quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ASSEMBLEIA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

“O Hospital da Misericórdia nunca esteve nem nuca estará à venda”, garantiu o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, João Peres, na assembleia de domingo, que aprovou, por unanimidade, o plano de actividades e orçamento da instituição.
Confiante e optimista quanto ao futuro do hospital. Foi assim que João Peres se dirigiu aos “irmãos” da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada na última assembleia. “A questão está perfeitamente controlada e, apesar das nossas dificuldades que ainda são bastantes, as perspectivas são boas e o futuro é risonho para satisfação de alguns e menos de outros”, afirmou o provedor, aproveitando a ocasião para enviar um recados aos “detractores” da instituição: “não pensem que o hospital está à venda, podemos fazer parcerias, se forem ao encontro do interesse da instituição, mas nunca colocaremos o hospital à venda”. Afirmações feitas pelo provedor para afastar “boatos” que, segundo o próprio, levaram a ARS a questionar a instituição. “Estamos convictos que venceremos esta batalha, os indicadores assim o dizem”, acrescentou João Peres. Para sustentar o discurso optimista, diferente daquele que vinha a ser feito, o provedor avançou com números: “projectamos um ano de resultados líquidos ainda negativos no valor de 518,121 euros, no entanto, com as amortizações a ascenderem a 585,893 euros e os encargos financeiros a cifrarem-se em 273,024 euros, o EBITA ascenderá a 263,263 euros positivos”. Indicadores que levam o provedor a apontar para “uma recuperação do hospital”. “O ano de 2009 será um ano de expansão consolidada. De acordo com os recentes desenvolvimentos das negociações com as entidades competentes, e depois de muito termos argumentado pela necessidade social e capacidade do nosso hospital, as convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas áreas da imagiologia e fisioterapia arrancarão já em Janeiro de 2009. Tais convenções, para além da utilidade social inequívoca, representarão a rentabilização da capacidade instalada que dispomos desde o primeiro dia e para a qual dimensionámos o nosso hospital”, afirmou o provedor. Ainda de acordo com João Peres, “apesar de se terem definitivamente dissipado os piores cenários” para o Hospital, “a mesa tem mantido contacto com algumas entidades dispostas a analisar o hospital e a propor parcerias, não tendo havido até ao momento qualquer resposta concreta”.
No decorrer da assembleia, o provedor da Santa Casa da Misericórdia referiu-se ainda às restantes valência da instituição, sublinhando que para a área dos idosos se estima igualmente um resultado negativo, na ordem dos 3230 euros, ao contrário da infância, que espera um resultado positivo de perto de 21 mil euros.
João Peres anunciou ainda que os próximos tempos não serão de investimento, sublinhando que os fundos gerados serão usados na manutenção da estrutura e pagamento às instituições bancárias e a fornecedores. Apesar da palavra de ordem ser a contenção, a instituição pondera avançar com o projecto de remodelação do Lar Dr. Cânova Ribeiro, na sequência das exigências apontadas pela Segurança Social.
O provedor referiu ainda que o centro de noite está concluído e equipado, no entanto, não tem havido procura desta valência, tendo a mesa sugerido à Segurança Social o preenchimento com vagas de lar, mas ainda não obteve resposta daquele organismo.
Em relação ao mercado, a instituição continua a defender que cabe à Câmara avançar com a sua remodelação, com vista a adequar o equipamento às exigências legais, quer ao nível de higiene quer de segurança.
João Peres afirmou ainda que há projectos que a Misericórdia terá que equacionar a curto médio prazo, como as obras de alargamento dos serviços administrativos da sede e do hospital, bem como a criação de uma escola do primeiro ciclo da instituição. Sobre este último projecto, o provedor deu conta que “já se procedeu à recolha de documentação e guia de procedimentos através da reunião havida com a Direcção Regional de Educação, encontrando-se em execução um processo de levantamento das actuais instalações do ATL para que se possa junto da DREC proceder a um pedido de parecer prévio, com a maior brevidade possível”.
De salientar, por fim, que é objectivo da instituição aumentar para 30 o número de camas dos cuidados continuados.
O plano de actividades e orçamento foi aprovado por unanimidade. Em 2009 a Santa Casa da Misericórdia estima atingir um volume total de proveitos de 5.802, 550 euros a que corresponderão custos no montante de 6,259,741, o que significa um resultado líquido previsional negativo de 457,192 euros.

INCÊNDIO EM ANTES

Um incêndio destruiu por completo os anexos de uma casa de habitação em Antes, na tarde da passada segunda-feira, dia 15. Os proprietários, que não têm explicação para a origem do incidente, ficaram sem a reserva de lenha para este Inverno, que foi totalmente consumida pelas chamas. Foi bem visível o cenário de destruição dos anexos da casa de habitação de Arménio Moreira. As chamas apenas deixaram as paredes, consumindo o telhado de placas de fibra de vidro, bem como todo o recheio daquela casa, onde os proprietários guardavam, entre outras coisas, a lenha, adubos e alfaias agrícolas. Arménio Moreira garantiu que nada ali guardado pudesse provocar aquele sinistro, achando “muito estranho” a forma como deflagrou rapidamente o incêndio. Os Bombeiros da Mealhada estiveram no local com 11 homens, apoiados por três viaturas.

CONTENTORES VANDALIZADOS NA PÓVOA

Este foi o estado em que ficaram dois contentores no lugar da Póvoa – Mealhada, na passada semana. Os responsáveis da Junta de Freguesia, ao tomar conhecimento do lamentável episódio lamentaram o sucedido. “Todos sabem o esforço que fazem as autarquias para manter a freguesia limpa e aparecem-nos actos de autêntica selvajaria que nada ajudam neste objectivo. É de lamentar”, frisou José Felgueiras, presidente da Junta da Mealhada.

COMÉRCIO EM BAIXA NA QUADRA NATALÍCIA

Os comerciantes da Mealhada, sem mostrar qualquer tipo de surpresa, apontam este ano como mais um que vai trazer quebras nas vendas de Natal. Uma situação que dizem ter sido verdadeiramente previsível, apontando que o grande “golpe” no comércio tradicional aconteceu há três anos com o corte drástico no poder de compra dos clientes. Desde então, as “réplicas”, embora suaves, têm preocupado os comerciantes que vão aguentando na luta contra as médias e grandes superfícies e reclamando uma maior união no sector como forma de reivindicar mais apoios. A mesma opinião é defendida pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM), Carlos Pinheiro, ao referir que “os comerciantes estão acomodados, não se envolvem profundamente nas questões do associativismo e depois dizem que está difícil”.

CARNAVAL 2009

As escolas de samba acreditam que a normalidade voltou à organização do Carnaval e dizem estar a trabalhar para uma das melhores edições de sempre. A recente auditoria que detectou alegadas irregularidades e o facto da Real Imperatriz estar fora do desfile são assuntos que não comprometem o Carnaval de 2009, dizem os responsáveis das escolas de samba.

BOMBEIROS DA PAMPILHOSA

O presidente dos Bombeiros da Pampilhosa acabou por não apresentar, no passado sábado, uma lista candidata aos órgãos directivos da corporação, depois de não ter aparecido nenhuma lista desde 2 de Dezembro. O prazo voltou a esgotar-se, sem que se vislumbre uma solução imediata para a direcção dos bombeiros. Até Janeiro, no mínimo, o impasse continua.
Contactado pelo Mealhada Moderna, o actual presidente, Rogério Silva, disse que “esperava o aparecimento de outra lista” e confessou que não apresentou uma solução porque não conseguiu “elementos suficientes” para avançar. Perante este cenário, a assembleia-geral vai dilatar o prazo para Janeiro do próximo ano, com o intuito de encontrar uma saída para este impasse.
Rogério Silva acredita que no início do ano a situação será sanada, mas as opções são escassas, uma vez que parece que o único caminho para a solução passa pela sua recandidatura. Um objectivo que o próprio não põe de lado mas que continua a dizer que será em resultado do “apoio de elementos vitais, sem os quais não será possível trabalhar”.

LIONS DA MEALHADA




O Lions Clube de Mealhada premiou, no sábado, as crianças do Agrupamento de Escuteiros de Casal Comba que participaram no concurso “Cartaz da Paz”, ganho por Inês Oliveira, de 11 anos, da Mealhada.

CONCURSO DE MONTRAS

É já no próximo sábado, dia 20, que o júri do Concurso de Montras, promovido pela ACIM em parceria com o Mealhada Moderna, irá percorrer a Mealhada, o Luso e a Pampilhosa com vista a seleccionar as suas favoritas. Até lá também o público pode dar o seu contributo com vista à eleição das montras vencedoras. Para isso basta preencher o cupão, publicado no Mealhada Moderna, e entregá-lo na ACIM com o nome das suas montras preferidas.

Participantes:
Mealhada
Central Ópticas
Ourivesaria Neves
Santos & Luxo, Lda
BrunÓptica - Óptica Médica, Lda.
Casa Gilinho
Decorações Rosário
Farmácia Brandão
Loja das Utilidades - Fernandes & Lameiras, Lda
Florista Boiça
Foto Rei
Intimus Lingerie
Lavandaria Moderna
Loja Infanta
Luz & Arte
Modas Tentação
Retina Óptica Médica, Lda
Somaq - Guilherme Rolo, Lda.
Pronto-a-Vestir "A Tucha"
A Boutique "O Trapo"
R&L - Maria da Luz M. F. Botelho
Farmácia Miranda
Ferraz & Ferraz, Lda

Luso
Armazéns Triunfo - Paulo de Carvalho, Lda (Sede)
Armazéns Triunfo - Paulo de Carvalho, Lda (Filial)
Aurora Alves Unipessoal, Lda
Lidicor - Comérco e Aplicação de Tintas, Lda
Luso Sport - Artigos de Desporto
Utilidades do Oásis
Sapataria Bailundo
Casa Marquel

Pampilhosa
Loja do Preço Baixo
Francisco dos Santos Marques
Casa dos Doces
Casa Marbel
Estrela do Lar
Farmácia Silva Campos
Foto Nogueira
Pampidecor
Sarijo - Pronto-a-Vestir
Manuel Pires Farias, Lda.
Óptica e Ourivesaria Dias
Loja Lenita

CRUZ VERMELHA RECOLHEU ALIMENTOS

A delegação do concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) esteve, no passado fim-de-semana (dias 13 e 14), a fazer uma recolha de alimentos junto de uma superfície comercial da Mealhada, com a finalidade de prestar apoio às famílias mais carenciadas do concelho, nomeadamente, idosos, crianças e famílias com dificuldades financeiras.
Depois desta acção, a Delegação da CVP contará com o apoio da rede CLAS (Conselho Local de Acção Social) da Mealhada para distribuição dos géneros alimentares.
A iniciativa, durante dois dias, envolveu 15 socorristas da CVP. Joana Ramos, um dos elementos presentes, garantiu que “as pessoas aderiram bem, pelo menos no domingo, talvez devido à maior afluência de clientes, mas no geral correu bem e conseguiu-se angariar bastantes produtos alimentares”.

FÉRIAS DESPORTIVAS E CULTURAIS DE NATAL

A Câmara Municipal da Mealhada está organizar, à semelhança do que tem vindo a fazer nos anos anteriores, as Férias Desportivas e Culturais de Natal. Este ano elas decorrem de 22 de Dezembro de 2008 a 2 de Janeiro de 2009 e contam com as mais diversas actividades, desde atletismo, natação, ténis, futebol, patinagem, hidroginástica e pólo aquático, hipismo, ateliês de cinema e trabalhos manuais e visitas a museus. As inscrições encontram-se a decorrer nas Piscinas Municipais da Mealhada até ao próximo dia 19 de Dezembro.

APOIOS AO COMÉRCIO

A Associação Comercial e Industrial do Concelho da Mealhada (ACIM) viu aprovadas esta semana as candidaturas submetidas ao abrigo do MODCOM para a cidade da Mealhada e vilas do Luso e Pampilhosa, cujo valor total de incentivo ascende a cerca de 150.000 euros.
O desenvolvimento deste programa de apoio ao comércio vai ter inicio no mês de Janeiro, sendo objectivo da ACIM que os comerciantes “participem e se envolvam nesta acção no sentido de em conjunto podermos construir respostas ao necessário apoio a prestar ao comércio tradicional de proximidade, que no caso do nosso concelho tem grande importância social e económica”, diz nota daquela associação empresarial.

TEATRO DE NATAL EM SANTA CRISTINA

Santa Cristina vai ser palco para um Teatro de Natal - representação do presépio, que se vai realizar no dia 21 de Dezembro, pelas 16h30, no Grupo Cénico. Depois do teatro será feito um bazar, com as oferendas dadas ao menino, cuja receita reverterá para esta mesma associação.

CONCURSO DISTINGUIU MELHORES VINHAS

As vinhas das Colinas de S. Lourenço e António Costa receberam na passada quarta-feira o 1º prémio do concurso «As Melhores Vinhas da Bairrada 2008», numa altura em que responsáveis do sector falam da consolidação da vinha da Bairrada como fileira estratégica mantendo os indicadores comerciais do ano passado, apesar da actual crise económica.

FESTAS DE NATAL

Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Antes
Escuteiros - Casal Comba

MEALHADA

A Câmara Municipal da Mealhada vai proceder à entrega dos subsídios às associações culturais, recreativas e juvenis do concelho da Mealhada, no decorrer de uma cerimónia, marcada para quinta-feira, 18 de Dezembro, às 17h, no salão nobre da Câmara Municipal da Mealhada.
Já a entrega dos subsídios às associações desportivas está marcada para terça-feira, dia 23 de Dezembro, às 15h20, também no salão nobre da Câmara Municipal da Mealhada.

ANADIA

A Câmara Municipal de Anadia aproveitou o quarto aniversário da elevação à categoria de cidade, no passado dia 9, para agraciar com os galardões municipais algumas associações e empresas locais, tendo em conta “o trabalho, o empenho, a dedicação e o contributo prestado ao município e ao país”, como destacou na cerimónia o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 17/12/2008


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

JB PIRES ASSINALOU 14º. ANIVERSÁRIO

A J.B. Pires Construções, Lda., uma das maiores empresas de construção, com sede na Mealhada, assinalou no sábado o seu 14º. aniversário.
Refira-se que a actividade da empresa tem-se centrado no sector privado, executando edifícios habitacionais, pavilhões industriais e remodelações na indústria para empresas e outras entidades particulares, na construção de obras públicas e na construção para venda própria.
Entre as obras mais emblemáticas construídas pela empresa, destaque para a recuperação do Grande Hotel do Luso, a construção do espaço de restauração da área de serviço poente da autoestrada nº. 1 – Mealhada, uma obra concluída em 100 dias, bem como as duas da Nazaré e Rio Maior, as obras do INEM, em Coimbra e a nova fábrica da Água de Luso na Vacariça.
O quadro de pessoal da empresa, constituído por pessoas com grande capacidade técnica e experiência no sector, tem vindo a alargar-se, contando actualmente com cerca de 75 pessoas, às quais se juntam alguns trabalhadores por conta própria em regime de quase exclusividade e outros.
A empresa é detentora do Certificado de Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2000, pela actividade de “Construção Civil de Obras Públicas e Privadas de Edifícios".
A JB Pires detém ainda 50% do capital do Matadouro de Leitões do Centro, localizado em Febres, que começou a funcionar esta terça-feira, e que representa um investimento de cerca de três milhões e meio de euros, empregando já 14 pessoas.
A qualidade tem sido, segundo João Pires, gerente da empresa “a grande aposta da JB Pires”. Refira-se que o empresário está ainda ligado ao Forno da Mealhada, a funcionar há um ano, como complemento do matadouro e à Eccelare, empresa de promoção imobiliária, que neste momento possui duas urbanizações na Pampilhosa, no total com 300 fogos e espaços comerciais. João Pires está ainda ligado ao Risco Calculado – Arquitectura e Engenharia, Lda.
A JB Pires registou um crescimento de 71% entre 2006 e 2007, prevendo-se que em 2008 o crescimento seja da ordem dos 25%.

ORÇAMENTO PARA 2009

17.734 milhões de euros é o valor do orçamento da Câmara Municipal da Mealhada para 2009, o que representa um aumento de cerca de quase três milhões e meio de euros em relação ao orçamento para 2008.
É para o Centro Educativo da Pampilhosa que é canalizada a maior verba do orçamento (1.605.000 euros), seguindo-se os viveiros florestais com 670 mil euros.

IMIGRANTES BRASILEIROS NA MEALHADA

Os brasileiros são a maior comunidade de imigrantes a viver na Mealhada. Não existe registo com o número total de residentes no concelho, mas dos 75 atendimentos realizados, este ano, até ao mês de Outubro, no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) da Mealhada, 21 foram a cidadãos de nacionalidade brasileira. Um número que se distancia, em muito, da comunidade africana e de países de leste que também têm alguma expressão no concelho. Na forja está a criação na Mealhada de uma associação da comunidade brasileira, criada pelos próprios imigrantes.

"AS MELHORES VINHAS DA BAIRRADA 2008"

As Caves Messias, da Mealhada, ganharam uma medalha de bronze no concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada”, cuja Medalha de Ouro foi ganha este ano por António Gilberto Martins Costa.
Os premiados:
1º Prémio / Medalha de Ouro: António Gilberto Martins Costa
Parcela: Inteiriços
Casta : Baga

1º Prémio / Medalha de Ouro: Soc. Agrícola Colinas de São Lourenço, Lda.
Parcela: Touriga Nacional da Quinta
Casta : Touriga Nacional

2º Prémio / Medalha de Prata: Aveleda – Soc. Agríc. e Com. da Quinta da Aveleda, S.A.
Parcela: Quinta da Aguieira - Vinha do Custódio
Casta: Touriga Nacional

3º Prémio / Medalha de bronze: Caves do Solar de São Domingos, S.A.
Parcela: Casal da Silveira
Casta: Baga / Touriga Nacional

3º Prémio / Medalha de Bronze: Lino de Almeida Seabra
Parcela: Pardigueiro
Casta: Baga

3º Prémio / Medalha de Bronze: Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, S.A.
Parcela: Quinta do Valdoeiro – Syrah N11
Casta: Syrah


URBANIZAÇÃO DO CHOUPAL

No loteamento da Urbanização do Choupal existem “quatro edifícios para habitação que ficaram sem acesso de viaturas às suas entradas principais”, já que a zona está a ser “preparada para jardim”. Indignado, um dos moradores, no lote 6 da urbanização, João Carvalho pediu esclarecimentos à autarquia, pois considera que a situação leva a “graves falhas de segurança”. Do gabinete de divisão de gestão urbanística da câmara chegou a resposta que o espaço foi cedido ao município para espaço verde e que a única solução será colocar “grelhas de enrelvamento” que facilite o acesso numa emergência médica. Ao Mealhada Moderna, o vereador Carlos Calhoa diz compreender os moradores, mas lembra que a autarquia não tem legitimidade para tratar do assunto, uma vez que ainda não tem o licenciamento da obra.

SANDRO ALVES DOUTOROU-SE

Sandro Alves doutorou-se em Tecnologias da Ciência e da Saúde, especialidade em Biotecnologia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, com nota máxima, tendo sido aprovado por unanimidade, com louvor e distinção. A defesa da tese decorreu na sexta-feira passada, na Sala dos Capelos. Foram muitos os familiares e amigos da Mealhada que fizeram questão de apoiar Sandro Alves, testemunhando assim uma brilhante defesa.
À noite, o jovem mealhadense, detentor de um invejável currículo, com destaque para a investigação relacionada com a doença de Machado Joseph, da qual resultaram importantes descobertas, juntou familiares e amigos num jantar de confraternização.
Sandro Alves foi entretanto convidado a trabalhar no hospital francês La Pitié Salpêtrière.

ENTREVISTA A OSVALDO AMADO

O sonho sempre foi ser piloto de aviões, mas dado o reduzido orçamento familiar - nove irmãos – Osvaldo Amado não pode voar tão alto. Seguiu, por isso, a área agrícola. Se no início os vinhos surgiram como uma segunda opção profissional, hoje, passados 23 anos, são também prazer. Osvaldo Amado adora e empenha-se no que faz e, actualmente é uma referência na Enologia Bairradina e Nacional.
O MM esteve “à mesa” com o enólogo. Na entrevista, Osvaldo Amado revela que está a favor da junção da Bairrada com as Beiras, numa só Entidade Certificadora do Centro, e que considera que a região poderia dar menos ênfase à produção de castas tintas, já que, o que a Bairrada faz, com muita qualidade e regularidade, são vinhos brancos. Mas se esteve “muito à vontade” para falar de assuntos ligados à vitivinicultura, preferiu nem responder às questões polémicas da região. Com a “subtileza” e boa-disposição que o caracterizam, Osvaldo Amado diz que o seu Carnaval é todos os dias e que, aquele que se faz nas ruas nem aprecia muito.
A conversa foi, no mínimo “elegante e delicada”, tal como as produções vinícolas que estão sob a responsabilidade do enólogo.

ESCOLA REAL IMPERATRIZ

A Real Imperatriz quer saber se pode ou não avançar com os preparativos para o Carnaval de 2009 e, numa missiva dirigida a Fernando Saldanha, pede esclarecimentos sobre o alegado afastamento da escola no evento.
A Real Imperatriz elegeu, no sábado, uma comissão administrativa, responsável por gerir a escola até ao final do Carnaval de 2009. Esta comissão enviou entretanto uma carta ao presidente da ACB a dar conta que irá dar continuidade ao trabalho que vinha a ser feito pela anterior direcção da escola, nomeadamente a preparação do Carnaval de 2009, respeitando o tema “já apresentado à A.C.B. antes do verão passado”.
A recém eleita comissão pede ainda ao presidente da ACB alguns esclarecimentos sobre o Carnaval de 2009, sublinhando que a escola “sempre se predispôs a fazer, independentemente da Câmara Municipal da Mealhada patrocinar ou não a A.C.B. com um subsídio”.
“Gostaríamos que nos informasse se já podemos prosseguir com os preparativos para o Carnaval de 2009, visto que, como é público, a A.C.B. mandou suspender os trabalhos de preparação para o mesmo, enquanto não fosse resolvido o diferendo relativamente ao subsídio, com a Câmara Municipal da Mealhada”, refere a comissão na sua missiva a Fernando Saldanha.

CONFRARIA DOS ENÓFILOS

O Vinho da região bairradina esteve na “mesa de honra” do XXX Grande Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada. O evento decorreu no sábado à noite, no Palace Hotel do Bussaco. Para além, de uma ementa vínica “altamente gustativa”, no XXX Grande Capítulo foram investidos dez novos confrades efectivos, dos quais, o mealhadense, José Manuel Duarte da Rocha, do restaurante “O Rocha”, seis confrades de mérito e um confrade honorário.

CASOS DE POLÍCIA

Assaltante apanhado em flagrante delito
Um homem, entre os 25, 30 anos foi apanhado, na sexta-feira, em flagrante delito a furtar uma residência, em Mogofores. O indivíduo, natural de Anadia, assaltou uma primeira casa. Segundo fontes policiais, quando avançava para consumar o segundo furto, já depois de arrombar a porta, foi surpreendido pelos elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Anadia.
Detido às 12h o indivíduo foi posteriormente presente ao Tribunal da Mealhada. O homem é reincidente e aguarda, em liberdade, a decisão do Tribunal.

Carro incendiado à porta de casa
Um carro foi incendiado, no domingo, na Rua dos Olivais, em Anadia. Segundo fonte policial, a viatura estava estacionada à porta de casa do proprietário, que só se apercebeu do sucedido já o veículo estava muito consumido pelas chamas.
O caso foi entregue à Polícia Judiciária que está a investigar o caso.

PAMPILHOSA - ESCUTEIROS

O Grupo de Pioneiros 34, do Agrupamento de Escuteiros 1067, da Pampilhosa, vai realizar uma feira denominada II GOTA DE ÁGUA. Esta feira constatará de uma mostra de artesanato e feira do livro. Terá a participação de artesãos da vila da Pampilhosa e da região. A Feira do Livro estará a cargo da Juventude Operária Católica, do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças e da Liga Operária Católica.
A II GOTA DE ÁGUA decorrerá nos dias 6 e 7 de Dezembro – sábado e domingo – das 10 horas às 21 horas, na sede dos Escuteiros – no antigo quartel dos Bombeiros.
Durante o evento haverá um bar aberto, com bebidas e alguns petiscos, nomeadamente caldo verde, chouriço, cachorros…
O Grupo de Pioneiros pretende com este evento, “criar uma relação mais sólida com a comunidade, realizando actividades culturais onde todos são chamados a participar. O nome GOTA DE ÁGUA, advém da mística da Secção… será gota de água, porque acreditamos que todas as gotas juntas, formarão um grande rio, que desaguará num mar imenso, de projectos, de ideias, de valores…”. Os fundos angariados revertem para apoio à ida aos Açores em voluntariado ambiental.

NOVOS ALCOÓLICOS TÊM ENTRE 20 E 30 ANOS

Nos últimos dez anos tem aumentado o número de jovens entre os 20 e 30 anos de idade com problemas graves de alcoolismo. A iniciação ao álcool acontece ainda na adolescência, com o consumo de bebidas altamente graduadas. O novo perfil de alcoólico dependente foi traçado durante o segundo dia de trabalhos do IV Congresso Nacional da Psiquiatria, que decorreu no Luso até 28 de Novembro. Também o tabagismo constitui um problema de dependência, com incidência forte na puberdade, onde tudo começa. O consumo da nicotina nesta fase pode ser um forte indicador de futura psico-patologia.

SANTA CRISTINA

O Grupo Cénico de santa Cristina promove, nos dias 7 e 8 de Dezembro, uma exposição/feira de artesanato e pintura. A abertura está marcada para as 15h do dia 7.

MEALHADA DECRETA LUTA À OBESIDADE

O Município da Mealhada é um dos cinco concelhos portugueses que vão ser pioneiros no desenvolvimento do Projecto Obesidade Zero, promovido pela Universidade Atlântico e pela Plataforma Contra a Obesidade e financiado pelo Ministério da Saúde. O projecto, que foi apresentado na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, procura desenvolver nas famílias com crianças obesas ou com problemas de peso um programa de cozinha saudável para toda a família e um programa de aconselhamento alimentar

VIDA EMPRESARIAL

Seis empresários da Mealhada participaram numa missão empresarial em Cabo-Verde, durante a semana passada. Tratou-se de uma iniciativa organizada pela Conselho Empresarial do Centro (CEC), da qual a Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM) faz parte. O objectivo principal da missão foi criar novas oportunidades de negócio para todos os envolvidos da missão. Todos avaliam positivamente a iniciativa e pensam apostar no mercado caboverdiano.

BAIRRADA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Hoje, quarta-feira, 3 de Dezembro, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada levará a efeito mais uma acção de divulgação dos produtos e iguarias Bairradinos, na Assembleia da República, em Lisboa.
Perseguindo o intento de promover e divulgar o que a Bairrada tem de melhor, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada marcará presença na Assembleia da República, na companhia de Sua Majestade, o Rei da Bairrada e do não menos majestoso néctar Bairradino para divulgar, junto dos deputados parlamentares, estes dois produtos regionais e tradicionais.

COLHEITAS DE SANGUE NA MEALHADA

O Centro Regional de Sangue de Coimbra vai levar a cabo duas colheitas de sangue na Mealhada. A primeira está marcada para esta quinta-feira, dia 4 de Dezembro, na Escola Profissional, entre as 9 e as 12h30. A outra está agendada para 13 de Dezembro (sábado), nos Bombeiros Voluntários da Mealhada, entre as 9 e as 13 horas.
Para fazer a sua doação voluntária de sangue basta dirigir-se a um dos dois locais e apresentar-se com o pequeno almoço tomado e o BI ou outro elemento identificativo.

BOMBEIROS DA PAMPILHOSA

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa vai eleger os novos corpos gerentes para o triénio 2009-2011 no próximo dia 13 de Dezembro. A votação decorrerá entre as 20 e as 21h30.
As listas concorrentes deverão ser entregues na sede da associação até as 17h do dia 2 de Dezembro, devendo ser subscritas por um mínimo de 25 sócios e conter a identificação completa dos candidatos e a indicação do órgão e do cargo para que são propostos.

EXPOSIÇÃO EM ANTES

A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Antes vai promover uma exposição dos trabalhos das crianças e idosos da instituição, entre 4 e 10 de Dezembro. Pode ser visitada entre as 9h30 e as 18 horas.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 03/12/2008