quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

RUI MARQUIRO ENTRA NA CORRIDA À CÂMARA



Defendendo a renovação de ideias, práticas e dos quadros mais antigos do PS, Rui Marqueiro diz que também está na corrida à Câmara Municipal, caso Carlos Cabral avance.

HERCULANO NETO VAI ATÉ AO FIM

O vereador do PSD na Câmara da Mealhada, Herculano Neto, disse ao Mealhada Moderna que depois de ter ponderado “abandonar tudo, inclusive o cargo de vereador”, vai cumprir o mandato até ao fim. “Foi para isso que me elegeram”, destacou.
Herculano Neto, que entregou um pedido de suspensão de mandato na última reunião de Câmara, viu os seus intentos chumbados por todo o executivo pelo facto do mesmo ter sido feito com base de uma hipotética ausência do país, o que diz não corresponder à verdade. O vereador disse mesmo que depois de ter verificado aquelas razões apontadas no requerimento falou com o líder da concelhia, César Carvalheira, com quem diz ter elaborado um novo documento para apresentar ao colégio de vereadores, mas que não chegou a tempo de ser inserido na votação.
Dizendo-se apologista de uma rotatividade do partido na vereação, o vereador disse que “agora que está tudo emperrado, não apresentarei mais nada, vou até ao fim do mandato com as minhas funções”.

CALHOA A TEMPO INTEIRO NA CÂMARA

O vereador José Calhoa passou a ocupar funcões a tempo inteiro na Câmara Municipal da Mealhada, como o nosso jornal revelou na última edição. A decisão foi dada a conhecer em reunião de Câmara por Carlos Cabral aos restantes membros do executivo. Um assunto que não suscitou qualquer discussão, apesar da polémica que está a levantar entre os membros da Assembleia Municipal, que não gostaram das razões invocadas por Carlos Cabral no despacho.
Na última reunião de executivo foi ainda aprovada, por unanimidade, a proposta de Breda Marques, com vista à recuperação de casas degradadas no concelho.

GALA DO DESPORTO

O Cine-Teatro Municipal Messias encheu para assistir à terceira edição da Gala do Desporto do Concelho da Mealhada, na noite de segunda-feira. Uma noite dedicada aos desportistas do concelho e a todos aqueles que, de alguma forma, já deram o seu contributo para o desenvolvimento do desporto no município. O espectáculo foi apresentado por Tânia Ribas e contou com a animação de André Sardet, Drama & Dance e do grupo de fitness Dance Fusion.

Os vencedores

Associação Desportiva do Ano
Grupo Desportivo da Mealhada

Equipa do Ano
Equipa Sénior do F. C. Pampilhosa

Dirigente do Ano
Gonçalo Louzada (HCM)

Atleta do Ano
Neuza Pebre (HCM)

Treinador do Ano
Vasco Vaz (HCM)

Revelação do Ano
Janine Oliveira (Dance Fusion)

Alto Prestígio
João Saraiva

Mérito Desportivo
Dina Tavares (HCM), Ângela Gameiro (HCM), Ana Júlia Lopes (HCM), Neuza Pebre (HCM), Filipe Vaz (HCM), Pedro Coelho (HCM), Francisco Louzada (HCM), Equipa Sénior Máscula HCM, Equipa Júnior Masculina HCM, Tiago Ferraz (Gulpilhares), Tiago Sousa (Oliveirense), André Loureiro (Hóquei em patins), Equipa Sénior Masculina Futebol Clube da Pampilhosa, Luís Toscano (Enduro), Jorge Martins (karaté Shukokai (Pampigym), Ricardo Freitas dos Santos (Hipismo), Ana Martins (Grupo Desportivo da Mealhada – Futebol), Leonardo Santos (associação Desportiva Pescadores da Pampilhosa), Sónia Campos (BTT).

Personalidade Desportiva do Ano
Cristiano Ronaldo

Prémio Incentivo

Cruz Vermelha – Delegação da Mealhada

Prémio Carreira
Herculano de Oliveira (ciclismo)
Joaquim Pires Branco (atletismo)

CASOS DE POLÍCIA

Interceptados por furto de automóvel
A GNR da Mealhada, após perseguição, deteve um homem de 35 anos e identificou outros dois (de 25 e 16 anos) na passada terça-feira, perto da Lendiosa (Mealhada) por condução ilegal e por furto de veículo, disse fonte policial.
.
Polícia incendiou carro de colega
A Polícia Judiciária de Aveiro deteve um agente da PSP de Coimbra por suspeitar que este terá incendiado o carro de um colega de trabalho, na Pampilhosa, por alegada vingança motivada por motivos passionais.Segundo fonte policial, o crime ocorreu na madrugada de 4 de Janeiro, tendo o carro ficado destruído por completo, causando estragos também na casa da vítima.
.
Perseguição policial em Ançã apanhou casal fugitivo
Um casal de jovens tentou fugir às autoridades na passada quarta-feira, em Ança, conduzindo um carro roubado e sob o efeito de drogas, tendo a GNR encetado uma perseguição “perigosa” que acabou com a detenção dos fugitivos, disse fonte policial.
.
Acidente mortal na Variante da Moita
Um acidente na Variante da Moita, no passado sábado, às 11h00, fez uma vítima mortal, disse fonte policial. Segundo o relato das autoridades, um homem de 79 anos, de Avelãs de Caminho, terá ignorado um sinal de STOP ao entrar na Variante da Moita, vindo a ser colhido por um veículo ligeiro de passageiros. Do choque resultou a morte do condutor do ciclomotor que não resistiu aos ferimentos apesar dos esforços dos socorristas no local.

MOÇAMBIQUE QUER EXEMPLO DA MEALHADA

O Ministro da Educação de Moçambique, Aires Ali, esteve na Mealhada e falou de ensino técnico-profissional como "uma grande prioridade" das autoridades moçambicanas. Para essa aposta, diz contar com o “exemplo da Escola Profissional da Mealhada” para estimular pais, alunos e professores. O governante retribui, na passada terça-feira, a recente visita feita a Maputo por responsáveis da Vasconcellos Lebre, em Setembro passado, ao abrigo deste processo de cooperação para a formação profissional

PRESIDENTES DE JUNTA TRATAM VINHAS DE BACO

Já lá vão dois anos consecutivos que os membros das Juntas de freguesia do concelho da Mealhada procedem aos trabalhos de poda e empa das vinhas da Rotunda do Baco, na entrada Sul da cidade.
Este ritual, feito desde a inauguração daquele espaço, tem servido de mote ao encontro e convívio dos autarcas locais, que aproveitam o momento para cuidar das vinhas do imponente Deus do Vinho, com a respectiva poda e fixação das videiras às guias (empas).
O vereador das Obras Municipais, Parques e Jardins da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, voltou a ser o capataz nesta árdua empreitada que juntou perto de uma dúzia de trabalhadores, recompensados no final com um lauto banquete lá prós lados de Casal Comba, em recinto fechado, pois a chuva de Domingo passado não deu tréguas e não deixou que se fizesse uma churrascada de fêveras ao ar livre.

MAIS CANDIDATURAS AO MODCOM

Estão abertas até ao próximo dia 11 de Março novas candidaturas ao MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio. Esta 4ª Fase de candidaturas contempla o apoio de 50% a fundo perdido, tendo aumentado para 25 mil euros o limite máximo para realização de obras de remodelação das lojas.

ESCOLÍADAS

A Escola Secundária da Mealhada está de regresso às Escolíadas. A participação da escola mealhadense que venceu o concurso há dois anos, está confirmada, naquela que será a 20ª edição deste concurso que decorre de 24 de Abril a 22 de Maio, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada.

CRUZ VERMELHA AVANÇA COM SERVIÇO SOCIAL

A delegação da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa acaba de dar um passo importante nos serviços de apoio social com a contratação de uma assistente social para os seus serviços.
A nova funcionária da Cruz vermelha, Carla Mesquita, está ao serviço da instituição desde o passado dia 16, prestando apoio psico-social, acolhimento e encaminhamento a famílias carenciadas, desenvolvendo trabalho também ao abrigo do banco Alimentar e vestuário.
Em termos de apoio social, e segundo aquela profissional, para além destas tarefas inerentes ao serviço, “há outras que estão na calha para pôr em prática logo que seja possível”.
Carla Mesquita admite que “há muito para fazer” no concelho, nesta área, enaltecendo a “grande aposta” que a Cruz Vermelha está a fazer no apoio social aos mais carenciados.

REIS MAGOS NÃO ATRAIRAM POPULAÇÃO

O Cortejo dos Reis Magos e de Oferendas da Mealhada, no passado sábado, ficou marcado pela fraca adesão, lamenta a organização, enaltecendo, no entanto, a união das colectividades locais que estiveram juntas no evento, que rendeu 385 euros em dinheiro, para além de várias dádivas, ainda não quantificadas, em géneros alimentícios.

CONCURSO DE MONTRAS

Foram revelados, no sábado, dia 24 de Janeiro, os nove vencedores da terceira edição do concurso de montras (três por cada uma das localidades participantes, Mealhada, Luso e Pampilhosa), que contou com a participação de 43 estabelecimentos comerciais

Vencedores:

Mealhada
1º. Lugar – BrunÓptica
2º. Lugar – A Boutique “O Trapo”
3º. Lugar – Somaq – Guilherme Rolo, Lda

Luso
1º. Lugar – Florista Florális
2º. Lugar – Paulo de Carvalho, Lda. - Sede
3º. Lugar – Casa Marquel

Pampilhosa
1º. Lugar – Óptica e Ourivesaria Dias
2º. Lugar – Casa Marbel
3º. Lugar – Francisco dos Santos Marques

ELEIÇÕES NA FILARMÓNICA LYRA BARCOUCENSE

António Jorge Simões foi reeleito, no passado sábado, presidente da direcção da Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto, de Barcouço. A nova equipa eleita para um ano de mandato conta com a entrada de quatro novos elementos.

CENTRO CULTURAL DE ADÕES

A actual direcção do Centro Cultural e Recreativo de Adões (Barcouço), liderada por José Rama, vai continuar em funções até que se encontrem novos sucessores, isto depois de nada ter sido avançado na Assembleia-Geral do passado Domingo.
A actual direcção, que contava com o aparecimento de uma solução, que poderia passar pela constituição de uma nova lista, para os órgãos da agremiação, nada vislumbrou naquela sessão, tendo ficado indigitada pela Assembleia-Geral para procurar um novo desfecho para a situação, criando uma lista com actuais e novos membros para fazer face ás necessidades da colectividade.

BIBLIOTECA DA MEALHADA

A Biblioteca Municipal da Mealhada está a participar, pelo segundo ano consecutivo, na iniciativa nacional “Estafeta de Contos”, que tem como objectivo garantir sessões de contos em todas as instituições que se inscrevam, bem como promover a prática da narração.
Ao abrigo deste projecto, a Biblioteca da Mealhada recebeu, na passada terça-feira, uma delegação da sua congénere da Figueira da Foz, que teve como missão narrar um conto às crianças do Jardim-de-Infância de Sant’Ana.
No dia seguinte, dia 21, foi a vez daquela instituição mealhadense visitar a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, levando algumas histórias e passando o testemunho do projecto “Estafeta de Contos”.

BAIRRADA SOLIDÁRIA

A Associação Bairrada Solidária está a lançar o desafio a todas as escolas da Bairrada para a recolha de tampas de plástico e rolhas de cortiça, dando como prémio a possibilidade da turma vencedor participar na construção do «Leitoon», o carro que vai representar a Bairrada na Red Bull Soap Box Race.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 28/01/2009


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

IMPORSAN FECHA PORTAS NA ZI DE VIADORES

Os 32 funcionários da Imporsan acabam de ter a confirmação do fecho definitivo da empresa, que já estava sem laborar desde Dezembro passado, depois do período de férias de Natal que concedeu aos seus trabalhadores.
A Imporsan junta-se à Louçania - Cerâmica de Louça Doméstica, Lda., que estava sedeada naquela zona industrial e que não reabriu depois das férias de Verão, deixando mais de 20 funcionários no desemprego.

CALHOA A TEMPO INTEIRO NA CÂMARA

José Calhoa, até agora vereador a meio tempo na Câmara Municipal da Mealhada, vai passar a assumir funções a tempo inteiro. A decisão de Carlos Cabral, que vai ser votada esta quinta-feira, em reunião de executivo, está já a causar celeuma nos meandros políticos locais. É que o despacho de Cabral, a que o Mealhada Moderna teve acesso, além de justificar a medida com a transferência de competências na área da educação e o esforço acrescido por parte da vereação, refere ainda o facto da Assembleia Municipal ter chumbado o mapa de pessoal proposto pela maioria socialista na Câmara.
Refira-se que José Calhoa manterá as funções que até agora vinha desempenhando na divisão de gestão urbanística, passando a acumular com a acção social e serviços administrativos de saneamento básico, pelouro que até agora estava nas mãos de Filomena Pinheiro, garantindo assim – segundo refere o despacho – maior disponibilidade da vice-presidente para a área da educação.
A decisão ainda nem sequer foi a reunião de Câmara, mas a polémica em torno do assunto está instalada no meio político local, que não deixa de estabelecer uma ligação entre esta “promoção” de Calhoa e a sua saída da empresa onde até há bem pouco tempo trabalhava, enquanto exercia funções a meio tempo na Câmara.
.
PSD acusa Cabral de atitude revanchista

O PSD acusa Carlos Cabral de atitude “revanchista” e “estranha” a oportunidade deste despacho a 10 meses das autárquicas. Mas as criticas dos social-democratas não se ficam por aqui, o partido lembra a questão das incompatibilidades levantada recentemente.

BREDA MARQUES PROPÕE À CÂMARA APOIO PARA RECUPERAR IMÓVEIS

O vereador eleito pelo PSD, Gonçalo Breda Marques vai propor, em reunião de Câmara, esta quinta-feira, a criação de um Regulamento Municipal para permitir que famílias carenciadas do concelho possam fazer obras, que ajudem na reabilitação urbana e na “dignificação das condições de vida dos munícipes deste concelho”.

CANDIDATURA DO PS À CÂMARA DA MEALHADA

Na sequência de notícias vindas a público a semana passada, a concelhia do PS “desmente a existência de qualquer decisão quanto à escolha do candidato do PS à Câmara da Mealhada, nas próximas eleições autárquicas”, frisando que “o candidato à Câmara será, como sempre foi, o camarada que, apresentando-se a escrutínio, mereça o apoio maioritário dos militantes socialistas representados na Comissão Política Concelhia da Mealhada”.

RENDIMENTO ANUAL DE CARLOS CABRAL PERTO DOS 90 MIL EUROS

Na declaração entregue em 2005 no Tribunal Constitucional, Carlos Cabral apresentou rendimentos de trabalho dependente no valor de 54 631 euros e pensões no montante de 34 436 euros. Isto é, um rendimento anual total de 89 067 euros. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, de segunda-feira, que refere que “como património imobiliário, o autarca socialista declarou duas casas de habitação e três terrenos na freguesia de Pampilhosa”. Em relação a viaturas, o autarca possui, segundo aquele jornal, dois automóveis: um Rover 400 e um Seat Ibiza 1.9. Carlos Cabral declarou ainda, segundo o Correio da Manhã, 770 acções da EDP, cada uma no valor de um euros. Além de certificados de aforro série B, no valor total de 15 524 euros.

INTERCIDADES MATA LISBOETA

Um homem de 26 anos, natural e residente em Lisboa, foi colhido mortalmente por um comboio de alta velocidade (Intercidades) a cerca de um quilómetro a Norte da estação da Mealhada, na manhã do passado sábado, disse fonte policial.

GALA DO DESPORTO

Já são conhecidos os nomeados da terceira Gala do Desporto da Mealhada, que vai ter lugar já na próxima segunda-feira, dia 26, no Cine-Teatro Messias, com apresentação de Tânia Ribas e animação de André Sardet.
Como divulgámos oportunamente, Cristiano Ronaldo é a “personalidade desportiva do ano”, mas o evento inclui nove categorias, pretendendo-se ainda eleger a Associação Desportiva do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Revelação do Ano, Alto Prestígio, Mérito Desportivo e Prémio Incentivo.

Lista dos nomeados

Associação Desportiva do Ano: Grupo Desportivo de Mealhada, Futebol Clube de Pampilhosa, Hóquei Clube de Mealhada
Equipa do Ano: FC Pampilhosa - equipa sénior, Hóquei Clube de Mealhada - equipa júnior masculina, Grupo Desportivo Mealhada - equipa sénior feminina
Dirigente do Ano: Gonçalo Louzada - HCM, Carlos Duarte - FCP, Rafael Mannarino - GDM
Treinador do Ano: Vasco Vaz - HCM, Rui Lopes - HCM, Valério Ferreira - GDM
Atleta do Ano: Neuza Pebre – HCM, Tiago Ferraz – Gulpilhares, Ana Rita Jesus – GDM
Revelação do Ano: Jorge Martins – Pampigym, Janine Oliveira – Dance Fusion, David Breda - HCM
.
Gala com o “melhor do Mundo”

O “melhor jogador de futebol do Mundo” segundo a FIFA, o português Cristiano Ronaldo, está convidado a marcar presença na terceira edição da Gala do Desporto do Município da Mealhada, para receber receber o prémio “Personalidade Desportiva do Ano. A presença do “melhor do Mundo” na Gala do Desporto da Mealhada ainda não está, contudo, confirmada, mas brevemente a autarquia vai poder informar se Cristiano Ronaldo irá comparecer ou fará representar-se por alguém da família.

CASOS DE POLÍCIA

GNR apreendeu 44 840 maços de tabaco

A GNR, através de uma fiscalização conjunta do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra e da Unidade de Trânsito, apreendeu, na passada semana, 44 840 maços de tabaco sem estampilha fiscal. O condutor do veículo, em que seguiam os 896 800 cigarros, foi detido na área de Serviço da Mealhada da A1 por suspeita da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo do tabaco e foi constituído arguido, após ter sido ouvido no Tribunal de Cantanhede. Segundo fonte da GNR, o tabaco apreendido tem o valor estimado de cerca de 150 000 euros, sendo o valor da evasão fiscal não inferior a 140 000 euros.
.
Preso por 70 crimes na Bairrada

Um homem de 29 anos, suspeito pela autoria de mais de 70 crimes de furto por toda a região bairradina, vai ficar em prisão preventiva a aguardar julgamento, segundo determinou o juiz do Tribunal de Anadia, na passada quinta-feira. Indiciado em cerca de 70 processos criminais, o suspeito, residente em Anadia, ficará preso a aguardar julgamento, depois do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) ter procedido à sua detenção, no Bairro do Ingote, em Coimbra, procurado pelas autoridades há várias semanas, disse fonte policial. Em 2008 – segundo a mesma fonte – o suspeito foi detido 12 vezes pela GNR de Anadia e de Águeda, tendo sido detido, em flagrante, a 28 de Novembro passado, no interior de uma residência na posse de objectos de ouro.
.
Detido ao tentar passar nota falsa

A GNR de Oliveira do Bairro deteve, no dia 18, pelas 22h30, um indivíduo por tentativa de passagem de nota falsa. A detenção ocorreu num posto de combustível localizado na Estrada Nacional 235, em Oiã. O indivíduo abasteceu o carro e tentou efectuar o pagamento de 10 euros de combustível com uma nota de 50 euros falsa. Foram-lhe apreendidas três notas falsas do mesmo valor. Foi contactada a Polícia Judiciária que tomou conta da ocorrência.

CARNAVAL 2009

Max Fercondini é Rei do Carnaval da Mealhada

Max Fercondini, que interpreta o papel de Conrado na novela Ciranda de Pedra (SIC), é o rei do Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada, acaba de anunciar a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB). Fercondini, com 23 anos, loiro, alto e olhos azuis, fruto do leque dos meninos bem parecidos da novela “Malhação” promete entusiasmar o público, especialmente o feminino, no sambódromo mealhadense

Real Imperatriz elege Rainha da Bateria

A Real Imperatriz vai eleger a Rainha da Bateria para este ano, no próximo dia 24 de Janeiro, na sede do pavilhão gimnodesportivo de Casal Comba. O evento terá início às 19h00, com um churrasco, seguindo-se o “RubruKaraoke” às 22h00, a eleição da rainha, a partir das 23h00, terminando com karaoke pela noite dentro.

Sócios da Mangueira “aquecem” Giga Café

A Escola de Samba Sócios da Mangueira vai apresentar o tema que levará aos desfiles de Carnaval deste ano, dia 7 de Fevereiro, no Giga Café, a partir das 24h00. “O Aquecimento Global – Um Alerta para a Vida” vai aquecer a noite, que contará também com a presença de Samba Lêlê.

REABILITAÇÃO DO RAMAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Perante notícias que vão dando conta de algumas preocupações de autarcas e de passageiros sobre o futuro da ligação ferroviária entre a Pampilhosa e a Figueira da Foz, a Refer voltou a garantir que não abandonará a linha e anunciou os investimentos concretos que vai fazer naquela, sem que falasse de datas para concluir as obras.

REIS VOLTAM DIA 1 DE FEVEREIRO À PAMPILHOSA

A chuva que se fez sentir no passado Domingo não permitiu que desfilasse o cortejo dos Reis Magos e de Oferendas na Vila de Pampilhosa, remetendo para o dia 1 de Fevereiro, às 14h00, a iniciativa destinada a recolher fundos para as associações locais.
Mesmo estando tudo pronto para o desfile, as condições de tempo agravaram-se, levando a comissão organizadora a adiar o evento para nova data.
O ciclo do cortejo prossegue no próximo sábado, na Mealhada, às 14h00, numa organização conjunta do Grupo Coral Magister, Oficina de Teatro do Cértima, Associação de Aposentados da Bairrada, Associação Bairrada Solidária e Escola Profissional Vasconcelos Lebre, contando com o apoio das Juntas de Freguesia de Ventosa do Bairro, Casal Comba, Pampilhosa e Mealhada, bem como da Câmara da Mealhada.

COMPRA DA QUINTA DO ALBERTO SATISFAZ LUSENSES

O recente anúncio da Câmara da Mealhada sobre a aquisição da Quinta do Alberto, no Luso, deixou satisfeitos os habitantes do Luso, em especial o presidente da Junta de freguesia, Homero Serra, que, ao longo de muitos anos, “sonhava” com aquele objectivo. Agora, com a propriedade comprada, o autarca diz que “há que pensar rápido no que se vai fazer”.

CURSO DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES

O Curso de Português para imigrantes, promovido Câmara Municipal e desenvolvido pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) desde Novembro passado, está a ter um enorme sucesso no concelho, segundo informações da autarquia, o que levou a Escola Secundária da Mealhada a propor à DREC a abertura de mais uma turma. O desafio foi aceite e as aulas dessa nova turma, composta por 20 alunos, começaram na passada quarta-feira, dia 14, na Escola Secundária da Mealhada.

MEALHADA DISPONIBILIZA SERVIÇO "CASA PRONTA"

O serviço facilita todas as operações relativas à compra e venda de casa, que passam a ser efectuadas no balcão “Casa Pronta” da Conservatória do Registo Predial da Mealhada. O processo passa a ser mais simples, mais rápido, mais barato e mais seguro.

HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO BARRO

A Câmara da Mealhada e a Junta da Pampilhosa acabam de materializar a homenagem aos trabalhadores do barro daquela freguesia, em especial do lugar do Canedo, com a inauguração de um monumento numa rotunda local.

GREVE DE PROFESSORES A 100% NA MEALHADA

Os professores das escolas do concelho da Mealhada aderiram, de forma quase unânime, à greve da passada segunda-feira. Dados do Sindicato de Professores da Zona Centro e dos conselhos executivos deram conta de adesões de 100 por cento em quase todas as escolas. Esta paralisação dos professores foi a forma de luta encontrada para demonstrar desagrado contra o actual modelo de avaliação de desempenho e o Estatuto da Carreira Docente.

FILARMÓNICA PAMPILHOSENSE RUMO À BÉLGICA

A Filarmónica Pampilhosense prepara-se para rumar à Bélgica. Uma comitiva belga, constituída por sete pessoas, incluindo o director artístico e o presidente da banda, tem já viagem marcada para a Pampilhosa no próximo mês de Fevereiro, com a finalidade de preparar a viagem da Filarmónica Pampilhosense, que inclui também preparação de repertório a ser executado pelas duas bandas.

VENCEDORES DO CONCURSO DE MONTRAS REVELADOS NO SÁBADO

Os vencedores do Concurso de Montras, promovido pela Associação Comercial e Industrial do Concelho da Mealhada (ACIM), serão revelados no próximo sábado, dia 24, no decorrer de uma cerimónia, marcada para as 15 horas, na Escola Profissional da Mealhada. Na oportunidade, serão entregues os prémios aos vencedores do concurso que contou, este ano, com 43 participantes, da Mealhada (22), do Luso (09) e da Pampilhosa (12).
Todos os participantes receberão um diploma e serão atribuídos prémios monetários às três montras mais votadas da Mealhada, do Luso e da Pampilhosa, o que significa que serão atribuídos nove prémios no total.

CONCERTO DE REIS ENCHEU MESSIAS

Um total de 400 alunos da Escola EB 2,3 da Mealhada, auxiliados por 10 professores, prepararam e levaram a efeito um concerto de Reis especial, adaptando à data festiva as tendências musicais relevantes às suas faixas etárias. O resultado foi um dia de muita arte que encheu o Cine-Teatro Messias em duas sessões.

ASSOCIAÇÃO DA BAIRRADA NO LUXEMBURGO

A Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo (ACBL) comemora o seu 12º. aniversário, no próximo dia 31 de Janeiro, pelas 20 horas, no Centro Paroquial de Strassen, no Luxemburgo. Além das várias personalidades residentes no Luxemburgo, a festa conta com a presença do Grupo de Fados de Coimbra “Tertúlia Bairradina” para animar o evento.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MEALHADA

A direcção e o comando dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, em nota enviada aos jornais, comunica à população que no dia 1 de Janeiro de 2009, no período compreendido entre as 07h00 e as 09hH00, houve uma falha de energia no quartel.
Esta situação originou, segundo a nota dos bombeiros, uma falha nas comunicações, tendo sido impossível qualquer contacto com o quartel através do nº de telefone 231202122.
“Às pessoas que eventualmente tenham tentado contacto com a central do quartel nesta data e entre as horas acima indicadas, apresentamos o nosso pedido de desculpa pelo incómodo que eventualmente possamos ter causado”, refere ainda a nota, que acrescenta que estão a ser envidados todos os esforços no sentido de resolver a situação, para evitar situações idênticas no futuro.