domingo, 4 de julho de 2010

Lions portugueses recuperam pontes de madeira na Mata do Buçaco

Os Lions Portugueses entregaram ontem (02 JULHO 2010) um donativo à Fundação Mata do Buçaco (FMB) para custear a recuperação de duas pontes de madeira, uma no lago da Fonte Fria e a outra no Vale dos Fetos.
O donativo, no valor de 3.000 euros resulta de um acordo de parceria entre a Fundação Mata do Buçaco e os Lions Portugueses, intermediado pelo Lions Clube da Mealhada, na sequência da realização nesta cidade da festa de encerramento do programa anual “Eu Sou Vigilante da Floresta, e inscreve-se nas preocupações ambientais do movimento lionístico.
O cheque foi entregue, ontem, ao presidente da FMB, António Jorge Franco, pela presidente do Conselho de Governadores dos Lions de Portugual, Teresa Gama Brandão, durante uma cerimónia, no lago do Vale dos Fetos, testemunhada por diversos responsáveis nacionais do movimento lionístico, entre os quais o governador do Distrito Múltiplo 115 - Portugal, Gaspar Albino, pelo presidente da Câmara, Carlos Cabral, e por vários vereadores e outros autarcas do Município da Mealhada.
“Esta (a Defesa do Ambiente) é uma área onde gostamos de trabalhar”, assinalou Teresa Gama Brandão, lembrando as mais de duas dezenas de campanhas “Eu sou Vigilante da Floresta”, destinada a sensibilizar os mais novos para a importância das florestas, que os Lions Portugueses levaram a efeito nas últimas décadas, adiantando que “esta parceria com a Fundação Mata do Buçaco é uma boa maneira de terminarmos o ano lionístico”.
O presidente da FMB, agradeceu “esta preciosa ajuda dos Lions” e falou dos projectos de requalificação/valorização da Mata do Buçaco.
Por sua vez, o presidente da Câmara da Mealhada sublinhou que apesar da “falta de meios materiais e até humanos” com que a nova entidade gestora se debate, este pouco mais de meio ano de actividade da FMB demonstrou que “é possível dar alguma atenção à mata”.
“Quando aparece uma organização da sociedade civil, como os Lions, disposta a participar neste esforço de valorização da Mata do Buçaco – a nossa “jóia da coroa” – sentimos que já valeu a pena ter-se criado esta nova entidade gestora”, sustentou Carlos Cabral.
O donativo de 3.000 euros para a reconstrução das duas pontes de madeira, que se encontram muito degradadas, tem como contrapartida a afixação, em cada uma delas, de uma placa informativa com a inscrição “esta ponte foi reconstruída em 2010 com o apoio de Lions Portugueses”.