terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cabral acusou PSD de “desrespeito pela vontade da população”


O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral acusou o PSD local de “desrespeito pela vontade da população” pelo facto de terem tomado posse como vereadores o terceiro e o sexto elementos da lista daquele partido
No decorrer da tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, o empossado presidente da Câmara, Carlos Cabral, apontou baterias ao PSD pelo facto de não empossar os primeiros dos nomes da lista. “É por estas atitudes que o povo tem razão quando fala mal dos políticos”, terminou o autarca, depois de frisar que “as campanhas eleitorais são fáceis”, acusando a lista concorrente de “desrespeito pela vontade da população”.Carlos Cabral, que vincou não querer “beliscar quem quer que seja”, considerou esta atitude de “muito mal para um país que se diz tudo parece mal”.Instado a comentar este primeiro discurso do novo mandato, o empossado vereador do PSD e vice-presidente da concelhia do partido, Miguel Ferreira, considerou que esta opinião de Cabral “tem valor como qualquer outra”, lembrando que “estas substituições feitas na lista têm a sua razão de ser, a partir do momento que se está a preparar o futuro”. Futuro esse que, segundo Miguel Ferreira, passa pela “renovação do partido, renovando os quadros políticos dando primazia aos mais jovens e a caras novas, que vêm desenvolvendo um trabalho diferente daquele que tem vindo a ser feito nos últimos anos”.“Não me preocupa o que disse o senhor presidente da Câmara mas sim a união e a vontade de trabalhar dos elementos eleitos do PSD para os diferentes órgãos autárquicos do concelho”, concluiu Miguel Ferreira.A Câmara e a Assembleia Municipal da Mealhada, saídas das eleições autárquicas do passado dia 11 Outubro, foram empossadas na segunda-feira, em cerimónia no salão nobre dos Paços do Concelho.Na ocasião, foi, também, eleita a mesa da Assembleia Municipal, que ficou assim constituída: José Miguel Felgueiras (presidente), António Ferreira Ribeiro e Lurdes Bastos, secretários (eleitos pelo Partido Socialista).O acto, presidido pelo presidente da assembleia municipal cessante, Rui Marqueiro, deu posse aos vários órgãos que estarão em funções até 2013, com os respectivos líderes a vincarem preocupações quanto aos efeitos da crise económica neste mandato que agora tem início.

Centenário do Colégio da Mealhada palco de reencontros


Mais de centena e meia de pessoas associou-se às comemorações do centenário da fundação do Colégio da Mealhada, no sábado. A festa, que coincidiu com o 25º encontro de alunos, professores e funcionários, foi palco de reencontros


O programa das comemorações começou com uma missa na Igreja de Santa Ana, com a participação dos coros litúrgicos das paróquias de Luso, Mealhada e Pampilhosa, seguida de uma sessão solene no Cine-Teatro Messias, incluindo ainda o descerramento de uma placa, na Escola Secundária da Mealhada, que perpetuará na memória o brilho deste dia, onde foi montada uma exposição que não deixou ninguém indiferente. Houve ainda um almoço no pavilhão dos Bombeiros da Mealhada, um sarau e um baile dos anos sessenta nos 3 Pinheiros.

Na sessão solene, além das intervenções de Manuel dos Santos, que presidiu à comissão organizadora das comemorações (que incluiu ainda António Ferreira Dias, Augusto Gomes Semedo, Corália Canas Lousado, João Madeira de Oliveira, José Branquinho de Carvalho, Maria de Fátima Silva, Mário Sousa Saraiva e Nuno salgado) e de Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, Nuno Salgado fez o enquadramento histórico e sócio-cultural dos 100 anos do ensino secundário na Mealhada, com um interessante trabalho que prendeu a atenção da vasta plateia que enchia o Cine-Teatro Messias. Uma recolha que o juiz conselheiro jubilado irá transformar em livro, a lançar oportunamente.


A exposição alusiva às comemorações do Colégio, patente na Escola Secundária da Mealhada, passará para o Cine-Teatro Messias.


(Reportagem completa na ed. impressa do MM de 28 Out.)

Coral Magister comemora 21º. aniversário

O Grupo Coral Magister da Mealhada comemora, no próximo dia 7 de Novembro, o seu 21.º aniversário, com a realização de um grande sarau cultural – III Encontro Internacional de Coros da Mealhada.
Na iniciativa, que vai decorrer no Cine-Teatro Messias da Mealhada, a partir das 21h30, participam o grupo aniversariante (com as suas secções Infantil e de Adultos) e ainda o Grupo Coral Vox et Communio, de Penacova; o Coral de Agrupación Musical do Rosal, de Pontevedra-Espanha; o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (AOUC) e o Grupo de Fados de Coimbra do Coro dos AOUC.
As receitas do sarau terão como destino custear as actividade do Novo Grupo Coral Infantil, criado recentemente pelo Coral Magister em parceria com o ATL da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e o Grupo de Catequese da Paróquia da Mealhada, que começará a funcionar, brevemente, nas instalações daquele ATL.
Os bilhetes para o sarau comemorativo dos 21 anos do Coral Magister da Mealhada podem ser adquiridos junto da direcção do grupo, através dos telemóveis 918 461 508 ou 966 879 113 e ainda do telefone 231 949 236.

Doces e Paladares dos Avós em Casal Comba

O Rancho Folclórico de S. João de Casal Comba vai organizar no próximo sábado (dia 31) mais uma edição do evento gastronómico “Doces e Paladares dos Nossos Avós”.
A iniciativa, marcada para depois das 17h00 no centro da freguesia e que conta como o apoio da Junta, vai permitir que os visitantes possam provar cinco sopas e os pratos típicos da região, como são o Molho de Bruxa, Morcela Assada, Pataniscas de Bacalhau, Sardinha Albardada, Torresmos, Cabidela de Leitão e Negalhos.
Para além dos atractivos gastronómicos, a organização preparou a animação cultural com fados de Coimbra.

Mealhada Millau: mais um passo para a geminação

Uma delegação de 14 pessoas do ‘Comité de Jumelage’ (Comissão de Geminação) de Millau com a Mealhada vai estar na Mealhada até ao próximo dia 30 de Outubro. Estes cidadãos, após contactos que já duram há cerca de 5 anos, organizaram-se e estão empenhados na celebração, a curto prazo, do protocolo de geminação daquela cidade francesa da região de Midi-Pyrénées (capital em Toulouse) com a cidade da Mealhada, através das respectivas Câmaras Municipais. Para além de encontros de trabalho com um grupo de cidadãos da Mealhada, embrião da futura Comissão de Geminação com Millau, com as Escolas, com a Junta de Freguesia e com a Câmara Municipal da Mealhada, o grupo visitará vários lugares de interesse cultural e económico do concelho e de concelhos vizinhos. Está ainda incluída no programa uma visita de trabalho ao Museu de Conímbriga, com cuja direcção, já anteriormente contactada, o Museu Municipal de Millau estabelecerá um acordo de cooperação. Será fixado nesta visita o calendário dos procedimentos com vista à celebração do protocolo de geminação Mealhada-Millau, certamente ainda neste ano civil.
Recorde-se que foi em 2005 que alguns professores da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Mealhada tiveram a iniciativa de desenvolver um intercâmbio com uma escola de uma cidade francesa, que permitisse não só contactos à distância, mas também deslocações de alunos e professores entre ambas as localidades.

Bruno Coimbra candidato à distrital da JSD


Bruno Coimbra, actual secretário-geral da JSD Distrital de Aveiro, vai apresentar a sua candidatura à presidência da comissão política distrital no próximo congresso distrital.
O jovem engenheiro de 28 anos, presidente da JSD Mealhada, defende que “o futuro da distrital da JSD deve seguir um caminho de continuidade do projecto actualmente existente no distrito de Aveiro”.
“Os próximos dias serão de contactos com todas as secções, com o objectivo de garantir uma elaboração participada de um projecto político, bem como a constituição de uma equipa para reger os destinos da estrutura distrital juvenil do Partido Social-Democrata”, refere Bruno Coimbra em nota enviada ao MM.
Bruno Coimbra poderá, no entanto, ter como adversário político Pedro Esteves, presidente da JSD de Anadia que, segundo apurámos, deverá igualmente entrar na corrida á liderança da JSD distrital.


Filarmónica Pampilhosense na Casa da Música

Um grupo de músicos (nove) da Filarmónica Pampilhosense ( Mealhada) vai actuar dia 29 de Novembro, às 16h30, na Casa da Música, na cidade do Porto, num espectáculo integrado no 4º aniversário da Banda Fórum.

Trata-se de um mega - concerto da Banda Fórum, que terá lugar na sala Suggia, a mais emblemática da Casa da Música.

Vão estar em palco mais de 130 músicos, provenientes de 50 filarmónicas de todo o país, mais de 150 vozes, de sete grupos corais, e ainda um grupo de dança.

A Banda Fórum nasceu em 2005 no contexto de um fórum de discussão sobre bandas filarmónicas que extravasou rapidamente a simples troca de ideias e partiu para a partilha da música feita em conjunto – o que já aconteceu em 14 espectáculos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PS vence e Felgueiras segura Junta da Mealhada

O PS quase conseguiu o pleno no concelho da Mealhada nas autárquicas do passado domingo, vencendo sete das oito freguesias e conquistando ao PSD um vereador, graças a um reforço de votação na ordem dos 12 por cento em relação a 2005 para a Câmara, totalizando 61,26 por cento contra os 27,61 do PSD.

Feitas as contas, Carlos Cabral foi reeleito para aquele que será o seu último mandato com uma maioria confortável de cinco para apenas dois vereadores do PSD.

Em termos da votação para a Assembleia Municipal, o PS conseguiu obter um resultado de 55,63 por cento (12 mandatos), contra os 30,62 do PSD (7 mandatos) e os 8,92 por cento da CDU, que elegeu dois representantes. Recorde-se que em 2005 o PS obteve 49,23 por cento dos votos.

Quanto às assembleias de freguesia do concelho, o PS conquistou ao PSD a Junta de Ventosa do Bairro, mantendo a presidência em outras seis, não conseguindo, no entanto, destronar José Felgueiras, que mantém a Junta da Mealhada como o único bastião dos social democratas no concelho.

Curiosamente, o PS venceu na Mealhada para a Câmara e assembleia municipal, não conseguindo a mesma tendência para a assembleia de freguesia.

Nos municípios vizinhos não houve grandes alterações eleitorais, com Litério Marques, em Anadia, e João Moura, em Cantanhede, a confirmarem a hegemonia social-democrata local. O mesmo cenário aconteceu em Oliveira do Bairro, com Mário João Oliveira (PSD) a conseguir uma confortável maioria frente ao regressado antigo presidente Acílio Gala.

Em Águeda, Gil Nadais (PS) foi reeleito.

Resultados nas Freguesias da Mealhada

Antes
PS - 61,22% (5 Mandatos)
PPD/PSD - 34,69% (2 mandatos)
PCP-PEV - 1,19%

Barcouço
PS - 50,28% (5)
PPD/PSD - 33,49% (3)
PCP-PEV - 2,13% (1)

Casal Comba
PS – 71,69% (7)
PPD/PSD - 18,28% (2)
PCP-PEV - 6,71%

Luso
PS 56% - (6)
PPD/PSD - 36,06% (3)
PCP-PEV - 4,9%

Mealhada
PPD/PSD - 47,16% (5)
PS - 40,9% (4)
PCP-PEV - 7,99%

Pampilhosa
PS - 65,96% (7)
PPD/PSD - 17,81% (1)
PCP-PEV - 12,12% (1)

Vacariça
PS - 69,91% (7)
PPD/PSD - 22,95% (2)
PCP-PEV - 4,11%

Ventosa do Bairro
PS- 60,23% (6)
PPD/PSD - 35,77% (3)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oleões para recolha de óleos domésticos


A Câmara Municipal da Mealhada está a colocar oleões, para recolha de óleos domésticos usados, um pouco por todo o concelho.
Esta semana foram instalados 24, ao abrigo de uma parceria estabelecida entre o Município e uma empresa que actua na área do ambiente, a EnviroRia, SA, de Aveiro.
Nesta fase, foram distribuídos 24 oleões. Vinte nas escolas do concelho, mais quatro de maiores dimensões em locais estratégicos – e de fácil acesso à população - nas freguesias de Antes, Luso, Mealhada e Pampilhosa.
“As outras freguesias serão contempladas numa segunda fase, até se atingir a cobertura total do concelho”, refere nota da autarquia municipal.
Atendendo às características, os óleos devem ser previamente acondicionados em garrafas de plástico usadas e estas depositadas nos oleões.
A generalização da recolha selectiva dos óleos usados é uma aposta da Câmara Municipal da Mealhada, que tem vindo a ser promovida, sobretudo através de acções de sensibilização, junto das crianças e jovens em idade escolar, e que já permitiu recolher cerca de 3000 litros de óleos no ano passado.
Os óleos alimentares usados – lembre-se - , quando descarregados para o esgoto, provocam problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais e/ou contaminação de solos.
Aliás, “um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega para contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água – a quantidade de água suficiente para assegurar a sobrevivência de uma pessoas até aos 40 anos”, dizem os estudos.

Grupo Urbanos na Zona Industrial de Pedrulha


O grupo Urbanos tem todas as operações na zona Centro concentradas, a partir desta semana, numa nova plataforma logística instalada na Zona Industrial de Pedrulha, junto ao nó da A1, na Mealhada

A nova plataforma, construída na zona industrial de Pedrulha – uma área de implantação industrial da iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada - representa um esforço de investimento que, de acordo com os seus responsáveis, “permitirá ao grupo oferecer toda a sua gama de serviços com os mais elevados padrões de inovação, qualidade e eficiência”.
Segundo uma nota da autarquia, “Esta nova plataforma empregará cerca de 50 pessoas, numa primeira fase, e está dotada das mais modernas soluções técnicas e organizacionais do sector, permitindo oferecer ao tecido empresarial local e nacional todo o amplo portfolio de serviços actualmente detido pela Urbanos: logística técnica e tecnológica, logística de serviços, logística de arte, mudanças empresariais, custódia e gestão documental e, também, o serviço Urbanos Express (ex-TEX, empresa adquirida à CP em Fevereiro deste ano)”.
De acordo com a Urbanos, a decisão de investir no concelho da Mealhada “deveu-se não só à localização privilegiada do concelho, no âmbito da área geográfica que o grupo pretende cobrir com esta operação, mas, também, à atractividade e competitividade do Município da Mealhada no contexto regional”.
Fundado há mais de 18 anos, o grupo Urbanos é um grupo de referência nacional no sector da logística e dos transportes, integrado e especializado, contando actualmente com um volume de negócios (2009) consolidado de 25 milhões de euros e cerca de 500 colaboradores em todo o território nacional.
Em 2008, o grupo Urbanos foi considerado PME Líder e 4.ª Melhor Empresa para trabalhar em Portugal (Exame/Heidrick & Struggles, categoria PME).
Por ocasião da entrada em funcionamento da nova plataforma, o grupo Urbanos reconheceu – e agradeceu – “toda a colaboração e empenho da Câmara Municipal da Mealhada em assegurar este investimento, que – refere em comunicado de imprensa – não só gerará emprego e riqueza no concelho como também apoiará o reforço das estruturas competitivas de outras empresas instaladas na zona Centro”.



terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que distingue os candidatos à Câmara da Mealhada?

O Mealhada Moderna dá a conhecer esta semana as propostas dos três candidatos à presidência da Câmara Municipal da Mealhada (Carlos Cabral - PS, César Carvalheira - PSD e José Cadete - CDU) em áreas fundamentais para a vida do município, nomeadamente Educação, Cultura, Turismo, Ambiente, Desporto, Zonas Industriais, Comércio, Saúde, Associativismo e Acção Social.

Num especial dedicado às autárquicas, o leitor encontra ainda as prioridades e os investimentos de cada um dos candidatos, bem como as soluções que preconizam para alguns dos problemas que afectam o concelho, concretamente os maus cheiros.

Mas nestas páginas dedicadas às eleições, poderá ainda descobrir os defeitos, as preferências e os vícios dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal dos três partidos que estão na corrida nas eleições de domingo, dia 11 de Outubro

Nesta edição pode descobrir que o vício de Carlos Cabral são os tremoços e amendoins; que a coisa mais radical que César Carvalheira fez foi conduzir um barco sem saber nadar; que a Marilyn Monroe é a famosa mais sexy para Miguel Felgueiras; que o paleio de chacha de alguns políticos que têm sempre a palavra solidariedade na boca é o que Mano Soares mais detesta; que Socialismo Reformista é nome do livro que José Cadete tem na mesa de cabeceira no momento e que a hipocrisia é o defeito que António José Breda mais detesta numa pessoa

E muito mais...

... na edição impressa de 7 Out 09

Escolas da Mealhada distinguidas com o galardão Eco-Escola


Oito escolas do concelho da Mealhada receberam, no passado dia 29 de Setembro, os galardões Eco-Escola 2008/2009, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Na cerimónia, que decorreu em Santa Maria da Feira, a Câmara da Mealhada também recebeu o certificado de município participante.
As contempladas foram: EB1 de Ventosa do Bairro, EB1 da Mealhada, EB1 de Pampilhosa n.º1 , EB1 da Silvã, EB1 de Cavaleiros,EB1 de Lameira de S. Pedro, o Jardim de Infância do Carqueijo e a EB 2/3 da Pampilhosa.
Refira-se que os galardões Eco-Escola são atribuídos anualmente às escolas que tendo-se apresentado a concurso com um plano anual de acções de sensibilização para a adopção de boas práticas ambientais, envolvendo a comunidade onde se inserem, o tenham concluído de forma satisfatória.

Fundação Luso juntou 800 crianças


A Fundação Luso juntou cerca de 800 crianças do primeiro ciclo, na passada quinta-feira, dia 1, para assinalar o Dia Nacional da Água com uma acção de sensibilização para alertar as crianças para a importância da água

A iniciativa, que encheu por duas vezes o Cinte Teatro Messias, reuniu todas as crianças do 1º ciclo do concelho da Mealhada que ficaram a conhecer os benefícios da água para a saúde, com destaque para a importância da hidratação, explicando a importância de se beber água e ajudando a reconhecer os principais sinais de desidratação. Para além disso, tiveram lugar diversos jogos didácticos que envolveram os alunos dos Agrupamentos de Escolas da Mealhada e Pampilhosa, mais professores e auxiliares.
No decorrer da iniciativa, os pequenos convidados tiveram a oportunidade de assistir a um concerto pela banda “reciclada” da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, uma banda de música que utiliza exclusivamente instrumentos que foram desenvolvidos a partir de materiais reutilizados da fábrica da empresa em Vialonga.
Esta é uma das iniciativas de sensibilização que a Fundação Luso tem vindo a promover no concelho e, em particular na Vila de Luso, onde, para além da vertente de saúde tem também abordado as temáticas do ambiente e da qualidade da água, como aconteceu recentemente com uma palestra para uma plateia exclusiva de idosos, que ficaram a conhecer os benefícios da água para a hidratação do corpo.
Recentemente criada, a Fundação Luso tem como objectivo “contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde humana, para a preservação do património hídrico e natural do Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da comunidade desta região”.

Processo do veterinário arquivado

O vereador eleito pelo PSD e sem confiança política do partido, Carlos Marques, apontou que “está longe de estar concluído” o processo que levou à contratação de um veterinário para a Câmara, mesmo depois de ter conhecido o arquivamento do mesmo na última reunião de Câmara, na passada quinta-feira

Segundo avançou o Mealhada Moderna, na última edição, o Ministério Público (MP) notificou a Câmara sobre o arquivamento do processo em relação ao concurso de admissão de um médico veterinário, achando que a autarquia agiu de acordo com a lei.
O despacho, dado a conhecer na última sessão de Câmara, foi motivo de algumas considerações com Carlos Marques a garantir que “a Câmara Municipal de Mealhada falhou em todo este processo com graves consequências para o município”.


(ver notícia desenvolvida na ed. impressa de 7 Out 09)

Concurso Público para exploração de cafetaria

Encontra-se aberto o concurso público para “Adjudicação do Direito de Exploração da Cafetaria da Alameda da Cidade de Mealhada”, cujas propostas devem ser apresentadas até às 16h00 do dia 23/10/2009, diz a Câmara da Mealhada.
As condições deste concurso constam do programa e do caderno de encargos do concurso, que pode ser consultado em http://www.cm-mealhada.pt/.

Bombeiros de Pampilhosa vendem viatura

A direcção dos Bombeiros de Pampilhosa decidiu na reunião de 22 de Setembro efectuar a venda de uma viatura Mercedes Benz. Tal concurso será efectuado por carta fechada dirigida a esta associação até às 18h00 do dia 19 de Outubro onde deverá constar a identificação do proponente e o valor oferecido.
As mesmas propostas serão decididas em reunião de direcção a realizar no dia 20 de Outubro pelas 21h00. A direcção informa que elimina todas as propostas caso não correspondam aos objectivos pretendidos.