quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DA MEALHADA. ABENÇOADO PELO SOL E CRITICADO PELO POVO

A qualidade dos carros alegóricos e um sol radioso contrastaram com as queixas dos espectadores e de responsáveis das escolas de samba quanto à organização do desfile de domingo do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. As novidades impressas no percurso não surtiram efeito e chegaram a causar confusão na parte final do desfile, o que não agradou as escolas nem, muito menos, os espectadores.

FUNDAÇÃO LUSO

A Fundação Luso, criada pela Sociedade das Águas do Luso SA (SAL), iniciou a actividade na semana passada, com a apresentação, naquela estância termal, dos pressupostos da mesma entidade, destinada a preservar e valorizar aquele recurso, bem como o desenvolvimento sustentável da região, como dizem os promotores.

O administrador delegado da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas e SAL, Alberto da Ponte, esteve no Luso, apresentou a fundação e confessou compreender as ânsias e perguntas da comunidade local em relação aos projectos apresentados pela empresa tendentes ao desenvolvimento daquela vila termal. O responsável acha a atitude das forças locais como “estimulante” e compromete-se a dar ao Luso todas as respostas “dentro do plano estabelecido”.

No dia em que foi lançada a Fundação Luso, a Câmara da Mealhada conheceu oficialmente o Plano de Revitalização das Termas, a concluir até fins de Outubro. O presidente da Câmara lembra que estão assegurados os postos de trabalho. Por seu turno, Alberto da Ponte assegura que os prazos para este investimento serão cumpridos.

EXTENSÃO DE SAÚDE DO LUSO ABRE A 16 DE MARÇO

A nova Extensão de Saúde do Luso vai abrir portas no próximo dia 16 de Março, disse ao Mealhada Moderna o director do Centro de Saúde da Mealhada, Manuel Nunes. Prevista para funcionar em Abril de 2007, a obra conheceu alguns atrasos, e só agora estará em condições para prestar o apoio na saúde da população do Luso.

JOSÉ PIRES REELEITO NA HRCENTRO

José Pires, administrador da Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, acaba de ser reeleito presidente da Associação dos Industriais de Hotelaria e Restauração do Centro. A votação, que abrangeu um universo de 150 associados, reencaminhou o empresário mealhadense para um novo mandato de três anos.
José Pires, em declarações ao Mealhada Moderna, avança que este novo mandato da associação será pautado pela criação de vários delegados me diversas localidades da Região Centro para que “possam divulgar a associação e informarem os associados sobre legislação e outros assuntos de interesse”.
“Apesar da criação do site da HRCentro e do desenvolvimento das tecnologias de informação, entendemos que as relações humanas são determinantes neste sector”, justificou o dirigente, perspectivando que “vêm aí tempos difíceis, não só para a restauração e hotelaria” mas “o nosso combate será pela qualidade”. “Temos que ser criativos e organizar eventos para mostrar a nossa qualidade, esse é o desafio”, concluiu José Pires.

CASOS DE POLÍCIA

Burlões tentam “atacar” idosos

Dois homens, fazendo-se passar por funcionários da Segurança Social, abordaram uma idosa em Covões, Can­ta­nhe­de, pedindo que lhes entre­gas­se todas as notas que tinha em casa ale­gan­do que iam sair de cir­cu­la­ção, disse fonte policial.Segundo a mesma fonte, os alegados burlões acabaram por se pôr em fuga quando chegou um filho da víti­ma.Entretanto, as auto­ri­da­des já tinham sido informadas da presença de uma via­tu­ra “estranha” jun­to da residência daquela idosa.A GNR acredita que estes suspeitos serão os mesmos que em Mon­te­mor-o-Velho, rou­ba­ram cinco mil euros a uma mulher de 80 anos. Também na semana passada, na região, precisamente em Gran­ja do Ulmei­ro, dois indi­ví­duos terão abordado um homem de 90 anos para inspeccionar o número das notas que tinha em casa, tendo sido assaltado pelos mesmos, ficando sem 200 euros.

Detido com álcool duas vezes em três dias

Um condutor de 60 anos de idade foi detido duas vezes com excesso de álcool no prazo de três dias, disse fonte policial. A primeira detenção – assegurou a mesma fonte – ocorreu na passada quinta-feira, por voltas da 17h00, em Ventosa do Bairro (Mealhada), quando conduzia um veiculo ligeiro, com uma taxa de 2,00 g/l. Na madrugada de domingo, à 1h30, o sexagenário voltou a ser detido pelas autoridades, desta vez com uma taxa de 3,08 g/l, sem que conhecesse ainda a decisão judicial do primeiro crime.

Detido duas vezes por desobediência

Situação semelhante aconteceu também no concelho de Oliveira do Bairro, não por questões de álcool mas sim por desobediência por condução de veículo apreendido, garantiu a GNR.
Segundo as autoridades, um homem de 35 anos foi detido às 18h00 do passado dia 16, na Palhaça por conduzir um veículo apreendido por anterior infracção, tendo visto a sua detenção repetida dois dias depois, dia 18, pela GNR de Bustos. O prevaricador em causa foi notificado duas vezes para comparecer no tribunal, não aparecendo em nenhuma delas, segundo a mesma fonte.

Infracção dá peixe à Santa Casa de Oliveira do Bairro

A Equipa de Protecção Florestal do Destacamento de Anadia deteve no passado Domingo, às 10h00, na Pateira de Fermentelos (Águeda), um homem de 38 anos, que se encontrava a pescar com meios proibidos por lei. As autoridades apreenderam no local três redes com 50 metros cada uma, bem como duas dezenas de peixes, entretanto entregues para consumo à Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro. O pescador foi já presente a tribunal e terá que pagar uma multa destinada aos cofres de uma instituição de solidariedade.

PROGRAMAS DE APOIO ÀS EMPRESAS PROMOVIDO PELA ACIB

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) promoveu, no passado dia 18, uma sessão de esclarecimentos sobre sistemas de incentivos às empresas, que decorreu na sede da associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde.
Na sessão estiveram presentes cerca de 40 empresários tanto do comércio como da indústria e dos serviços.
O presidente da ACIB, Miguel Roque, abriu a sessão com a apresentação dos resultados dos inquéritos de análise da situação empresarial face ao actual cenário de crise, enviados em Novembro do ano passado e a 12 de Fevereiro, aos associados.
Estes inquéritos visaram aferir a situação empresarial actual dos associados bem como as suas opiniões sobre quais acções poderá a ACIB encetar.
De seguida, Francisco Pegado do IAPMEI apresentou três sistemas de incentivos para as empresas: MODCOM, PME Investe e FINICIA.
Recorde-se que a quarta fase de candidaturas ao MODCOM está aberta até dia 11 de Março. Este sistema de apoio visa a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio. O PME Investe, por seu lado, já vai na terceira linha de crédito. Já o FINICIA é um produto de crédito, com um processo de decisão muito curto (20 dias úteis) por parte dos parceiros do Fundo, destinado ao apoio a projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas no concelho de Oliveira do Bairro.
No final da sessão, foram entregues os prémios dos concursos de Montras de Natal dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro.

CARNAVAL DOS MAIS PEQUENOS NA MEALHADA

Creche, Jardim-de-Infância e ATL do Jardim Infantil de Sant’ana e da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada desfilaram esta segunda-feira pelo centro da cidade mostrando o tema: "Os Mares: Portugal à Descoberta do Mundo". Esta temática da história de Portugal tem por objectivo “desenvolver o conhecimento e respeito pelos valores do património natural, edificado, histórico e cultural do país, desenvolvendo sempre o espírito crítico, cívico e social das crianças”, disseram os promotores, que se concentraram no Jardim Municipal, continuando depois o desfile pelas artérias da cidade.

CARNAVAL NO LUSO

O tema do desfile de Carnaval da Casa da Criança de Luso versou o tema do Projecto Pedagógico, " Um Livro um colorido na nossa infância". Deste modo, as crianças disfarçaram-se tendo em conta as histórias dos 101 Dálmatas (berçário), Três Porquinhos (sala dos 2 anos) e Ali Babá e os 40 ladrões e Alice no País das Maravilhas (Jardim de Infância). Alguns pais disfarçaram-se e acompanharam os filhos no desfile, que foi realizado em conjunto com o Jardim-de-Infância oficial e a Escola do 1º ciclo.

CARNAVAL DAS ASSOCIAÇÕES DE SOLIDARIEDADE

O Carnaval começou cedo para as Instituições de Solidariedade (IPSS´s) e Misericórdias do distrito de Aveiro, que na passa quarta-feira juntaram-se para o baile de Carnaval Inter-Institucional, que decorreu na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada. Foram cerca de 400 utentes, oriundos da APPACDM de Anadia, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social de Aguim, Avelãs de Cima, Paredes do Bairro, Poutena, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Centro Paroquial de Esgueira, Centro Social de Mogofores, Vlila Nova de Monsarros, Paraíso Social de Aguada de Cima, Santa Casa da Mealhada, Anadia, Sangalhos, Aveiro, Lar de Antes e Clube de Ancas.

CARNAVAL DAS CRIANÇAS NOS 3 PINHEIROS

Destinado para um público mais jovem, realizou-se na passada quinta-feira o Carnaval das Crianças na discoteca Quinta dos Três Pinheiros. Estiveram presentes cerca de 250 crianças do Agrupamento de Escolas de Mealhada, mais concretamente a Escola 1ºCEB de Antes e Ventosa do Bairro; Jardins-de-infância de Antes, Ventosa do Bairro, Casal Comba, Vimieira, Silvã, Mealhada, Vacariça, Lameira de S. Pedro e Luso. Durante a manhã estas crianças dançaram e brincaram sem parar, num espaço previamente preparado para ser a discoteca das crianças no dia de Carnaval.

CARNAVAL EM CASAL COMBA

Na passada sexta-feira, dia 20, as ruas de Casal Comba ficaram coloridas com o Carnaval conjunto da APPACDM de Anadia - Centro Santo Amaro (Casal Comba), o Centro Social de Casal Comba, as Escolas Primárias e Jardins de Infância da Vimieira e Casal Comba. Depois do desfile pela aldeia houve um pequeno baile e um lanche convívio no salão dos escuteiros locais.

CARNAVAL NO CANEDO

As professoras da EB1, das Actividades Extra Curriculares e do Jardim de Infância de Canedo, com a colaboração dos pais e o envolvimento das crianças, desenvolveram um trabalho mostrado à população neste Carnaval, que culminou num desfile das crianças pelas ruas da aldeia.
A iniciativa, muito participada e que envolveu toda a comunidade, tomou com rigor o tema proposto pela Câmara da Mealhada, ao preparar fatos e máscaras de palhaço só com materiais reciclados. O resultado não podia ser melhor.

MÁSCARAS E PALHAÇOS RECICLÁVEIS EM EXPOSIÇÃO NA MEALHADA

Máscaras e palhaços de todas as cores e feitios, construídos com materiais recicláveis, encontram-se em exposição na Biblioteca Municipal da Mealhada e na Rotunda do Cine-Teatro Municipal Messias até ao próximo dia 1 de Março. As máscaras e os palhaços recicláveis foram construídos pelos alunos dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho que aderiram à segunda Actividade de Educação Ambiental, denominada “Brincadeiras de Carnaval”.
A segunda Actividade de Educação Ambiental teve por tema, à semelhança do ano passado, o Carnaval. O desafio era construir máscaras e palhaços – estes com mais de metro e meio de altura – apenas com materiais recicláveis, para ficarem em exposição durante o mês do Carnaval.

CARNAVAL DOS APOSENTADOS DA BAIRRADA

A Festa de Carnaval da Associação dos Aposentados da Bairrada (AAB) reuniu 87 associados, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, que, em convívio participaram no programa rigorosamente preparado para o efeito, com baile e animação carnavalesca com a chegada do rei e da rainha do Carnaval e da sua corte, cerimónias protocolares e discurso real.

PRÉMIO LITERÁRIO CARLOS OLIVEIRA ESTÁ A DECORRER

No próximo dia 15 de Abril, termina o prazo de entrega de obras concorrentes à segunda edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira, iniciativa que tem como objectivo estimular a criação literária numa homenagem a uma das grandes referências literárias portuguesas da segunda metade do século XX.
Instituído pelo Município de Cantanhede e pela Fundação Carlos de Oliveira, o prémio é constituído por uma verba pecuniária de 5.000 euros, integralmente suportada pela autarquia cantanhedense, que assegurará também a edição da obra vencedora e os custos inerentes ao processo.

DIA MUNDIAL DO TEATRO NO CINE-TEATRO MESSIAS

“Viveiro de Loucos” é uma comédia interactiva que pode ser vista no Cine-Teatro Messias, no próximo dia 27 de Março, às 21h30. O Messias vai transformar-se num autêntico “bar” onde público e personagens se confundem no convívio.
É neste bar com frequentadores tão exóticos, que a loucura começa...
Esta será a oportunidade de ver de forma hilariante personagens que retratam a sociedade portuguesa de forma caricata e cómica.
A peça tem direcção / encenação de José Lobato, contando no elenco com Marta Gil, Daniel Cardoso, Francisco Rebelo de Andrade, Luis Lourenço, Norberto Paulo, Raquel Lourenço, Regina Calheiros e Rosete Caixinha. A direcção musical é de Dino, a direcção técnica é de Hugo Franco e a direcção de cena é de Cláudia Pais, com a direcção de produção de Andrea Lavareda, a produção executiva de Cláudia Pais e o design gráfico de Flávia de Carvalho.

BOMBEIROS DA PAMPILHOSA REALIZAM SIMULACRO

Como forma de assinalar o Dia Nacional da Protecção Civil, os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa vão levar a efeito no próximo dia 1 de Março, pelas 15h00, no largo do Garoto, um simulacro de acidente de viação e outro de salvamento em altura.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

LEITÃO RESISTE À CRISE

O ex-libris gastronómico da Bairrada, o famoso leitão assado, começa a dar indicadores de crise, como qualquer outra actividade económica local. Se por um lado há quem vá mantendo os indicadores positivos de negócio, por outro há quem fale de dificuldades, uma crise que já não é de agora mas que já vem de há três anos a esta parte. Mas a maior dificuldade parece ser a desunião em toda a fileira do leitão, curiosamente, quando há várias associações em torno deste ícone bairradino.

CASAL COMBA A CONTA GOTAS

A zona alta da Freguesia de Casal Comba está com uma pressão de água insuficiente para activar os esquentadores. Tomar banho ao início do dia ou ao fim da tarde está a tornar-se um pesadelo para os moradores da Rua de Cima, na Vimieira, bem como os da Rua do Coiço ou do Alto do Outeiro.

PLENÁRIO “CONFIRMA” CARVALHEIRA PERANTE SILÊNCIO DOS OPOSITORES

O PSD Mealhada reuniu em plenário e ratificou a decisão da concelhia de indicar César Carvalheira como candidato à Câmara Municipal nas próximas autárquicas. Confirma-se assim a informação avançada pelo Mealhada Moderna em primeira-mão há semanas atrás.

CANDIDATURA DE MARQUEIRO À CÂMARA GANHA NOVO “FÔLEGO”

A eleição para os delegados ao congresso nacional do PS contou na Mealhada com duas listas, uma encabeçada por Rui Marqueiro e outra por Carlos Cabral, que saiu derrotada, com 34 votos, contra os 132 alcançados pela lista de Marqueiro.

EMPRESA DE LISBOA DISPONÍVEL PARA VENDER LEITÃO NO CARNAVAL DA MEALHADA

Em vésperas de Carnaval, e na azáfama em torno da organização, a ACB foi contactada, telefonicamente, por uma empresa sediada em Lisboa disponível para vender Leitão à Bairrada no decorrer do evento.
Tal contacto, confirmado pelo presidente da ACB, e ao qual assistiu o jornalista do Mealhada Moderna, deixou Fernando Saldanha surpreso, questionando, por duas vezes, de onde era a empresa em causa. Espantado com o desafio, o dirigente registou a proposta da empresa, tendo mais tarde informado a mesma que não era possível estarem no evento, que já tinha assadores locais inscritos, argumentou o presidente da ACB.
Fernando Saldanha disse ao Mealhada Moderna que “era uma vergonha ter uma empresa de Lisboa a vender Leitão na Mealhada, numa festa da Bairrada”. “Achei estranho o contacto, não fui mal-educado, e só mais tarde analisei o assunto e informei a empresa que não estávamos interessados, pois isto em nada tem a ver com a lógica comercial do evento”, concluiu o dirigente.

SALÁRIOS EM ATRASO NO GRANDE HOTEL DA CURIA

A administração do Grande Hotel da Curia garante que pagará até ao fim desta semana todos os pagamentos em atraso aos seus 25 funcionários. A promessa é de Fernando Malveira, da administração daquela unidade hoteleira, em resposta a uma denúncia do Bloco de Esquerda, que apontava atrasos no pagamento dos salários desde Setembro, para além do subsídio de Natal e ajudas de custo.

REAL IMPERATRIZ DESFILA EM VILA NOVA DE POIARES

A Escola de Samba Real Imperatriz, afastada da edição deste ano do Carnaval da Bairrada, vai desfilar em Vila Nova de Poiares, nos corsos de 22 e 24, disse ao Mealhada Moderna Armando Oliveira da Comissão Administrativa que gere a escola mealhadense.
“Estamos satisfeitos com os contactos que recebemos”, disse aquele responsável, afirmando que “Vila Nova de Poiares deu-nos as melhores condições para que desfilássemos lá”, concluiu
.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA E CAPA REVISTA CARNAVAL - 18/02/2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MEALHADA LIDERA CONSÓRCIO PARA ESTIMULAR TURISMO E ECONOMIA

O município da Mealhada e a Sociedade da Água do Luso SA são os promotores de uma candidatura de um consórcio de instituições da Região da Bairrada e regiões envolventes ao PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos. A candidatura reúne os municípios da Mealhada, Cantanhede e Anadia e visa promover a melhoria da competitividade territorial através da valorização de um ou mais recursos endógenos característicos desse território, como a água, o vinho e a gastronomia.

JOVENS CRISTÃO DO LUSO ESTÃO ONLINE

Já está online a página na Internet da Associação Jovens Cristãos de Luso (AJCL), podendo ser vista no endereço http://www.ajcl.org.pt/. Neste processo de crescimento, o sítio “está carente de alguma informação sobre a sua própria vida, mas com o contributo de todos será possível disponibilizar ao Mundo o ser no dia-a-dia da nossa associação”, apontam os responsáveis.
Na esperança que seja “mais um elo de ligação entre todos”, a nova página, bem estruturada em termos de apresentação de conteúdos, assenta no lema «Servir, Formar e Construir».
Percorrendo o sítio da AJC podemos ficar a conhecer as últimas notícias da associação, actividades e fotos, bem como as informações relativas ao ATL, num novo espaço online aberto e interactivo aos seus associados, em particular, e à população, em geral.

HOSPITAL DA MEALHADA COM LICENÇA DOIS DEPOIS

O Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, a funcionar desde 2006, so agora é que tem licença camarária para funcionar, segundo decisão tomada na última reunião de Câmara, dado que só agora, segundo a autarquia, estão reunidas todas as condições para deferir a licença, depois dos responsáveis do hospital terem apresentado algumas alterações ao projecto inicial.
Do lado da Misericórdia a situação estava controlada pelo facto da instituição ter as autorizações necessárias para funcionar por parte do Ministério da Saúde.

ACESSO AO CRÉDITO BANCÁRIO GERA QUEIXAS

Associação Empresarial de Águeda (AEA), em carta enviada ao Ministro da Economia e da Inovação, acusa “as práticas dos bancos privados que estão a criar imensas dificuldades às empresas da região”, em relação ao acesso ao crédito bancário.

CARNAVAL DAS CRIANÇAS NOS 3 PINHEIROS

A Quinta dos Três Pinheiros volta a receber, na sua discoteca, algumas crianças do Agrupamento de Escolas de Mealhada, para comemorar o dia de Carnaval. As escolas e jardins participantes são a Escola do 1º Ciclo de Antes e Ventosa do Bairro; Jardins-de-Infância de Antes, Ventosa do Bairro, Casal Comba, Vimieira, Silvã, Mealhada, Vacariça, Lameira de S. Pedro e Luso.
Esta festa está marcada para quinta-feira, dia 19, durante a manhã e, contará com a presença de mais de 250 crianças. “É com enorme satisfação que os Três Pinheiros acolhem anualmente e apoiam este evento, que visa contribuir para a cidadania e bem-estar destas crianças, proporcionando momentos de alegria e pura diversão”, diz nota da empresa.

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO BAIXO MONDEGO

Os cinco elementos da Assembleia Municipal da Mealhada eleitos para representar o município na recém-criada Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), participaram, na passada segunda-feira, em Montemor-o-Velho, na segunda sessão da Assembleia Intermunicipal, para análise e discussão conjunta das contribuições anuais dos municípios associados, Contrato de Delegação de Competências com Subvenção Global e Opções do Plano e Orçamento para 2009. São representantes do município da Mealhada nesta assembleia, do PS, Arminda Martins, António Ribeiro e Júlio Penetra, e do PSD António Miguel Ferreira e Luís Brandão.

CAMPEONATO DE CICLISMO PARA DEFICIENTES

A Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência (ANDI) e a Associação Portuguesa de pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACD) de Anadia vão realizar, no próximo dia 14 de Março, o Campeonato Nacional de Ciclismo para pessoas com deficiência – Prémio Vanessa Fernandes.
Esta prova, a decorrer na zona desportiva de Anadia, contará com a participação dos ciclistas da APPACDM, bem como atletas ligados a outras instituições congéneres, como a ACAPO, CERCI’s e Associação de Deficientes das Forças Armadas.

IPSS'S E MISERICÓRDIAS DO DISTRITO FAZEM FESTA NA MEALHADA

Esta quarta-feira, dia 18, a Quinta dos Três Pinheiros vai receber pelas 14h00 o tradicional baile de Carnaval Inter-Institucional, destinado a Instituições de Solidariedade (IPSS´s) e Misericórdias do distrito de Aveiro. Baile este que conta com a participação de mais de 400 utentes e, com alguns convidados, como é o caso do Director da Segurança Social de Aveiro, Celestino de Almeida e os presidentes das Câmaras de Anadia e da Mealhada. As instituições que vão participar são a APPACDM de Anadia, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social de Aguim, Avelãs de Cima, Paredes do Bairro, Poutena, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Centro Paroquial de Esgueira, Centro Social de Mogofores, Vila Nova de Monsarros, Paraíso Social de Aguada de Baixo, Santa Casa da Mealhada, Anadia, Sangalhos, Aveiro e Clube de Ancas. A abertura deste baile na Discoteca principal dos Três Pinheiros, será feita pela Escola de Samba Juventude de Paquetá, seguindo-se a eleição do Rei e Rainha do Baile, numa tarde em que se prevê muita animação.

CARNAVAL DOS COMERCIANTES

A Associação Comercial e Industrial do Concelho da Mealhada (ACIM) vai levar a efeito, na próxima sexta-feira, dia 20, na Vila da Pampilhosa, as animações referentes ao Carnaval para o comércio local.
Para este dia, a ACIM promete que a Pampilhosa vai viver uma nova animação com todas as tropelias e euforia tão características do Carnaval.
Assim, a par do atelier de pintura facial, onde os mais novos, e não só, poderão encarnar diversas personagens do seu imaginário, desfilarão pelas principais artérias comerciais animadores circenses, distribuindo brindes, e incentivando os transeuntes à compra no comércio local.

NÚCLEO SPORTINGUISTA DA MEALHADA

O Núcleo Sportinguista da Mealhada está a organizar uma excursão ao Estádio de Alvalade, no próximo dia 25 de Fevereiro, para assistir à partida entre o Sporting Clube de Portugal e o Bayern de Munique.
A saída está marcada para as 13h00 horas, e quem participar tem bilhete garantido para assistir aos jogo de futebol.
Para marcação de bilhetes e/ou informações contactar os números 231 202 963 (a partir das 21 horas), 961 644 431 e 919 887 781.

FESTA DE CARNAVAL DOS APOSENTADOS

A Festa de Carnaval da Associação dos Aposentados da Bairrada (AAB) está marcada para esta quinta-feira, dia 19, a partir das 14h30, na Quinta dos Três Pinheiros, incluindo um baile, animação carnavalesca e lanche convívio.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DIA DE S. VALENTIM

Faça-se assinante do MM e ganhe um jantar para dois

Porque há dias especiais que merecem ser comemorados em grande, o Mealhada Moderna oferece um jantar para duas pessoas, nos Três Pinheiros, no Dia de S. Valentim, no valor de 45 euros. Para concorrer basta fazer-se assinante do nosso jornal, até às 12h30 de sexta-feira, entrando assim no sorteio que iremos realizar.
Todas as pessoas que se fizerem assinantes serão convidadas a acompanhar a realização do sorteio.
Mais informações ou esclarecimentos ligue 23 1201 585 ou 961 321 754.

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 11/02/2009


RUI MARQUEIRO FOI NOMEADO PRESIDENTE DO CEFA

Rui Marqueiro foi nomeado pelo secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, para presidir ao Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA). A indicação de Marqueiro (que ocupava as funções de vice-presidente daquele instituto público desde 2002) pelo governo surge na sequência do pedido de demissão do anterior presidente João Paulo Lima Barbosa de Melo.

CAVACO SILVA CORTOU FITA DO CINE-TEATRO DE ANADIA

A chuva não demoveu a população que se juntou às portas do novo Cine-Teatro Municipal de Anadia para receber o Presidente da República, na noite da passada sexta-feira. Cavaco Silva recebeu a chave da cidade e a música da terra inauguraram o novo espaço cultural do concelho.

CÂMARA DA MEALHADA PROMOVE 1º ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO

A Câmara Municipal da Mealhada vai levar a cabo, no próximo dia 14 de Março, no Cine-Teatro Municipal Messias, o “1º Encontro com a Educação”. Uma iniciativa promovida pela autarquia, que pretende ser um momento de reflexão, de análise e de debate sobre a educação. Um fórum de ideias que é para repetir e que ambiciona tornar-se num evento de referência a nível nacional.

ENCONTRO DAS IPSS'S DO DISTRITO DE AVEIRO

O Baile de Carnaval Inter-institucional do Distrito de Aveiro, a realizar no Complexo Turístico Três Pinheiros, na Mealhada, no próximo dia 18,vai juntar perto de 400 bailarinos das instituições de Solidariedade (IPSS) e Misericórdias do distrito de Aveiro.

EXPOSIÇÃO NA PAMPILHOSA

A Oficina de Ideias, com o apoio da Junta de Freguesia da Pampilhosa, organiza mais uma mostra expositiva em que alia a arte e a ciência. Pretende com a iniciativa dar início a uma série de eventos comemorativos do ano do célebre naturalista britânico Charles Darwin (200 anos do seu nascimento, 150 da publicação da sua elementar obra 'A origem das Espécies'), responsável por explicar e fundamentar o conceito de evolução.
Para tal a Oficina de Ideias convidou Carlos Dias, um conceituado artista português com uma obra bela e única, centrada nas Trilobites.
Esta exposição estará patente na Biblioteca da Vila da Pampilhosa (de 14 de Fevereiro a 13 de Março), sendo uma instalação mista que reúne o rico património fóssil (oriundo de Valongo e Canelas/Arouca) do autor, com as suas mais recentes criações artísticas.
A organização seleccionou este tema e abordagem, “não só para mostrar que a Ciência também se pode transmutar em Arte, mas também porque as trilobites fazem parte do rico património fossílifero do concelho da Mealhada — uma vez que foram encontrados fósseis de trilobites na Serra do Buçaco”.
A inauguração está anunciada para o próximo dia 14, pelas 15 horas (as visitas em horário escolar podem ser agendadas, contactando o número 231 949 824).
A associação apela a quem tenha fósseis destes animais em sua casa, que contacte a Oficina de Ideias (Fernando Correia, 964 087 631) e dê a conhecer esse património natural único (para futuro registo fotográfico e classificação).

NOVA FASE DE CANDIDATURAS AO MODCOM

A Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, lançou a 4ª fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio – MODCOM, com uma dotação de 25 milhões de euros, a mais alta de sempre.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MISS E MISTER BAIRRADA

Este ano, para além da eleição da Miss Bairrada, haverá também eleição do Mister Bairrada, que se realizará nos mesmos moldes, ou seja, haverá concursos concelhios para apurar os cinco representantes de cada concelho, que participarão mais tarde em duas grandes finais, em dias diferentes, durante o mês de Setembro em Oliveira do Bairro.
Já têm data marcada os concurso de Oliveira do Bairro (21 de Março no Centro Cultural Prof. Élio Martins), Anadia (Abril no Cine-Teatro), Cantanhede (4 de Julho no Marialva Park Hotel) e Águeda (1 de Agosto na Piscinas Municipais).
As datas para a realização dos concursos da Mealhada, Vagos e Aveiro estão ainda por definir.
As inscrições para os concursos Miss e Mister Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos, já se encontram abertas.
Para mais informações contactar 234 747 771 (Estúdio Marques), 917 471 383 (Soledade Marques) ou 916 254 183 (José Brinco).

FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DA MEALHADA

A XI Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho vai decorrer de 6 a 14 de Junho no Jardim Municipal da Mealhada. Este certame, que reúne comerciantes, artesãos e as habituais “tasquinhas” de gastronomia regional no mesmo espaço, é desenvolvido pela Câmara Municipal da Mealhada e visa promover o artesanato e a gastronomia como actividades económicas, culturais e sociais locais. As inscrições para artesãos e comerciantes já se encontram a decorrer.
Os artesãos e comerciantes interessados em participar no certame podem efectuar a sua inscrição, ou recolher mais informações, no site da autarquia,
http://www-cm-mealhada.pt.

ACIM ANIMA COMÉRCIO DO LUSO E PAMPILHOSA

Com vista a dinamizar o comércio local, a Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM) vai promover várias acções no dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, no Luso e na Pampilhosa.
Nesse dia, o “Cupido” vai passear-se pelas artérias comerciais dessas localidades, distribuindo chupas-chupas em forma de coração, incentivando os transeuntes a fazerem compras no comércio tradicional.
Estas acções inserem-se no âmbito do MODCOM.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PROLIFERAÇÃO DE BLOGS NA MEALHADA

A comunidade “bloguista” da Mealhada tem crescido a olhos vistos. Uns tímidos espécimes e outros tantos posts, há meia dúzia de anos, cedo viraram doutrina. Do luso vieram algumas referências pioneiras, entre outras, o «Luso-grama-o-fone» ou «Amo-te Luso». Estes, e outros entretanto criados, ajudaram a despoletar a apetência dos cibernautas mealhadenses para uma autêntica irmandade virtual. Será que estamos a assistir a uma evolução ecológica e racional da arte de grafitar letras e imagens ou estamos a aguçar o nosso engenho de cidadãos enquanto parte integrante da globalização? Deixamos aqui o convite para um «Mealhada Café», sabendo se a nossa «Conta-Corrente» pode evitar um «Chá Com Porradas» ou andar às voltas em torno da «Milha de Calígula». Eis a blogosfera mealhadense nos seus melhores e piores momentos.

MEALHADA COM MAIS CRIMES ASSOCIADOS À CONDUÇÃO

No balanço feito ao ano de 2008, o destacamento Territorial de Anadia, registou, no concelho da Mealhada, um aumento significativo dos chamados crimes contra a vida em sociedade, destacando-se a condução sob efeito de álcool, com um aumento de 230 por cento, e a falta de carta de condução (110%).

ALUNO DE CASAL COMBA GANHA CONCURSO EUROPEU DE TRADUÇÃO

Luís Filipe Machado Costa, de 17 anos, de Casal Comba (Mealhada), estudante no Colégio de Famalicão, Anadia, é o vencedor português do concurso «Juvenes Translatores», promovido pela Comissão Europeia e baseado na tradução de um texto, que deu ao jovem mealhadense o título de melhor português naquela matéria.

PSD ADIA O PLENÁRIO

Apontado inicialmente para o dia 24 de Janeiro, o plenário do PSD que estava para realizar-se no passado fim-de-semana, foi adiado para o próximo dia 13 de Fevereiro.
“Por questões alheias à nossa vontade, a convocatória do plenário de militantes que devia ter sido publicada no jornal do partido “Povo Livre” não foi recepcionada na sede nacional do PSD, o que inviabilizou a sua publicação. Acresce que, por lapso de impressão, a convocatória que foi enviada também era susceptível de fazer incorrer em erro os militantes”, pode ler-se num comunicado emitido pela mesa da assembleia de militantes, explicando, assim, as razões que estiveram na origem do adiamento. “Por essa razão, pedimos as nossas desculpas, mas somos obrigados a adiar o plenário aprazado para hoje para evitar quaisquer mal entendidos ou entendimentos distorcidos”, acrescenta o comunicado.
O encontro dos social-democratas da Mealhada está marcado para as 21 horas, nos bombeiros da Mealhada.

EXPOSIÇÃO NA EB 2,3 DA PAMPILHOSA

Está patente na Escola EB 2.3 de Pampilhosa, até ao próximo dia 6 de Fevereiro, a Exposição «Fauna e Flora da Floresta Litoral», com fotografias de João Petronilho.
Esta iniciativa, do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa, pretende ”estimular a compreensão e interesse pela fauna e flora junto dos jovens, e contribuir deste modo para a sua divulgação e preservação tanto para a geração actual como para as futuras”.
As fotografias utilizadas na exposição, da autoria de João Petronilho, foram realizadas na área do perímetro florestal das dunas de Mira, área classificada na Rede Natura 2000 (Dunas de Mira, Gândaras e Gafanhas).
O fotógrafo é natural de Mira, onde nasceu em 1964. Guarda Florestal da Direcção Geral das Florestas entre 1987-2005, actualmente faz parte de uma Equipa de Protecção Florestal, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, da Guarda Nacional Republicana. Naturalista e fotógrafo da natureza, dedica grande parte do seu tempo livro à observação e estudo das aves.

MEALHADA NO CÍRCULO JUDICIAL DE COIMBRA

A comarca da Mealhada ficará integrada no Círculo Judicial de Coimbra ao abrigo da nova organização dos tribunais, publicada a passada semana em Diário da República, que vem operar um conjunto de alterações no funcionamento dos serviços judiciais na região de Aveiro.

MAIS PROTECÇÃO CIVIL NA MEALHADA E PAMPILHOSA

O concelho da Mealhada vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), para acorrer a acidentes e catástrofes. Os protocolos para a criação deste serviço foram rubricados na passada quarta-feira entre a Agência Nacional de Protecção Civil (ANPC) e 21 associações de bombeiros do distrito de Aveiro.

ASSEMBLEIA MUNICIPA REÚNE SEXTA-FEIRA

A Assembleia Municipal da Mealhada reúne, em sessão ordinária, na próxima sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 21 horas, no auditório da Escola Profissional Vasconcelos Lebre. O período antes da ordem do dia adivinha-se “quente”.

ACIM APRESENTA "PACOTE" DE SUGESTÕES À CÂMARA

A Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM) apresentou um conjunto de sugestões à Câmara Municipal “com vista a minorar e a atenuar o impacto da crise”. "Sensibilizar o executivo municipal para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes, com vista à sobrevivência das empresas e manutenção dos postos de trabalho existentes", foi o objectivo do encontro, explicou Carlos Pinheiro, presidente da direcção da associação.

CHOQUES APARATOSOS NA MEALHADA

Duas colisões aparatosas marcaram a manhã de segunda-feira na Mealhada. A primeira das quais registou-se às 8h15, no Largo de S. José, na Póvoa da Mealhada, provocando apenas danos matérias nos dois veículos ligeiros que colidiram frontalmente no acidente.
Exactamente uma hora depois, às 09h15, e não muito longe do local do primeiro acidente, na Estrada Nacional 234, no cruzamento para a Póvoa, registou-se mais uma colisão, com dois veículos ligeiros (na foto) causando igualmente danos materiais.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CAPA EDIÇÃO IMPRESSA 04/02/2009


"VERDADEIRA TRETA" NA MEALHADA

A dupla Zezé e Toni vai estar, no próximo sábado à noite, na Mealhada, para dois dedos de conversa… da treta. A comédia que ninguém quer perder vai subir ao palco do Cine-Teatro Municipal Messias no próximo dia 7.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA BIBLIOTECA

“Necessito de um livro que me envolva” é o tema de uma acção de formação que vai ter lugar, no próximo dia 14, na Biblioteca da Mealhada. A iniciativa será conduzida por Sylviane Rigolet e é destinada a professores, educadores, profissionais de biblioteca, animadores e demais mediadores de leitura.

PONTO-ELECTRÃO NA EB 2,3 DA PAMPILHOSA

Entre os dias 12 e 19 de Fevereiro estará disponível um Ponto-Electrão na Escola EB 2/3 da Pampilhosa.
Na sequência da inscrição no Projecto Escola Electrão, promovido pela Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos - REEE, a escola receberá um contentor para recolha de resíduos eléctricos e electrónicos, tais como electrodomésticos, material informático, lâmpadas, ferramentas, brinquedos e outros.
Os REEE podem ser depositados no Ponto Electrão, excepto as lâmpadas e os de grande dimensão que não possam ser introduzidos através da abertura (55cm X 55cm).
Contudo, os REEE de grande dimensão poderão ser também depositados na Escola, mas em local preparado para o efeito. As lâmpadas podem ser depositadas, desde que inteiras, em caixas próprias.
Todas as pessoas que queiram colaborar nesta iniciativa e ao mesmo tempo desfazer-se de objectos inúteis, poderão fazê-lo agora. Para facilitar a tarefa os portões serão abertos a quem fizer os transportar em viatura.

HOSPITAL DA MISERICÓRDIA TEM NOVO ACORDO

O Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) tem, desde o dia 2 de Fevereiro, acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área da imagiologia. “Agora, quando o médico de família passar uma credencial a solicitar exames, a população do concelho da Mealhada, e limítrofes, já não precisa de ir para Coimbra “perder” uma manhã, uma tarde, ou mesmo um dia inteiro, para a realização de um RX, de uma Ecografia, ou de outro qualquer exame complementar de diagnóstico na área da imagiologia”, sublinha fonte daquela unidade hospitalar. Desde o início deste mês, “o Hospital da Mealhada disponibiliza todos esses serviços num espaço só, com técnicos altamente qualificados e moderna tecnologia”, acrescenta.
Trata-se de um dos acordos mais aguardados, que dá a possibilidade aos utentes poderem realizar os seus exames complementares de diagnóstico (RX, Ecografia, Mamografia, Densitometria, TAC) na Mealhada pagando apenas a taxa moderadora igual à que é paga em qualquer hospital público do país.
Salienta-se que todos os utentes que sejam isentos de pagamento de taxas moderadoras, também o são, a partir de agora, na unidade hospitalar mealhadense na realização dos exames supracitados.
O serviço está a funcionar em horário alargado de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 22 horas. Todos os interessados poderão ligar para o 231 209 052 para fazer a sua marcação ou para mais informações.

Novo acordo à vista

Depois da imagiologia, o HMM está a aguardar a chegada de mais um acordo com o Serviço Nacional de Saúde. Brevemente a Unidade Hospitalar irá ter acordo também na área da Medicina Física e Reabilitação.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA EXPOFACIC 2009

As empresas ou pessoas singulares que pretendam participar pela primeira vez como expositores na Expofacic – Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede podem desde já, e até ao próximo dia 16 de Fevereiro, formalizar o seu pedido à Comissão Executiva.
Para isso, os interessados deverão apresentar a sua pré-inscrição nos serviços administrativos da INOVA-EM, durante o horário de expediente, através de um formulário que pode ser solicitado pelo e-mail
geral@inova-em.pt ou retirado dos sites www.inova-em.pt e http://www.cantanhedeonline.pt/ (no sítio da Expofacic), onde está também disponível para consulta o regulamento de participação.

MANIFESTO EM DEFESA DO EMPREGO

Três associações empresariais com sede da Bairrada acabam de criar e apresentar um manifesto em defesa do emprego, destacando apoio às micro, pequenas e médias empresas, contestando as medidas de combate à crise aprovadas pelo Governo. Estes responsáveis querem, com este documento, “minimizar os efeitos da crise, designadamente, o aumento drástico do desemprego e o aumento das falências”.

SEXTAS CULTURAIS PROSSEGUEM EM ÁGUEDA

Depois da abertura com casa cheia, as Sextas Culturais 2009 prosseguem com Couple Coffee, a talentosa dupla brasileira responsável pela sublime fusão entre a pop e o jazz na roupagem de ícones musicais de Portugal e do Brasil: Zeca Afonso ou a Bossa Nova nunca se viram tão extraordinariamente recriados. O segundo concerto das Sextas Culturais, com Couple Coffee & Band, será já a 13 de Fevereiro, pelas 21h30, no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda.

LUSO VAI TER NOVAS ACESSIBILIDADES

Já é conhecida a Declaração de Impacte Ambiental da futura ligação do IP3 entre Coimbra e a Mealhada, do IC2 entre Coimbra e Oliveira de Azeméis e do IC3 entre Coimbra e o IP3. Foi escolhido o trajecto proposto pela autarquia (a nascente do concelho) e satisfeita a pretensão de reformulação do Nó de Trouxemil.