terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara aprova contas de 2009

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou na semana passada, em reunião de Câmara, as contas relativas ao exercício de 2009. Os documentos, aprovados sem votos contra - e com duas abstenções dos vereadores do PSD - registam taxas de execução médias de 83,45% ao nível da despesa e de 84% no capítulo da receita, para um orçamento que acabou por atingir os 19.137.762, 60 euros.
No que toca às despesas, é de sublinhar uma taxa de execução de 92,45% nas despesas correntes e de 74,18% nas despesas de capital.
Já ao nível da receita, as receitas correntes tiveram uma taxa de execução de 98,81% e as receitas de capital de 51,65%. “Isto, apesar da crise e do arrecadamento de receitas de capital ter sido fortemente prejudicado, durante o ano transacto, pelos atrasos na execução do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional – uma circunstância a que o Município é totalmente alheio”, aponta nota da autarquia.

Programa da Visita Pascal na Mealhada

Aproximando-se a Visita Pascal, nos dias 4 e 5 de Abril, o Conselho Económico Paroquial da Mealhada apela à “afirmação do sentido mais exigente desta tradição, que queremos manter actual: o anúncio público, alegre e partilhado, em toda a comunidade, da Ressurreição de Cristo” Assim e na programação da celebração, no Domingo de Páscoa, dia 4 Abril, a Visita Pascal tem início às 9h00 no limite sul da freguesia, com interrupção às 10h15 para a missa, cumprindo depois os restantes itinerários, das 14h30 até à Urbanização do Choupal, seguindo-se o Cardal (Lar da Misericórdia), a partir das 17h15.
Na segunda-feira, 5 de Abril, o início está marcado para as 9h00 em S. Romão – Estrada do Travasso, com recomeço às 14h30.
Naquele mesmo dia, está previsto o arranque às 10h30 na Póvoa – R. Adelino Melo, com interrupção no Largo Dr. António Dias dos Santos para almoço. De tarde, o recomeço está previsto para as 15h00, seguindo-se, às 16h00 em Sernadelo (Zona Sul) e o início na zona norte Mealhada (Rua da Póvoa – Viveiros), a partir das 15h30.
O Conselho paroquial alerta para que todas as famílias que pretendam a Visita Pascal demonstrem, no local, essa vontade, com a presença de um elemento da família à porta ou com a colocação da vegetação tradicional à entrada.

Candidaturas às “4 Maravilhas” em Abril

As candidaturas à marca “Água – Pão – Vinho - Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” vão decorrer de 1 a 30 de Abril. Aqueles que já usufruem da marca têm, este ano, que renovar a candidatura, enquanto todos os que ainda não se candidataram ao projecto têm agora nova oportunidade para o fazer. Os interessados deverão recolher mais informações na Câmara Municipal da Mealhada.
Este ano, para além de novos interessados na utilização da marca, é certo que irão concorrer também os 27 agentes económicos que se estrearam neste projecto. Aqueles que foram os primeiros a obter esta garantia de qualidade no ano de estreia das 4 Maravilhas precisam agora, dois anos volvidos, de renovar os seus títulos e podem mesmo candidatar-se a novos galardões.

A avaliação dos candidatos será efectuada durante os meses de Maio e Junho. O júri do concurso irá verificar quais os candidatos que cumprem os requisitos que a legislação e o mercado exigem, e irá decidir, mediante esses critérios, quais é que poderão usufruir desta marca que é identificada pelo consumidor como uma garantia de prestígio. Os resultados serão divulgados, como habitualmente, na Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada que, este ano, se realiza no dia 9 de Julho no Cine-Teatro Municipal Messias.

Mealhada dá empurrão na vitória da Universidade de Aveiro

A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro (UA) CAMBADA (Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture), acaba de alcançar o 1º lugar na liga de futebol robótico dos robôs médios no festival nacional da especialidade – Robótica 2010 - que se realizou em Leiria, entre 25 e 28 de Março. Dois dos elementos da equipa aveirense são da Mealhada

Frederico Santos (Lameira de S. Geraldo – Vacariça) e Gustavo Corrente (Mealhada) fazem parte da equipa CAMBADA, que há quatro anos consecutivos vence a liga de futebol robótico. Este ano, na passada semana, a equipada da UA disputou e venceu um total de cinco jogos, assegurando o 1º lugar na competição, frente a outras quatro equipas de universidades portuguesas. Os robôs marcaram um total de 57 golos e não sofreram nenhum. Em 2º lugar ficou a 5DPO, da Universidade do Porto, em 3º, a ISEPorto, do Instituto superior de Engenharia do Porto e em 4º lugar, a ISocRob, do Instituto Superior Técnico.
Criada em 2003, a equipa CAMBADA é um projecto de investigação constituído por docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI) - e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).
As competições robóticas pretendem promover a investigação na área emergente da robótica, bem como a divulgação da robótica e da ciência e tecnologia em geral. A nível internacional, a principal referência é o RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado anualmente desde 1997. O RoboCup, cuja ênfase é ter robôs a funcionar em equipa, inclui várias modalidades de competição, nomeadamente futebol robótico, busca e salvamento em situações de catástrofe e robótica doméstica. Na modalidade de robôs futebolistas médios do RoboCup (MSL), os jogos disputam-se num campo de 18m x 12m, sendo as equipas constituídas por um máximo de cinco robôs móveis com uma altura limite de 80cm e um peso que não pode ultrapassar os 40Kg.
Os robôs são completamente autónomos, isto é, não pode haver qualquer intervenção humana nas decisões que o robô toma durante os jogos. Consequentemente, todas as decisões são baseadas nas informações recolhidas pelo sistema sensorial do robô, que são processadas pelo seu software de controlo, de acordo com uma estratégia pré-definida, e na partilha de informação entre os robôs e uma aplicação informática, igualmente autónoma, que desempenha o papel de treinador.
Esta modalidade é uma das que desperta maior atenção devido à sua elevada multidisciplinaridade. Na verdade, o desenvolvimento de uma equipa de robôs com estas dimensões coloca numerosos desafios de natureza técnica e científica ao nível da mecânica e da electrónica. Por seu lado, a autonomia e a cooperação colocam desafios ao nível do processamento de sinal, controlo e inteligência artificial.

CAMBADA rumo ao europeu

António Neves, líder da CAMBADA, lembra que a equipa vai participar no campeonato Europeu que se disputa na Alemanha, entre 14 e18 de Abril, assim como na próxima edição do RoboCup mundial, que se realiza em Singapura, de 19 a 25 de Junho de 2010. Os mealhadenses envolvidos no projecto, Frederico Santos e Gustavo Corrente são, respectivamente, aluno de doutoramento e aluno de mestrado, desenvolvendo, este último, colaboração naquela unidade de investigação da Universidade de Aveiro.

Câmara aprovou geminação com franceses de Millau

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na passada quinta-feira, em reunião de Câmara, a assinatura de um protocolo de geminação com a cidade francesa de Millau.
A geminação, cuja proposta partiu do Município de Millau, terá, agora, de ser autorizada pela Assembleia Municipal da Mealhada, de acordo com a lei, para poder tornar-se realidade.
Os contactos entre as cidades de Millau e da Mealhada remontam a 2005 e têm-se traduzido, nestes seis anos, numa série de contactos e visitas recíprocas, destituídas de carácter institucional, sobretudo entre a Escola EB 2/3 da Mealhada e o Liceu Jean Vigo, de Millau.
A geminação com aquela cidade francesa, caso seja autorizada pela assembleia municipal, será a primeira geminação da Mealhada com uma cidade estrangeira.
No concelho da Mealhada, a vila do Luso tem um acordo de geminação com Contrexéville (França), a freguesia da Pampilhosa está geminada com Courcoury (França) e a Vacariça com Chermignac (França).
Recorde-se que está de visita à Mealhada uma comitiva daquela cidade francesa, constituída por 11 alunos e dois professores, ao abrigo do intercâmbio desenvolvido, há já vários anos, entre a EB 2.3 da Mealhada e o Lycée Jean Vigo de Millau (França)
Os visitantes chegaram na passada quarta-feira, dia 24 e partirão nesta quarta-feira, dia 31.
Segundo João José Lucas, professor da EB 2.3 da Mealhada e impulsionado destes intercâmbios, esta visita dos franceses “tem decorrido muito bem, sendo de salientar a colaboração e a disponibilidade de várias entidades do concelho e das nove famílias dos nossos alunos que receberam jovens franceses”.
Segundo aquele responsável, o programa tem-se desenvolvido no essencial, conforme previsto, apenas com ligeiras trocas de calendário.
Os alunos franceses partem para o Porto e aeroporto na manhã desta quarta-feira, por volta das 9h45, estando prevista a despedida para o jantar desta terça-feira, com o apoio da Câmara, reunindo elementos da autarquia, alunos franceses e os portugueses, assim como as famílias de acolhimento. Nesta festa estarão também os professores ligados ao projecto e à direcção do agrupamento.

Momentos de Saberes regressa a 8 de Abril

O auditório da Biblioteca Municipal da Mealhada vai ser palco de uma tertúlia organizada pela Associação de Aposentados da Bairrada, que conta com a intervenção de Amélia Azinhaga e de Mário Saraiva e com a moderação de Nuno Salgado. Os oradores irão falar sobre o tema “A Deriva dos Continentes ou Continentes à Deriva?! – O Porquê da Catástrofe da Pérola do Atlântico!”.

Jantar de solidariedade da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo

A Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo levou a efeito no passado dia 26 de Março um jantar de Solidariedade a favor das vítimas da Ilha da Madeira. Responderam ao apelo 160 amigos da associação, entre eles José Rosa, Cônsul Geral de Portugal no Luxemburgo, conseguindo reunir 3.924,12 euros, juntando 2.200, euros, oferta da Associação Enfants du Soleil que se associou à iniciativa. A angariação teve um total de 6.124,12 euros.
A ACBL proceder à identificação de pessoas ou um casal com filhos vítimas da catástrofe, tendo já no terreno alguém para o efeito, para que se possa então dar início ao processo de ajuda.

domingo, 28 de março de 2010

Vote na Mata Nacional do Buçaco

Registe-se em http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/registo e vote Mata Nacional do Buçaco (está na primeira coluna da esquerda, na categoria Florestas e Matas). Também pode mandar um SMS para o nº 68933, com a mensagem "702".
Ou votar por telefone, ligando para o nº 760 302 702.

Jantar de solidariedade no Luso

O grupo LimparPortugal do Luso vai realizar um Jantar de Solidariedade com o Povo da Madeira. O grupo pede e agradece a ajuda na divulgação e sensibilização das pessoas para o jantar, que terá lugar no dia 10 de Abril, às 20h, no Parque de Campismo de Luso.
Haverá música ao vivo com o grupo musical “Os Beatas”. As inscrições decorrem até ao dia 6 de Abril.

terça-feira, 23 de março de 2010

Mealhada Moderna apadrinhou árvore

O Jornal Mealhada Moderna aderiu ao desafio lançado pela Fundação Mata do Bussaco na campanha de reflorestação da mata, plantando e apadrinhando uma das 60 árvores de um novo bosque de espécies exóticas, que vai surgir nos limites do parque de estacionamento do Hotel Palace, do lado dos viveiros.

Petição encerrada e enviada para ACB

A petição “Vamos Devolver o Carnaval à Bairrada” lançada na Internet pelo mealhadense Rui Silva acaba de ser encerrada pelo próprio, que remeteu os resultados para a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) e para a imprensa local, dando conta que no prazo de um mês conseguiu reunir 307 peticionários


A petição que sugeria um tipo de regresso às origens em relação ao Carnaval da Bairrada teve a duração de cerca de um mês e reuniu 307 assinaturas, disse ao Mealhada Moderna o promotor desta iniciativa, Rui Silva.
Esta petição, que demonstrou que os subscritores “fizeram um pedido público às autoridades competentes para que o Carnaval da Bairrada volte a ser realizado no seu local de origem”, terminou agora porque “a mensagem que se pretendia dar às entidades responsáveis está dada”, sustenta Rui Silva.
“Com os resultados desta petição já fiz o que pretendia, que foi enviar os mesmos para a ACB e para a comunicação social local”. “Não penso em candidatar-me, nem foi esse o intuito da petição e é pena que algumas pessoas não entendam o que é uma petição, no entanto poderei estar disponível para colaborar sob outras formas, desde que seja intenção das entidades responsáveis ir ao encontro dos pedidos desta petição”, concluiu o promotor da iniciativa.
Recorde-se que Rui Silva defende “aquele Carnaval realizado no centro da cidade, com a verdadeira pipa de vinho da Bairrada, aquele Carnaval em que existia uma perfeita interacção e harmonia entre o público e os participantes, aquele Carnaval dos Bailes ou seja o verdadeiro Carnaval da Bairrada”.
A petição, que pedia aos internauta para assinarem se fossem a favor da mudança do local de realização do Carnaval da Bairrada para o seu local de origem, ou seja o centro da cidade da Mealhada, foi dinamizada por aquele mealhadense que diz ter consultado “vários amigos que partilham da mesma opinião, por isso acabaram por me dar mais força para avançar”.

Miguel Ferreira promete “política pela positiva”

“Julgo que nos últimos anos nos faltou um pouco de sentido de alternativa, de apresentação de projectos e ideias que o PSD gostaria de ver concretizados no nosso concelho”, disse António Miguel Ferreira, na apresentação da sua candidatura à liderança do PSD Mealhada, na sexta-feira


Na oportunidade, António Miguel Ferreira destacou três objectivos da sua candidatura, que passam, segundo o candidato, pela “formação e coordenação autárquica no sentido de criar uma oposição construtiva”, pela “descentralização do partido” e por “fazer crescer ainda mais o PSD no concelho da Mealhada”.
O candidato prometeu ainda uma candidatura “inclusiva” e “plural”.
António Miguel Ferreira, que encabeça a única lista concorrente e que, tudo indica, irá ser eleito no próximo dia 26 presidente do PSD Mealhada, disse ainda que “a equipa ambiciosa e jovem” que lidera “não embarcará em falsas promessas, não traçará metas inalcansáveis nem criará expectativas para além daquilo que é razoável”.


“Devemos aprender com os erros cometidos”


“Esta candidatura está virada para o futuro, mas não ignora o passado”, afirmou ainda o candidato na sua intervenção, acrescentando que “devemos aprender com os erros cometidos, não apontando o dedo porque a responsabilidade será sempre colectiva”.
António Miguel Ferreira fez questão ainda de destacar César Carvalheira, actual presidente do partido, defendendo que “não podemos ignorar todo o trabalho que foi realizado por ele nos últimos dois anos”. Segundo o candidato, actual vice-presidente da concelhia, a César carvalheira “se deve toda a organização interna do PSD Mealhada” e “se deve todo o trabalho que foi feito na conquista de novos militantes e novos rostos para o partido” e “a ele se deve uma coisa fundamental que nos deve orgulhar – como candidato à Câmara soube abrir as listas à maciça participação da juventude”.
Bruno Coimbra, mandatário da candidatura, afirmou que “no momento actual, António Miguel Ferreira, depois de 12 anos de envolvimento directo em diversas comissões políticas, listas e órgãos autárquicos, reúne, pela experiência adquirida, as funções que ocupa e proximidade aos militantes, as condições essenciais para assumir a presidência do PSD Mealhada”, assumindo, segundo o mandatário, “o PSD como alternativa séria e credível ao poder socialista adormecido e sem ideias que governa ou desgoverna o nosso município”.


“Um jovem valor do PSD”

Por sua vez, Jacinto Silva, candidato à presidência da Mesa do Plenário, elogiou o candidato, considerando-o “um jovem valor do PSD”, com capacidade para “voos mais altos”. “Tem todas as condições para fazer um bom trabalho”, defendeu, lembrando, por fim, que “apesar do PSD somar uma série de derrotas na Mealhada não deixará de lutar pelo bem-estar das pessoas”. Jacinto Silva destacou ainda “a recuperação da má imagem deixada pelo PSD nas últimas autárquicas” como uma das principais batalhas que o partido terá pela frente.


A Lista


COMISSÃO POLÍTICA - António Miguel Ferreira, Álvaro Nogueira, Leonor Lopes, Luis Brandão, Maria Isabel Carvalho Santos, António Manuel Oliveira, Carla Carvalheira, Avelino Marques Simões, Sérgio Edgar Seabra Resende e Francisco Manuel Miranda Seabra
MESA DA ASSEMBLEIA - Jacinto Silva, João Peres, José Augusto Canilho Gomes e José Maia Nunes.


Pedro Passos Coelho na Mealhada


Pedro Passos Coelho candidato à presidência da Comissão Política Nacional do PSD, está na Mealhada esta quarta-feira, dia 24 de Março.
O candidato visita, às 11 horas, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, seguindo-se, às 11h45 a visita ao Hospital da Misericórdia e, às 12h45, almoça com os militantes no Restaurante “Pedro dos Leitões”.
O mandatário da candidatura de Pedro Passos Coelho afinal é César Carvalheira e não António Miguel Ferreira, segundo refere uma nota enviada pelo partido a corrigir a informação avançada a semana passada pelo próprio PSD. António Miguel Ferreira é o coordenador concelhio da campanha, segundo a mesma nota.

Secretário de Estado das Florestas no Luso

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, desloca-se à Mealhada na próxima sexta-feira, dia 26, a convite do PS Mealhada, para discutir questões ligadas à floresta e à Mata do Buçaco. Trata-se de um encontro aberto a todos os que tiverem interesse em assistir. Está marcado para as 21 horas, no Hotel das Termas do Luso.

Relação entre Poder Político e Comunicação Social tema de debate

A Juventude Socialista (JS) da Mealhada vai organizar um debate no próximo sábado, dia 27, na Quinta dos Três Pinheiros, a partir das 21h30, abordando a temática “Relação entre Poder Político e Comunicação Social”. A acção conta com a participação de Júlio Penetra (Membro da Comissão Política concelhia do PS Mealhada), Nuno Castela Canilho (Director do Semanário Jornal da Mealhada), João Paulo Teles (Jornalista do Semanário Mealhada Moderna) e Marco Martins (membro do Secretariado Distrital da JS). A moderação cabe a Nuno Gonçalo Santos (Membro do Secretariado da JS Mealhada). Esta iniciativa está inserida no compromisso estabelecido para este mandato daquela estrutura “chamar à discussão de temas fracturantes a sociedade civil do concelho”.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lions Mealhada promove recolha de óculos usados


O Lions Clube de Mealhada está a promover uma campanha de recolha de óculos usados, que depois serão reciclados e posteriormente distribuídos por países em vias de desenvolvimento. Para participar nesta recolha basta dirigir-se a qualquer um dos locais seleccionados para o efeito e depositar os seus pares de óculos numa caixa devidamente identificada para esse fim.
Os interessados podem depositar os seus pares de óculos em vários locais na Mealhada, nomeadamente na Beatriz Godinho - Rua Américo Couto N. 21, Cotê d' Azur, Infanta Boutique, Pastelaria Aquário, Farmácia Miranda, Farmácia Brandão, Óptica Central 2 (em frente à Metinha) e Óptica Aliopticas.
Recorde-se que os Lions recolhem ao todo anualmente mais de 30 milhões de pares de óculos usados.
Esta acção efectua-se durante todo o ano e particularmente em Maio, mês Lions da reciclagem para a visão.
No mundo, há 17 centros lionísticos de reciclagem de óculos: onze nos Estados Unidos e um na Austrália, Canadá, França, Itália, África do Sul e em Espanha.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Rui Marqueiro continua líder da concelhia do PS


Rui Marqueiro foi reeleito presidente da estrutura concelhia do Partido Socialista (PS) nas eleições da passada sexta-feira, onde se apresentou a sufrágio uma única lista constituída, na sua maior parte, pelos actuais responsáveis concelhios do partido. Marqueiro fala de uma lista “consensual” mas “forjada até chegar a este ponto”
O líder da concelhia foi reeleito com 61 votos num universo de quase 150 militantes em condições de exercer o direito de voto.
“Para uma única lista a votos foi um bom resultado, se tivermos em atenção que os militantes não votam quando não há disputas com mais listas”, reagiu Rui Marqueiro, frisando que o facto de haver apenas uma única lista candidata aos órgãos concelhios do partido é o resultado da “unidade, forjada depois dos confrontos que existiram no partido, que permitem agora que estejam todos de acordo, em uníssono”. “A unidade foi forjada, trabalhada, mas não caiu do céu, resultou sim desse trabalho de confronto de ideias para a atingir”, concluiu o responsável máximo do partido no concelho.
Segundo Rui Marqueiro, na origem da lista única colocada à apreciação dos militantes, na passada sexta-feira, esteve “um repto do secretariado do partido, que levou o assunto à comissão política e foi aceite”, daí ter-se afigurado “uma lista única que congregasse as sensibilidades e os pontos de vista dos militantes”. O resultado foi a reeleição de, praticamente, toda a equipa anterior, à excepção de “um ou outro elemento que não continua por razões pessoais”, ou por outras razões, como é o caso do actual presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, Miguel Felgueiras, que está na comissão política por inerência do cargo, deixando uma nova vaga para outro militante.
Entre outras tarefas, os órgãos agora eleitos, terão pela frente as eleições para a distrital, o congresso nacional do partido e as próximas presidenciais.
Entre os votantes da passada sexta-feira esteve Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, que ao Mealhada Moderna rejeitou a existência de qualquer “desaguisado” no partido, quer actualmente, quer no último período pré-eleitoral, regozijando-se pela solução de consenso encontrada para as eleições da última sexta-feira.
“O que houve no partido foram opiniões diferentes e não desaguisados” e “paz sempre houve e continua a haver no PS Mealhada”.

José Rosa fora da concelhia

Entre os nomes que não continuam nos órgãos do partido está o de José Rosa, presidente da Junta da Vacariça, que em Abril do não passado - recorde-se - devolveu o cartão ao partido, em protesto contra o facto de António Jorge Franco ter ficado fora das listas para as autárquicas de 2009.
Naquela altura, o autarca justificava a decisão, acusando que “houve interesses pessoais que foram defendidos em detrimento do ideal socialista e dos interesses do concelho”. Mesmo sem cartão de militante, o autarca recandidatou-se e ganhou a Junta, mas não foi agora reconduzido nos órgãos locais do partido por não ser mais militante.

Capa edição 17/03/10

Via-sacra nocturna na Mata do Buçaco


Uma recriação da via-sacra e uma conferência, com especialistas, sobre a importância da Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), são algumas das propostas da fundação que gere este espaço emblemático, para celebrar a Semana Santa.
O programa organizado pela Fundação Mata do Buçaco para o período pascal compreende uma via-sacra nocturna, que se realiza em dois momentos: no dia 31 de Março, serão representados os “Passos da Prisão” de Cristo; e, a 2 de Abril, recriam-se os “Passos da Paixão”, com a participação da Associação de Jovens Cristãos do Luso – explicou à Agência Lusa o presidente do conselho de administração da instituição, António Jorge Franco.
Prolongando-se até 5 de Abril, dia em que terá lugar uma visita pascal, no Convento de Santa Cruz do Buçaco, o programa da Semana Santa na Mata do Buçaco arranca dia 21 de Março, com uma campanha que convida as pessoas a visitar a mata centenária, a plantar e apadrinhar uma árvore.
Depois de uma eucaristia no convento, segue-se, nesse mesmo dia (21 de Março), uma via-sacra tradicional, acompanhada por grupos de escuteiros de Mealhada, Pampilhosa, Luso e Barcouço.
Outro ponto alto do programa da Semana Santa na Mata do Buçaco, que o presidente da Fundação destaca, é a conferência prevista para 31 de Março sobre a importância da mata, com a participação do padre Carlos Godinho, que fará uma abordagem teológica, do docente universitário de História Joaquim Carvalhão Santos, que abordará a via-sacra, e de Nazaré Tojal (do Instituto de Conservação e Restauro da Fundação Espírito Santo), que se debruçará sobre as perspectivas de recuperação e soluções para a via-sacra existente no espaço.
A importância da marca “Bussaco” na estratégia regional de turismo é a matéria a tratar pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
No dia 3 de Abril, sábado de Aleluia, o convento estará aberto e decorado para a ocasião e também poderá ser visitada a ermida de S. José. A ideia é dar a conhecer o quotidiano dos monges Carmelitas Descalços, que há 400 anos escolheram a mata para a sua vida de recolhimento, ali construindo o convento e várias capelas e ermidas.
A 27 de Março pode realizar-se uma visita guiada à mata, seguindo o percurso religioso dos monges. Estão igualmente anunciadas várias celebrações litúrgicas relacionadas com a Semana Santa, um concerto no convento e uma vigília pascal, entre várias iniciativas.
A Mata do Buçaco construída pelos Carmelitas ocupa uma área de 105 hectares na Serra do Buçaco. Com várias dezenas de espécies raras, e albergando o Palace Hotel Bussaco, tido como «um dos mais belos e sumptuosos hotéis de charme do mundo», a mata “esconde” também uma réplica da via-sacra de Jerusalém, «com imagens em terracota, de tamanho natural».
Trata-se de «um exemplar único e réplica fiel da Via-Sacra de Jerusalém, construída à escala da original», refere uma nota da Fundação.
De acordo com António Jorge Franco, presidente da Fundação, a Mata Nacional do Buçaco é uma das mais importantes matas a nível nacional e europeu e um património muito valioso, que é imperioso preservar e requalificar.

terça-feira, 16 de março de 2010

António Miguel Ferreira candidato à liderança do PSD


António Miguel Ferreira é para já o único candidato conhecido à liderança do PSD Mealhada, mas o actual vice-presidente da concelhia pode não ser o único a entrar nesta “corrida” à sucessão de César Carvalheira, isto porque há militantes descontentes com a forma como se processou a marcação do acto eleitoral dispostos a avançar
António Miguel Ferreira, vice-presidente do PSD Mealhada e vereador na Câmara Municipal da Mealhada, avançou com o anúncio da sua candidatura esta segunda-feira, com o envio de uma nota à comunicação social. Porém, Miguel Ferreira poderá não ser o único a avançar na “corrida” já que nos meandros políticos locais é ventilada a possibilidade de Carlos Marques e Hélder Ferreira (Jardel) disputarem a presidência do partido com o vereador que, recorde-se, integrou as listas do partido à Câmara Municipal em terceiro lugar.
Contactados pelo Mealhada Moderna nem Carlos Marques, ex-vereador derrotado por César Carvalheira nas últimas eleições internas do partido, nem Hélder Ferreira, que faz parte da actual concelhia, afastam a hipótese de virem a constituir lista e o Mealhada Moderna sabe que têm mesmo feito contactos nesse sentido, resta saber se vão conseguir formar listas.
Hélder Ferreira, em declarações ao nosso jornal, diz que só tomará uma decisão depois de conhecer a constituição da lista encabeçada por António Miguel Ferreira, acrescentando que tem sido contactado por alguns militantes que o têm incentivado a avançar e lhe têm manifestado o seu apoio.
Mas se Hélder Ferreira opta por alguma contenção nos comentários à única candidatura conhecida até ao momento, Carlos Marques acusa-o de “ter tanta responsabilidade ou mais que César Carvalheira na derrota do PSD nas últimas autárquicas”. O ex-vereador que – recorde-se viu ser-lhe retirada a confiança política no anterior mandato – diz mesmo que com António Miguel Ferreira à frente do PSD Mealhada “o partido envereda pelo caminho da estagnação, do nevoeiro, do status quo”.
“Temo muito pelo futuro do meu partido”, diz Marques, criticando a forma “encapotada” como foi marcado este acto eleitoral.


Contestação


Carlos Marques e outros militantes do partido contestam sobretudo o facto dos militantes não terem sido informados da marcação eleitoral (foi publicado no Povo Livre, órgão oficial do partido, no dia 24 de Fevereiro).
“Os actuais dirigentes do PSD Mealhada não respeitaram a militância da Mealhada. Acho isto indigno”, refere Carlos Marques. “Não é assim que se une nem se congregam simpatias. É tudo muito negativo. Obviamente toda a gente sabia que ia haver eleições, mas acho que ficaria bem ao partido ter informado os militantes”, acrescenta.
“César Carvalheira teve o resultado que toda a gente sabe, entendo que esta candidatura é mais do mesmo. Carvalheira teve uma resposta que teve do eleitorado. Como vice-presidente é um pouco oferecer aos militantes a derrota”, referiu ainda Carlos Marques, comentando a candidatura de António Miguel Ferreira.


Eleições dia 26


Refira-se que as eleições no PSD Mealhada estão marcadas para o dia 26 de Março, dia em que os militantes serão chamados ainda a escolher o próximo líder nacional do partido. O prazo de entrega das candidaturas é dia 23.

Mais cães envenenados no Luso

Voltaram aparecer cães mortos no Luso, no decorrer da semana passada, depois de há cerca de um mês atrás ter-se registado o envenenamento de 15 cães e gatos, especialmente na Rua de Pampilhosa. Desta vez, foram encontrados dois animais mortos nas casotas junto à casa de Lucília Morgado, uma moradora local que dá abrigo a animais abandonados, que afirma não ter dúvidas tratar-se de envenenamento


É mais um episódio dos muitos que se registam naquela zona do Luso, onde há cerca de um mês apareceram mortos 15 animais com sinais de envenenamento. Desta vez, os dois animais foram mesmo envenenados na sua própria casota e não na rua como tinham sido os anteriores, denunciou Cacilda Madeira, que tem sido uma activista na defesa dos animais abandonados.
Aquela lusense, que citou Lucília Morgado, que tem nos anexos cerca de 10 cães e oito gatos, confirmou que “os dois cães foram mortos com alguma coisa que lhes deram”, tendo sido encontrados junto das casotas onde Lucília lhes dá guarida, dando resposta aos animais abandonados que ali vão parar.
Cacilda Madeira reconhece que há muitos animais abandonados, mas contesta que seja o envenenamento a forma de resolver o assunto e insiste que “a Câmara devia fazer alguma coisa” apontando um velho casebre com terreno envolvente junto ao cruzamento para o cemitério, da propriedade da Junta, como o local onde podia ser construído um canil. “Todos ajudávamos no que fosse preciso, desde a alimentação à limpeza”, sugeriu.
Quanto à solução encontrada por Lucília Morgado, que mantém em casa uma espécie de casa-abrigo para cães e gatos, “o assunto não se resolve daquela forma porque o barulho é tanto que incomoda os vizinhos”, frisava recentemente o presidente da Junta do Luso, Homero Serra.

"Relatório Calhoa" tem resposta da IGAL

Dois anos depois do PSD Mealhada ter apresentado queixa à Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL), aquele organismo vem agora dizer que “a denúncia apresentada tem relevância inspectiva urgente”, apurou o Mealhada Moderna O caso remonta a Outubro de 2008, ao anterior mandato, altura em que a comissão política do PSD decidiu avançar com uma exposição à IGAL, envolvendo José Calhoa, que na altura era vereador a meio tempo e trabalhava para a empresa Fausto das Neves Carrilho, propriedade do sogro.

(notícia completa na edição impressa)

Plante e apadrinhe uma árvore no Dia Mundial da Floresta


A Fundação Mata do Bussaco assinala o Dia Mundial da Floresta e o Dia da Árvore, no próximo dia 21 de Março, com uma campanha de apadrinhamento/plantação de espécies exóticas e/ou autóctones. Embora semelhantes, estão previstas duas iniciativas, em locais distintos: uma na Mata Nacional do Bussaco (Mealhada) e outra no Centro Comercial CoimbraShopping (Coimbra).
“Plante uma árvore no Bussaco” é a designação da iniciativa que terá lugar na Mata. A outra, no Centro Comercial CoimbraShopping, foi designada “Apadrinhe uma árvore do Buçaco!”
Em qualquer dos casos, a ideia é sensibilizar os cidadãos para a importância das árvores e das florestas e envolver as pessoas, directamente, na defesa e preservação da Mata Nacional do Buçaco.
O apadrinhamento de uma árvore implica a sua aquisição por um valor simbólico, que pode variar entre os cinco e os 20 euros, consoante o tamanho da planta.
O padrinho é, seguidamente, convidado a plantar a sua planta - afilhada num local adequado da Mata, escolhido pela Fundação, onde irá crescer.
Cada árvore será identificada, com um placa onde consta nome vulgar e científico da espécie, o nome do padrinho e respectiva morada.
Os interessados deverão dirigir-se à sede da Fundação, na Mata Nacional do Buçaco (junto ao hotel), podendo aproveitar para um passeio, das 10h00 às 12h00.

Dia da Floresta com pomar no Parque da Cidade

O Dia Mundial da Floresta, que se comemora a 21 de Março, vai ser assinalado, nos dias 22 e 23 de Março, com uma plantação de árvores de fruto no Parque da Cidade pelos alunos das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. Uma iniciativa da Câmara da Mealhada, que tem por objectivo a criação de um pomar nesse espaço verde do município. A iniciativa chama-se Pomar Pedagógico e consiste na plantação de árvores de fruto no Parque da Cidade. A ideia é que cada turma, com a ajuda dos professores e dos técnicos da Câmara Municipal da Mealhada, plante uma árvore no espaço reservado ao pomar, que ficará identificada com o nome da escola numa pequena placa de madeira.
Apesar do Dia Mundial da Floresta se assinalar no dia 21 de Março, esta actividade comemorativa vai decorrer nos dois dias seguintes e os alunos vão ser divididos por agrupamentos. No dia 22 de Março, a iniciativa é destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada, enquanto que no dia 23 de Março será para os alunos do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa.



domingo, 14 de março de 2010


A Câmara Municipal da Mealhada não quer ser vista nem como 112 nem como um intruso nas escolas, afirmou, no sábado, o presidente da Câmara, Carlos Cabral, na abertura do 2º Encontro com a Educação, que decorreu, durante todo o dia, no Cine-Teatro Municipal Messias, na cidade da Mealhada.
O autarca disse, na sessão de abertura, que foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, que a Câmara Municipal da Mealhada está e quer estar, na Educação, de corpo inteiro.
Carlos Cabral lembrou que a Câmara Municipal da Mealhada foi das primeiras câmaras, a nível nacional, a aceitar a transferência de novas responsabilidades na área da Educação, e recusou, para a autarquia, o papel de “bombeiro”.
“A Câmara não quer ser vista nem como 112 nem como um intruso nas escolas. Queremos ser parte activa, no contexto da Educação, e estar sempre presentes”, afirmou Carlos Cabral, na presença do secretário de Estado, Alexandre Ventura, que esteve presente na sessão inaugural e aplaudiu a realização deste encontro, e da Directora Regional de Educação do Centro, Helena Libório, que acompanhou os trabalhos durante todo o dia.
Os Encontros com a Educação, na Mealhada, (este foi o segundo), são organizados pela Câmara Municipal.
São encontros anuais que pretendem, acima de tudo, promover a análise das questões relacionadas com o Ensino e promover o debate entre os diferentes intervenientes no processo educativo, procurando, deste modo, dar um contributo para a qualificação da Educação no concelho e no país.
Para os cerca de 250 participantes, a maior parte professores, este 2º Encontro com a Educação, foi preenchido com diferentes abordagens, por diversos especialistas, de temas actuais como Educação e a sexualidade, violência nas Escola e os novos desafios da Gestão Escolar.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Associação Maravilhas da Mealhada foi constituída

A Associação Maravilhas da Mealhada, que tem por fim promover e valorizar a marca “Água, Pão, Vinho e Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, foi formalmente constituída esta quarta-feira, dia 10 de Março. A associação será gerida por uma comissão instaladora, durante um prazo máximo de seis meses, que fica encarregue de proceder às acções necessárias para a sua constituição jurídica, entre essas a constituição dos seus órgãos sociais efectivos.

O futuro do projecto “Água, Pão, Vinho e Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” está entregue à nova Associação Maravilhas da Mealhada. Uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, que tem como fim a promoção e valorização da marca 4 Maravilhas e que, nesse âmbito, está habilitada, por exemplo, a organizar feiras e exposições alusivas ao projecto, bem como a comprar e vender produtos.

A comissão instaladora da Associação Maravilhas da Mealhada é composta pela Câmara Municipal da Mealhada, através do presidente Carlos Cabral, um produtor de vinho, António Navega, e um empresário da restauração, José Rocha, ligados ao projecto deste o seu início.

Esta comissão terá como tarefa inicial convocar a primeira Assembleia Geral da associação para a eleição dos seus órgãos sociais efectivos, que são a Assembleia Geral, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal.

domingo, 7 de março de 2010

Bussaco finalista das 7 Maravilhas Naturais de Portugal

A Mata Nacional do Buçaco está no grupo restrito dos 21 sítios finalistas, do qual vão sair eleitas, no próximo mês de Setembro, as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A partir do anuncio desta short - list, feito ontem, pela organização do certame, a New 7 Wonders Portugal, o processo de escolha das 7 Maravilhas Naturais de Portugal é da exclusiva responsabilidade dos portugueses, que poderão votar nas suas 7 Maravilhas Naturais de Portugal por telefone, através de SMS ou na página de internet http://www.7maravilhas.sapo.pt.
A candidatura da Mata do Buçaco foi apresentada pela nova entidade gestora desta mata nacional, situada no concelho da Mealhada, a Fundação Mata do Buçaco, no fim do ano passado, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do Governo Civil de Aveiro, sendo, nesta fase final, a única candidatura do distrito de Aveiro em competição.
Também ao nível das regiões Centro e Norte, a Mata do Nacional do Buçaco é a única candidatura finalista na categoria Florestas e Matas, onde está, em competição directa, com a Serra de Sintra e a Floresta Laurissilva, da Madeira.
Tal como na fase anterior, quando passou a integrar o grupo dos 77 pré-finalistas, no passado mês Fevereiro, a Câmara Municipal de Mealhada mantém que a passagem da Mata Nacional do Buçaco à fase final o reconhecimento do valor paisagístico, arquitectónico e cultural que a Mata encerra e da justeza da aposta que está a ser feito na preservação, requalificação e valorização da Mata.


Como votar Bussaco
É simples, é rápido e pode escolher como quer votar. Escolha o que mais lhe convém:


1 ) Registe-se em http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/registo e vote Mata Nacional do Buçaco (está na primeira coluna a contar da esquerda, na categoria Florestas e Matas).
2) Envie um SMS para o nº 68933, com a mensagem "702".
3) Ou, se preferir, vote por telefone, ligando para o nº 760 302 702.

quinta-feira, 4 de março de 2010

“Penacova, o Mondego e a Lampreia” alerta para as condições de sobrevivência da espécie

“Penacova, o Mondego e a Lampreia” é o título do livro, da autoria de Fernando Correia, da Pampilhosa, e de Carlos Fonseca, de Penacova, que foi apresentado, no domingo, em Penacova


Depois de uma obra dedicada aos javalis, eis que esta dupla de biólogos dão à estampa novo livro, desta vez dedicado à lampreia, com o apoio da Câmara Municipal de Penacova.
Ao longo das suas cerca de 300 páginas, o livro oferece-nos uma caracterização do concelho de Penacova, aborda o património natural do Mondego, a evolução da lampreia em Portugal, os factores de ameaça e conservação, incluindo ainda algumas receitas gastronómicas feitas à base desta apreciada iguaria, nomeadamente do Chefe Hélio Loureiro.
Na cerimónia de lançamento do livro, o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, mostrou-se satisfeito com o apoio do município à obra que “vem defender dois dos maiores ícones do concelho de Penacova”. Na opinião do edil, “esta obra vem contribuir para o conhecimento mais profundo do Rio Mondego, por um lado, enquanto por outro vem defender a maior embaixadora da gastronomia penacovense, a lampreia”.
Bernardo Quintela, investigador do Centro de Oceanografia, centrou-se, por sua vez, no ciclo de vida da lampreia, enquanto que Pedro Raposo Almeida, professor auxiliar da Universidade de Évora e investigador do Centro de Oceanografia, abordou os factores de ameaça e conservação da espécie, sublinhando que “a destruição de habitat resultante, sobretudo da construção de barragens e outros obstáculos que impedem a progressão destas espécies para montante, é um dos factores que mais tem contribuído para a diminuição drástica das suas populações”.
“A recuperação da população de lampreias do Rio Mondego depende da construção da famigerada passagem para peixes no Açude-Ponte em Coimbra, uma infra-estrutura projectada há 10 anos que minimizaria um problema com perto de três décadas, duplicando a área de habitat disponível para esta espécie na bacia hidrográfica do Mondego”, sustentou aquele especialista, que ao longo dos últimos 10 anos se tem dedicado a estes assuntos e a lutar pela melhoria das condições de sobrevivência das lampreias.
“Este livro começou com a lampreia e desdobrou-se em três actos”, explicou Fernando Correia, um dos autores do livro, acrescentando que o livro “ajuda os munícipes de Penacova a terem outra perspectiva sobre o património que aqui têm”.
“Não é uma banda desenhada da ciência, mas em muito contribuirá para atrair outros públicos”, referiu ainda o biólogo e ilustrador científico da Pampilhosa, deixando uma série de agradecimentos, nomeadamente ao anterior e actual executivo da Câmara de Penacova.
Carlos Fonseca, por sua vez, deu conta da sua satisfação por estar a apresentar um livro seu no seu concelho e confessou-se “surpreendido com o resultado final do livro”.

“Vamos devolver o Carnaval à Bairrada”

O Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada é motivo de uma petição na Internet, que para já reúne mais de 170 assinaturas, desde o passado dia 19 de Fevereiro. Os signatários defendem um género de regresso ao passado, com o corso a voltar ao centro da cidade. Confrontado com a petição, o presidente da Associação do Carnaval desafia os peticionários a candidatarem-se ao órgão que dirige, enquanto que os líderes das escolas de samba consideram que a evolução do Carnaval não permite que o mesmo regresse ao centro da cidade


A petição, que apareceu na Internet a 19 de Fevereiro (http://www.peticao.com.pt/carnaval-bairrada) já reunia 173 signatários ao princípio da noite da passada segunda-feira, baseada no facto de trazer de volta “aquele Carnaval realizado no centro da cidade, com a verdadeira pipa de vinho da Bairrada, aquele Carnaval em que existia uma perfeita interacção e harmonia entre o público e os participantes, aquele Carnaval dos Bailes ou seja o verdadeiro Carnaval da Bairrada”.
A petição, que pede ao internauta para assinar se for favor da mudança do local de realização do Carnaval da Bairrada para o seu local de origem, ou seja o centro da cidade da Mealhada, foi dinamizada por Rui Silva, que diz estar disposto a enviar a petição à Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) e à Câmara Municipal da Mealhada.
“Antes de fazer isto consultei vários amigos que partilham da mesma opinião, por isso acabaram por me dar mais força para avançar”, começou por destacar Rui Silva, que diz ser participante no Carnaval da Mealhada desde criança, tendo deixado de participar “curiosamente no ano a seguir ao da mudança de local para o outro lado da linha do caminho-de-ferro”.
De acordo com este entusiasta de um novo figurino de Carnaval, “não é só a mudança de local que se pede, mas sim um sem número de melhoramentos, a começar pela própria marca “Carnaval da Mealhada” que não têm sabido promover”, frisou.
Rui Silva, que diz ter participado no grupo Cacique, que mais tarde se fundiu com o Batuque, recorda que fez parte integrante dos desfiles até que os mesmos passassem para o que é agora o chamado Sambódromo Luís Marques. “Coincidência ou não, a partir desse momento perdi a vontade de participar activamente no carnaval”, disse.
Explicando a tomada de posição que tomou em relação ao actual figurino do Carnaval, o jovem mealhadense impulsionador daquela petição frisou que “não devem ser só os motivos meramente económicos e/ou de logística, embora esses também sejam discutíveis, que devem contribuir para que a grande festa da Bairrada perca a sua identidade e comprometa anos de tradição de Carnaval realizado no centro da Mealhada” e “não na zona desportiva, que é um local frio, sombrio, ventoso e sem mística”.
Segundo Rui Silva, o Carnaval realizado no centro da cidade tem um impacto diferente nos participantes e no público, pois “estar dentro do recinto de Carnaval era como estar numa feira popular com muitos outros motivos de interesse”, diz, assegurando que em relação aos participantes, a principal diferença era “o calor humano e a interacção com pessoas que nas ruas era bastante diferente”.
“Neste parque de diversões que é o Carnaval no centro da Mealhada poderiam ser incluídas ainda actividades promocionais (…) a promoção da marca Carnaval da Bairrada”, sustenta Rui Silva, concluindo que “existe um défice de qualidade e criatividade na defesa e promoção da marca Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada”.

Bombeiros da Mealhada em assembleia-geral

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada vai reunir em assembleia-geral ordinária, no próximo dia 25 de Março, pelas 20h30, no auditório da associação, na Mealhada.
Da ordem de trabalhos fazem parte dois pontos, o primeiro dos quais tem a ver com a discussão e votação do Relatório e Contas de gerência de 2009 e parecer do Conselho Fiscal, seguindo de informações.
Se à hora indicada não estiverem presentes, pelo menos, metade dos associados, a assembleia funcionará 30 minutos depois com qualquer número de sócios presentes.

2º Encontro com a Educação na Mealhada

O Cine-Teatro Municipal Messias vai receber, no próximo dia 13 de Março, o “2º Encontro com a Educação”. Um evento realizado pela Câmara da Mealhada, que pretende promover a análise e o debate entre os diferentes intervenientes no processo educativo, procurando ser, assim, um contributo para a optimização da educação no concelho e no país. “Educação para a Saúde”, “Educação para a Cidadania” e o “Novo modelo de gestão escolar” vão ser os temas em reflexão neste fórum, que tem início marcado para as 8h00 com a recepção aos participantes e o encerramento previsto para as 17h30.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Pedro Castanheira vai “voar” em Águeda com o Mealhada Moderna


Pedro Castanheira, o jovem piloto de motocross da Vacariça (Mealhada) vai estar presente na abertura do Campeonato Nacional de Motocross, que se disputa no próximo domingo (dia 7), no Crossódromo Internacional do Ginásio Clube de Águeda (GICA), organizado pelo clube em parceria com a Federação Nacional de Motociclismo (FNM).

Com o patrocínio do Jornal Mealhada Moderna e com a sua nova KTM, Pedro Castanheira está pronto a dar “gás” a toda a força e aponta que esta pode ser “a melhor temporada de sempre”

Águeda recebe a primeira prova do Campeonato Nacional de Motocross, nas categorias de Elite, Iniciados e Infantis (Taça Nacional).

Pedro Castanheira, com 18 anos, vai estar presente exibindo a sua nova KTM e contando com o apoio, entre outros, do Jornal Mealhada Moderna, que este ano decidiu apoiar o jovem piloto nesta competição.

Pedro Castanheira está disposto a competir em toda a linha em termos dos campeonatos regionais e nacionais de motocross, graças ao apoio que vai granjeando e graças também à “excelente” forma física que diz ter para enfrentar os quatro desafios, a começar pelo Campeonato Nacional de Motocross MX2 (júnior) a começar em Março, seguindo do Campeonato Regional Norte MX2 (elite), em Maio, O Campeonato Nacional de Supercross (Agosto) e o Campeonato Nacional de Motocross MX2, a começar em Setembro, para além de outra corridas extra-campeonatos.

Entre outros apoios, o Mealhada Moderna patrocinará o piloto e trará semanalmente às suas páginas os sucessos do jovem da Vacariça, que levará o nome do concelho e das suas freguesias até aos mais recônditos destinos onde se pratica a modalidade, como são os casos e Freixo de Espada à Cinta, Algarve e até Açores, entre muitas outras paragens.

Apostado em “fazer um campeonato limpo, sem lesões”, o jovem piloto espera ficar nos dez primeiros nas provas que concorre, apontando que não tem qualquer meta para o supercross, uma vez que “é a temporada de estreia, nunca participei e tudo pode acontecer”.


Motores aquecem em Águeda

Durante todo o dia, o Crossódromo do GICA vai receber várias provas, com o programa a começar às 9h00 com treinos livres, seguindo-se os treinos cronometrados oficiais, a partir das 11h00.

À Tarde, a 1ª manga do nacional de iniciados está marcada para as 14h00, com 15 minutos de prova e mais duas voltas.

Às 14h30 decorre a Taça Nacional de Infantis, com 10 minutos e duas voltas e às 14h55 a Taça Nacional de Infantis B, com 10 minutos e duas voltas.

Depois das 15h20 vai decorrer a 1ª manga do campeonato nacional de Elite, com 30 minutos e mais duas voltas.

Às 16h05 será a 2ª manga do campeonato nacional de iniciados, com 15 minutos e mais duas voltas, seguindo-se, às 16h35, a 2ª manga da Taça Nacional de Infantis (10 minutos e mais duas voltas).

Às 17h05 está marcada a 2ª manga da Taça Nacional de Infantis B (10 minutos e mais duas voltas) e às 17h25 terá início a 2ª manga do campeonato nacional de Elite, com 30 minutos e mais duas voltas.

O preço dos bilhetes são de 10 euros para os homens, enquanto as mulheres têm 50% de desconto, pagando apenas cinco euros.