

ENTREVISTA


“Preocupa-me o problema da prostituição”

Chegou há um ano ao concelho e tem a seu cargo as paróquias da Mealhada, Casal Comba e Vacariça. O padre José Gonçalves, em entrevista ao MM, fala do problema da prostituição no concelho, da questão do celibato, do casamento entre homossexuais e do papel das mulheres na Igreja.

VIVEIROS FLORESTAIS


O executivo municipal promoveu uma visita aos viveiros florestais da Mealhada, na sequência de uma proposta dos vereadores social-democratas para se inteirarem em pormenor do projecto e andamento da empreitada do futuro parque urbano da cidade . A conclusão das obras está prevista para finais de Fevereiro. Mais informação na edição impressa.

PARQUE DE CAMPISMO - LUSO

O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, avançou ao Mealhada Moderna que já está a decorrer o processo para uma nova hasta pública com vista a encontrar um concessionário para o parque de campismo do Luso, isto porque a Orbitur já veio dizer que não pretende renovar a concessão, que termina a 31 de Dezembro.

DETIDO POR CULTIVO DE CANNABIS

O Núcleo de Investigação Criminal de Anadia deteve um homem, em Casal Comba, na passada sexta-feira, dia 3, na sequência de uma busca domiciliária. Durante a operação, foram apreendidas uma planta de cannabis, com cerca de dois metros, 12 gramas de folhas e calos, também de cannabis, que se encontravam a secar e sete gramas de haxixe. O homem, de 43 anos, natural da Mealhada, foi constituído arguido.

IDOSA BURLADA EM CASAL COMBA

Uma idosa, da Pedrulha, foi burlada em 280 euros, por falsos funcionários da Segurança Social. Os burlões abordaram a vítima, dizendo que as notas que tinha iam sair de circulação. Quando Maria Alice Marques Couceiro se apercebeu de que estava a cair no “conto do vigário” já foi tarde demais. Mais informação na edição impressa.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 08/10/2008




EDIÇÃO IMPRESSA 01/10/2008

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA - 01/10/2008