quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Condenado por cartas injuriosas ao presidente da Câmara

Um ex-técnico tributário da Mealhada acaba de ser condenado ao pagamento de mais de 4.000 euros de indemnização ao presidente da Câmara e à autarquia, num processo de injúrias e ofensas que remonta a 2008 e que teve desfecho na passa quinta-feira com o Tribunal da Mealhada a condenar o arguido ao pagamento daqueles valores.

Ver mais na edição impressa 380, de 23 de Fevereiro, onde poderá ler também:

- Bombeiros e doentes à beira de um ataque de nervos

- Sonae apoia reflorestação da Mata do Buçaco

- Filarmónica Pampilhosense elegeu novos corpos gerentes

- Ecosolluso prolonga Limpar Portugal

- Assinaturas crescem para “Salvar a Mata do Buçaco”

- Sumos Bussaco resistem 90 anos depois

Universidade Sénior da Mealhada já no próximo ano lectivo

A Mealhada poderá ter a funcionar uma universidade sénior, já no próximo ano lectivo. O projecto está a ser dinamizado pela associação CADES - Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, que já contactou a Associação de Aposentados da Bairrada e a Câmara da Mealhada para parceiros da nova escola, soube o Mealhada Moderna.

Veja mais desenvolvimentos na edição impressa desta semana

Mealhada reforça apoio ao idoso

Identificar as necessidades sociais da população idosa do concelho e elaborar um estratégia de intervenção articulada no seio da Rede Social da Mealhada, que minimize os factores de exclusão e potencie a integração social do idoso é o objectivo do Projecto de Apoio ao Idoso. A iniciativa partiu do Núcleo Executivo da Rede Social da Mealhada, o projecto foi criado pela Câmara Municipal, e foi apresentado e aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo Municipal.

Ver mais na edição 380.

Câmara da Mealhada aprecia traçado do novo IC3

A empresa Estradas de Portugal acaba de remeter à Câmara da Mealhada, para apreciação, o traçado do lanço Condeixa/Coimbra/Pampilhosa do Itinerário Complementar nº 3 (IC3), que integra no concelho um nó de ligação ao futuro IC2/IP3 e um troço de via com cerca de 1000 metros em perfil de auto-estrada, que irá entroncar numa rotunda a construir para estabelecer a ligação com a rede viária municipal, em Pampilhosa.

Veja mais na edição impressa desta semana.

Capa da edição impressa 380 de 23 de Fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Marcelo Rebelo de Sousa abre ciclo de conferências do Lions Mealhada

“Famílias com Alicerces” é o novo projecto do Lions Clube de Mealhada que visa a requalificação de habitações de famílias com menos recursos do concelho da Mealhada. Para reunir receitas para o projecto, o clube tem já a sua primeira iniciativa agendada para o dia 26 de Fevereiro, com a abertura de um ciclo de conferências, com Marcelo Rebelo de Sousa, que aceitou o convite do Lions Clube de Mealhada para abrir o ciclo de conferências que o clube vai promover tendo em vista a divulgação pública e angariação de contributos para levar a cabo a recuperação da casa de uma família com menos recursos do concelho da Mealhada, no sentido de proporcionar melhores condições de vida ao agregado familiar.

A conferência está marcada para o dia 26 de Fevereiro (sábado) e será proferida durante um jantar que terá lugar na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a partir das 20 horas.

Este projecto conta já com uma verba de cerca de 800 euros, angariada por três jovens (Sandrinha Lourenço, Afonso Bastos e Guilherme Lucas), que promoveram um show de moda com vista a apoiar a mais recente causa do Lions Clube de Mealhada.

O jantar com Marcelo Rebelo de Sousa é aberto a todas as pessoas que nele queiram participar, bastando para isso fazer a sua inscrição através do endereço electrónico familiascomalicerces@gmail.com, na Quinta dos Três Pinheiros ou pelos telemóveis 967607340 ou 914874197.

O jantar tem um custo mínimo de 20 euros, revertendo uma parte desse valor para o projecto.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Gás natural para Casal Comba e Vimieira

Começaram esta terça-feira as obras para a implantação do ramal doméstico para abastecimento de gás natural aos lugares de Vimieira e Casal Comba, depois da Câmara da Mealhada ter sugerido agora o investimento, uma vez que se preparar para avançar também com as obras de requalificação da zona central dos dois lugares.

Pampilhosa: Joaquim Tomé disposto a novo mandato na Filarmónica

O actual presidente da direcção da Filarmónica Pampilhosense, Joaquim Tomé, está disponível para se recandidatar no cargo nas eleições do próximo dia 20 de Fevereiro, confirmou ao Mealhada Moderna o vice-presidente e maestro da colectividade, Daniel Vieira, garantindo que na próxima quinta-feira os actuais órgãos sociais vão debruçar-se sobre o assunto logo a seguira à reunião de direcção marcada para aquele dia.

Clube Desportivo do Luso à beira do fim?

Para antigos dirigentes e outras personalidades com ligação ao Clube Desportivo do Luso (CDL), os incidentes dos últimos dias podem significar o princípio do fim da agremiação. Uma ordem judicial para deixar a sede que há anos ocupava no centro da vila, dada a falta de pagamento de vários anos de aluguer, espalhou a angústia no seio da grande “família” do CDL. Para muitos é o fim, mas outros há que ainda acreditam na recuperação do emblemático clube lusense.

Os dirigentes do Clube Desportivo do Luso (CDL) foram, recentemente, obrigados a despejar a sede, libertando-a para o senhorio por incumprimento no pagamento da renda (actualmente cifrada em cerca de 31 euros mensais). Ex-dirigentes, atletas e outros lusenses criticam o “estado a que chegou o clube” e consideram “vergonhoso” o facto da colectividade não ter fundos para pagar uma “renda mensal simbólica”.

Leia a reportagem completa na edição impressa Nº 379, de 16 de Fevereiro.

Mealhada: Ladrões de cobre pararam Alfa Pendular

A GNR da Mealhada deteve um homem de 23 anos, de Sepins (Cantanhede) por furtar cobre na Linha do Norte perto da estação da Mealhada, no passado domingo, disse fonte policial.

Segundo a mesma fonte, o detido em causa estaria acompanhado de outros dois indivíduos que se puderam em fuga, embora as autoridades tenham já a sua identificação. Os três suspeitos estavam a desmantelar fios cobre da CP, tendo cortado a fonte de alimentação do sistema de semaforização dos comboios, obrigando à paragem de uma composição (Alfa Pendular) que fazia a ligação Porto-Lisboa.

Capa da edição impressa 379 de 16 de Fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pão e leitão da Mealhada são candidatos às 7 Maravilhas da Gastronomia

O pão e o Leitão da Mealhada serão candidatos às “7 Maravilhas da Gastronomia Nacional”, uma iniciativa da “New 7 Wonders Portugal” que no passado já desenvolveu as “Sete Maravilhas de Portugal”(2007); “As Sete Maravilhas de origem portuguesa no Mundo” (2009) e “As Sete Maravilhas Naturais de Portugal” (2010). A candidatura mealhadense a duas das sete categorias (entradas e carnes) está a ser preparada pela autarquia, confirmou ao Mealhada Moderna a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro.

A Câmara vai candidatar o Pão da Mealhada à categoria de “Entradas” e o Leitão da Mealhada às “Carnes” no novo desafio da “New 7 Wonders Portugal”. O concurso nacional que elegerá as “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal” já tem inscrições abertas e decorrerá até Setembro deste ano, altura em que serão conhecidos os vencedores.

A Câmara da Mealhada, que para já confirma a candidatura destes dois produtos gastronómicos locais, sustentará em breve esta decisão que coloca o município de novo na corrida das “7 Maravilhas” depois de um brilhante resultado no anterior concurso “As Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, com a Mata Nacional do Buçaco a ficar entre as finalistas do país.


Esta nova iniciativa da 7 Wonders Portugal foi apresentada pelo ministro da Agricultura, António Serrano, na Casa do Campino em Santarém, no passado dia 7 de Fevereiro, exactamente na cidade onde serão anunciadas as Maravilhas em Setembro próximo.

Veja mais na edição 379 do Mealhada Moderna.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mealhada procura voluntários na área da saúde

O Banco de Voluntariado da Mealhada está a precisar de voluntários na área da saúde. "A necessidade já tinha sido identificada, mas torna-se agora mais premente com a solicitação feita pelo Hospital da Misericórdia ao Banco de Voluntariado", diz nota da autarquia, apontando que o hospital necessita de voluntários interessados em ajudar em áreas como o acompanhamento de consultas, o acompanhamento de doentes internados e a dinamização de actividades de ocupação dos tempos livres dos doentes.

Quem está interessado em prestar funções de voluntariado e gosta especialmente da área da saúde, tem agora uma oportunidade de colaborar com o Hospital da Misericórdia da Mealhada. Para tal, precisa apenas de inscrever-se no Banco de Voluntariado da Mealhada, preenchendo a ficha de inscrição disponível no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal e no site da autarquia, em www.cm-mealhada.pt, e indicando especificamente a sua área de interesse e sua intenção de colaborar com este hospital.

O Banco de Voluntariado da Mealhada é uma resposta social que a Câmara Municipal começou a implementar no início de 2010, com o objectivo de promover o espírito e a prática de voluntariado no concelho. Uma valência que se define como o “local de encontro” entre quem quer ser voluntário e as entidades que procuram e têm condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade. O Banco de Voluntariado faz assim a ponte entre quem quer ser e quem precisa de receber voluntários.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Finanças apresentam factura em vésperas de Carnaval

A Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) acaba ser notificada para o pagamento de uma verba próxima dos 10.900 euros pelas infracções fiscais cometidas antes de 2008, ao não pagar IRC e IVA sobre os eventos realizados, soube o Mealhada Moderna junto de fonte próxima do processo. A notificação das finanças, recebida na semana passada, diz respeito à falta de pagamentos de impostos, uma situação confirmada pela Inspecção Tributária de Aveiro que pôs a nu também as contas dos corsos carnavalescos de Estarreja e de Ovar.
Recorde-se que a auditoria às contas do Carnaval, pedidas pela Câmara também naquele ano, davam conta da mesma infracção arredando dos resultados qualquer conduta criminosa por parte dos promotores, mas confirmando a existência de matéria sujeira a contra-ordenações, exactamente pela ausência de pagamento de impostos.
Agora, fonte próxima do processo garantiu ao Mealhada Moderna que a ACB já apresentou a notificação à Câmara da Mealhada, que “adiantou” o pagamento desta infracção fiscal, que tendo esta justificação para pagamento, descontou a verba do bolo dos cerca de 90 mil euros do subsídio que a ACB tem direito este ano.
O Mealhada Moderna ouviu o presidente da Câmara da Mealhada que não fez comentários mas confirmou a existência daquele documento das finanças, assim como Fernando Saldanha, presidente da ACB, que corroborou a existência daquela notificação, preferindo não fazer muitos comentários sobre ao assunto, frisando apenas que “são coisas do passado que têm que ser pagas”, concluindo que “tudo vai ser pago, não ficará nada por pagar esta”.

Palácio "desclassificado" volta à Câmara 33 anos depois

O Palácio do Barão do Luso, um edifício do estilo arte-nova, que no centro da cidade alberga uma farmácia, um bar e uma agência bancária, esteve 33 anos para ser classificado como imóvel de interesse e agora voltou à Câmara para que esta reafirme agora a sua intenção de classificá-lo como “valor concelhio”.

Arranque dos Domingos na Mata

Um grupo de 15 participantes marcou presença na estreia da iniciativa “Domingos na Mata”, na Mata Nacional do Buçaco, no passado fim-de-semana. A visita orientada, que se prolongou durante toda a manhã, teve início junto ao Palace e contou também com a participação de algumas crianças, atraindo também os mais novos. “Árvores Monumentais” foi o tema desenvolvido no primeiro domingo de Fevereiro, nesta iniciativa dinamizada pela Fundação Mata do Buçaco, que para o próximo mês de Março está marcada para dia 6, sendo que o tema a abordar será “Essências e Aromas”. Recorde-se que à semelhança de outras, a flora do Buçaco é rica num conjunto de espécies cujas essências são a base de usos medicinais, condimentares e aromáticos. Além das autóctones, aqui se incluem espécies cultivadas e acarinhadas pelos monges Carmelitas Descalços, que delas usufruíam nas suas actividades.
As inscrições para esta iniciativa podem ser feitas para: domingosnamata@fmb.pt ou pelos contactos 931147020 ou 939200733
Os preços são de 15e euros por adulto e 5 euros para as crianças até aos doze anos, por inscrição prévia até à sexta-feira anterior, incluindo oferta de um mini-ecokit com vaso e sementes relacionados com a temática de cada passeio.
O valor da inscrição inclui entrada, de veículo ligeiro, na Mata Nacional do Buçaco.

Mais apoio para limpeza na Mata do Bussaco

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) informa que esta quarta-feira, dia 9, uma empresa de Idanha-a-Nova vai desenvolver uma acção de limpeza na mata, junto às Portas das Ameias, que vai abranger cerca de um hectare e que vai contar com a presença de uma equipa técnica e de uma equipa prática, com cerca de dez elementos, com o objectivo de controlo de espécies invasoras. Depois da Sociedade das Águas de Luso, vem agora a empresa Silvapor, de Idanha-a-Nova apoiar a FMB na limpeza da mata, o que para José Gameiro, sócio-gerente da empresa, vem “no seguimento da satisfação da curiosidade pelo que ultimamente tem sido feito na Mata do Buçaco, a minha empresa fez várias aproximações, participando em pequenas acções pontuais, nomeadamente de cedências de plantas, para acções de plantação, mas suficientes a que se possa comprometer com novas acções, pela confiança que a determinação dos seus responsáveis, mostra, em fazer algo de diferente e que me mereceu o meu total apoio e incentivo”.

Proprietário apanhou assaltante e chamou GNR

O proprietário de uma residência de Mogofores (Anadia) conseguiu capturar um dos dois assaltantes que invadiram os anexos da sua casa na madrugada do passado sábado, entregando o ladrão às autoridades, que entretanto já encontraram o outro suspeito. Ao ouvir barulho nos anexos de sua casa, o proprietário surpreendeu os ladrões quando estes se preparavam para furtar aquela divisão, tendo já forçado a fechadura. Um dos meliantes escapou e o proprietário imobilizou o outro até que chegasse a GNR, apresentando queixa de seguida.
Fonte policial garantiu, entretanto, que o detido, residente em Fermentelos (Águeda), tem 25 anos e antecedentes por furto e roubo, assim como o “ajudante” que se escapou naquela madrugada, que também está referenciado pelas autoridades por ilícitos do mesmo género.

Detido por posse de arma ilegal na Mealhada

A GNR da Mealhada deteve um homem de 32 anos, na passada sexta-feira, na posse de uma soqueira, considerada arma proibida. A detenção ocorreu às 18h00 no centro da cidade.

Resultados da Operação Noite Segura da GNR

À semelhança do que se passou a nível nacional, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia (Oliveira do Bairro, Anadia e Mealhada) integrou a Operação Noite Segura, tendo fiscalizado o trânsito e estabelecimentos comerciais entre as 23h00 de sábado passado e as 6h00 de domingo. Nos resultados desta operação, a nível local, fica o registo da fiscalização a seis estabelecimentos (um na Mealhada, quatro em Anadia e um em Oliveira do Bairro) para a detecção de armas ilegais, traficantes e consumidores de droga e cidadãos em situação irregular. Fiscalização feita junto de 19 estrangeiros, a GNR detectou duas situações irregulares, uma das quais uma cidadã brasileira, com o prazo de 20 dias para deixar o país, e um outro cidadão da mesma nacionalidade, que foi notificado para se apresentar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Em termos de droga, as autoridades identificaram três indivíduos na posse de haxixe, para consumo próprio, os quais foram alvo de autos para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência.
Na fiscalização rodoviária, a GNR fiscalizou 150 condutores ao abrigo daquela operação, fazendo 10 detenções, sete das quais por álcool superior a 1,20 g/l, uma por falta de carta de condução, uma situação de desobediência por não querer fazer teste de álcool e uma última situação que tinha a ver com um condutor que já tinha um mandato de detenção anterior por falta de pagamento de multa.
A GNR levantou ainda outros 24 autos de contra-ordenação por violações diversas do código da estrada.

Pai de juíza em prisão preventiva por matar ex-genro

Vai ficar em prisão preventiva a aguardar julgamento o homem que terá disparado sobre o ex-genro, na manhã do passado sábado, determinou o juiz de instrução do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Águeda numa longa audição ao arguido até ao princípio da noite desta segunda-feira.
Ferreira Silva, 62 anos e engenheiro agrónomo, é o principal suspeito da morte do ex-genro, Claúdio Rio Mendes, um advogado do Porto, de 35 anos, que foi baleado num parque de merendas da Mamarrosa (Oliveira do Bairro) quando fazia a visita semanal à filha, de quatro anos, no âmbito da regulação do poder paternal depois do divórcio com a filha do homicida confesso, a juíza Ana Carriço.
Discussões entre o advogado e a família da ex-mulher terão estado na origem do diferendo que acabou com o ex-sogro a puxar por um revolver e disparar à queima-roupa matando Cláudio Rio Mendes, na presença da filha, neta e outros familiares presentes.
Ferreira Silva abandonou depois o local, acompanhado dos familiares, informou a família do advogado do que tinha feito e entregou-se no posto da GNR de Bustos.
O crime ocorreu por volta das 11h30, altura em que o advogado se encontrou com a juíza naquele parque da Mamarrosa. O ex-casal tinha a correr em tribunal um processo de regulação paternal, sendo que a vítima por ora só poderia ver a filha quinzenalmente, durante uma hora.
Neste encontro, onde ambas as partes levavam testemunhas, o desfecho foi trágico como constataram a namorada de Claúdio e a sobrinha dela, assim como a filha do ex-casal, Ana Carriço e uma tia-avó.
Ferreira Silva terá disparado cinco tiros, dos quais três atingiram a vítima no peito e nas costas.
Cláudio Rio Mendes, de 35 anos, foi durante muitos jurista na Câmara do Porto. Ana Carriço é juíza na Comarca do Baixo Vouga, em Ílhavo.

Aposentados festejam Carnaval

A Associação dos Aposentados da Bairrada (AAB) vai levar a efeito o já tradicional convívio de Carnaval, que este ano terá lugar a 2 de Março, a partir das 14h30, nos Três Pinheiros, sendo subordinado ao tema “Do Entrudo ao Carnaval na Nossa Região. Génese da Mais Recente Manifestação Cultural do Concelho da Mealhada: O Seu Carnaval Luso-Brasileiro. O evento começa com a saudação da associação aos participantes, seguida da apresentação de um trabalho do presidente, Nuno Salgado, relacionado com a temática do convívio.
A festa continua com a projecção de fotografias referentes à história do Carnaval da Mealhada e apresentação, em figurino, de alguns fatos utilizados nos corsos. O convívio terminará com um baile seguido de merenda.
As inscrições, no valor de 12 euros, podem ser feitas até dia 23 de Fevereiro para os números 231 205546 e 918461558 (Nuno Salgado) ou 231 202 087 e 961229900 (Manuel Teixeira).

Mealhada com curso de atendimento ao cliente

O Instituto Português de Relações com o Cliente (IPRC) vai realizar no dia 11 de Março, pelas 9h00, na Biblioteca Municipal da Mealhada, uma acção de formação gratuita sobre atendimento. “Atendimento – a arte de encantar” visa sensibilizar os participantes para a importância do profissionalismo no atendimento e dotá-los de conhecimentos que permitam a excelência no atendimento ao cliente. Uma iniciativa promovida pelo IRPC e pela Câmara Municipal da Mealhada. O IPRC, no âmbito do projecto LAC – Atendimento Amigo do Cliente (selo que distingue os estabelecimentos com um atendimento de qualidade), está a promover uma acção de formação em atendimento, completamente gratuita, a realizar em seis distritos do país. Aveiro foi o primeiro, excedeu todas as expectativas e, como tal, pensou-se numa segunda edição no distrito. Ciente da importância desta acção, a Câmara Municipal contactou o IPRC e procurou trazer a iniciativa à Mealhada, para que os comerciantes locais, os actuais e futuros profissionais da área ou mesmo os curiosos possam usufruir desta aprendizagem.

Mealhada é Câmara UrbaVerde 2011

A Câmara Municipal da Mealhada aderiu à 7ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis, um fórum profissional de gestão das cidades promovido pelo Jornal Arquitecturas e pela Câmara de Cascais, que vai decorrer de 23 a 25 de Fevereiro no Centro de Congressos do Estoril. A UrbaVerde é o grande evento profissional da gestão das cidades. Um fórum que teve início em 2002 e que hoje é reconhecido pela sua qualidade expositiva e formativa, apresentando-se como um lugar de partilha de conhecimentos, experiências, estratégias e casos práticos de sucesso e um espaço de exposição de produtos, serviços e tecnologias das empresas que operam no mercado das cidades e que contribuem para o seu desenvolvimento mais sustentável.
Trata-se, pois, de um evento que dedica especial atenção à sustentabilidade ambiental e que se focaliza nas temáticas mais relevantes associadas ao mercado das cidades, entre as quais arquitectura bioclimática, construção sustentável, eco-urbanismo, eficiência energética, sistemas de reaproveitamento de recursos e mobilidade urbana. Uma excelente iniciativa para os profissionais que contribuem para a gestão do espaço público e que, por isso, marca a agenda de todos os que operam nesta área.
Ao longo das seis edições anteriores, muitos têm sido os municípios portugueses que se associaram ao grande fórum do mercado das cidades enquanto parceiros de excelência. Ciente da importância deste fórum, a Câmara Municipal da Mealhada decidiu aderir a esta 7ª edição, associando-se à iniciativa como parceira de divulgação.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Capa da edição impressa 377 de 2 de Fevereiro de 2010

Madrugada de assaltos na Mealhada

Duas casas comerciais foram assaltadas na madrugada desta segunda-feira no centro da Mealhada. Uma delas foi a Padaria Tropical, na Rua Costa Simões, onde foi furtada a máquina de tabaco e um plasma, numa operação relâmpago perpetrada por vários homens apoiados por duas viaturas. No restaurante Jardim de Sabores, a história foi diferente e tudo leva a crer que o furto terá sido levado a cabo de forma diferente e por outros meliantes.

O alarme soou na padaria por volta das 5h45 desta segunda-feira. A porta do estabelecimento foi arrombada e um grupo de 5 ou 6 homens, encapuzados, transportados em duas viaturas, carregaram a máquina de tabaco e um ecrã plasma. Esta foi a história que o Mealhada Moderna recolheu junto dos responsáveis daquele estabelecimento, entretanto confirmada pela GNR, que obteve depoimentos sobre o sucedido.

Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna.

Mealhada premiou o desporto concelhio

O Cine-Teatro Municipal Messias encheu por completo para receber a quinta edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada. A noite foi dos desportistas do concelho e a todos os outros que vão dando o seu contributo para o desenvolvimento do capítulo desportivo do município. A Gala nomeou uns e reconheceu outros numa pomposa cerimónia que recorreu à “prata da casa” para dar brilho ao evento. E conseguiu.

Atletas, treinadores, clubes, dirigentes, entidades ou personalidades, a noite foi para distinguir e reconhecer o trabalho de todos estes agentes em prol do desporto. Uma forma que a Câmara da Mealhada tem encontrado para agradecer o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área a nível concelhio.

Em tempo de contenção financeira, o evento foi este ano, conduzido por dois elementos da “casa”, Susana Oliveira e Luís Simões, justificando que afinal o brilho da Gala não deixou minimamente de cintilar com o “profissionalismo” desta dupla de apresentadores.

Conheça os vencedores da V Gala Desportiva na edição 377 do Mealhada Moderna

Mealhada: Curso de costura envolve 17 mulheres desempregadas

O curso de modelagem e costura para mulheres desempregadas, que teve início em Setembro passado no concelho da Mealhada, vai prolongar-se até Abril. As 17 formandas receberam na semana passada a visita da directora do Centro de Emprego de Coimbra, Cidália Pereira, da vice-presidente da Câmara da Mealhada, Filomena Pinheiro, e do vereador de Acção Social, Júlio Penetra, que as incentivaram a apostar na criação do seu próprio emprego.

O projecto remonta a Setembro do ano passado, quando 17 mulheres que se encontravam no desemprego, a receber o Rendimento Social de Inserção, decidiram abraçar o projecto e passaram a receber formação em modelagem e costura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nas instalações do Estádio Municipal da Mealhada – um espaço cedido pela autarquia, que foi totalmente equipado para essa finalidade. O curso arrancou, promovido e orientado pelas formadoras do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, do Centro de Emprego de Coimbra e da Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM).

Marcelo Rebelo de Sousa na Mealhada para conferência do Lions

Famílias com Alicerces” é o novo projecto do Lions Clube de Mealhada que visa a requalificação de habitações de famílias com menos recursos do concelho da Mealhada. Para reunir receitas para o projecto, o clube tem já a sua primeira iniciativa agendada para o dia 26 de Fevereiro, com a abertura de um ciclo de conferências, com Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite do Lions Clube de Mealhada para abrir o ciclo de conferências que o clube vai promover tendo em vista a divulgação pública e angariação de contributos para levar a cabo a recuperação da casa de uma família com menos recursos do concelho da Mealhada, no sentido de proporcionar melhores condições de vida ao agregado familiar.

A conferência está marcada para o dia 26 de Fevereiro (sábado) e será proferida durante um jantar que terá lugar na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a partir das 20 horas.

Veja mais na edição impressa do Mealhada Moderna