quinta-feira, 28 de julho de 2011

Capa da edição 402, de 27 de Julho, do Mealhada Moderna

Pampilhosa: Câmara ouve população para requalificação da baixa

A criação de uma nova via junto à linha de caminho-de-ferro, mais estacionamento, reorganização do trânsito, mais zonas pedonais, mais passeios e pavimentação de várias ruas são algumas das intervenções previstas no âmbito do plano de Requalificação da Baixa de Pampilhosa, cujo estudo prévio foi apresentado à população na passada quarta-feira, na sede da Junta.     

Conheça as obras previstas ao abrigo desta requalificação na edição impressa desta semana do Mealhada Moderna.

Curso de Empreendedorismo gerou dez ideias de negócios

Os 12 formandos que terminaram o curso de empreendedorismo promovido pela Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra deram a conhecer os seus projectos finais, na passada sexta-feira, dia 15, na Escola Profissional da Mealhada. “Creche A Pekenada”, “Artes e Letras”, “Faça Você Mesmo”, “HP Invenções SA”, “Coimbra dos Doutores”, “Centro de Ciência Viva de Mira”, “Arte em Si”, “Kimikida – Móveis em Cartão”, “Dom Sabor” e “Tuk Tuk no Buçaco” são os nomes das propostas apresentadas.

Leia mais na edição 402 do Mealhada Moderna.

Desemprego: Menos 100 inscritos desde Janeiro

Depois de fechar o ano passado e iniciar este ano com números próximos dos 710 desempregados inscritos, o concelho da Mealhada continua a registar uma diminuição dos números, de acordo com as estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Segundo estes dados, a Mealhada fechou o primeiro semestre de 2011 com 602 registos, menos 108 que em Janeiro.

Consulte os números na edição impressa nº 402 do Mealhada Moderna.

Bombeiros da Mealhada festejam 84º aniversário

Os Bombeiros Voluntários da Mealhada estão a celebrar o 84º aniversário. As celebrações começaram esta terça-feira com uma missa em memória dos bombeiros e membros dos órgãos sociais, já falecidos, e prosseguem domingo, dia 31 de Julho, de novo com o Hastear de Bandeiras, às 9h00, seguindo-se, às 11h30, a formatura geral na parada do quartel para a recepção às entidades convidadas. Ao meio-dia será feita a atribuição de Certificados, Medalhas e Capacetes, seguindo-se a inauguração de uma exposição de miniaturas de carros de bombeiros e bênção de viatura.

A exposição reune 1.500 miniaturas de veículos utilizados pelos bombeiros ao longo da sua história, pertencentes ao coleccionador senhor José Cruz, de Tábua. Esta valiosa e rara exposição, que tem sido apresentada em vários pontos do País, estará patente, gratuitamente, aos associados da AAB e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e ao público em geral, no salão nobre desta Associação, até ao próximo dia 15 de Agosto de 2011.

Eleições no PS: Socialistas da Mealhada “esmagaram” Assis

A grande maioria dos socialistas mealhadenses votou na lista de António José Seguro (86%) nas eleições directas para o secretário-geral do partido, na passada sexta-feira, tendo eleito, simultaneamente, os cinco delegados locais que participarão no congresso nacional do partido, em Setembro próximo.
Os socialistas mealhadenses foram chamados a eleger também os delegados ao XVIII Congresso Nacional, que decorrerá a 9,10 e 11 de Setembro próximo, numa lista única que obteve 115 votos, com 10 votos em branco. Foram eleitos Rui Marqueiro, Jorge Carvalho, Arminda Martins, Guilherme Duarte e Artur Dinis.

Leia mais na edição 402 do Mealhada Moderna.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Festejos de Sant’Ana nos dias 26 e 31 de Julho

Os festejos de de Sant’Ana, Padroeira da Cidade da Mealhada e Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, decorrem nos próximos dias 26 e 31 de Julho.
Do programa faz parte no primeiro dia, às 20h00, uma missa em honra de Sant’Ana e pelos directores já falecidos da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e irmãos.
No dia 31, às 17h00, há uma nova eucaristia, seguindo-se, às 18h00, uma procissão solene abrilhantada pela Filarmónica Pampilhosense.

Capa da edição 401, de 20 de Julho de 2011, do Mealhada Moderna

EB 2.3 da Mealhada venceu concurso nacional

A Escola EB 2, 3 da Mealhada venceu o concurso Escola da Energia, na variante Matemática Energia, tendo recebido um prémio correspondente a mil euros, nesta iniciativa da Galp e do programa Eco-Escolas.

Leia mais na edição impressa nº 401 do Mealhada Moderna

Metade das crianças do concelho da Mealhada são obesas

Quarenta e oito por cento das crianças que frequentam os Agrupamentos de Escolas da Mealhada e Pampilhosa têm obesidade e 23 por cento apresentam índices de pré-obesidade, o que se traduz em 137 obesas e 86 pré-obesas, apontam os números do Projecto Obesidade Zero, da responsabilidade da Plataforma contra a Obesidade, em parceria com a Câmara Municipal e o Centro de Saúde, divulgados este mês numa conferência internacional.

Mealhada Moderna registou ideias para salvar o país da crise

O Mealhada Moderna decidiu, esta semana, ouvir várias personalidades do concelho e da região com o intuito de recolher ideias para salvar o país da crise. Autarcas, líderes políticos, agentes económicos e outros que decidiram aceitar o desafio deixam pistas para travar o descontrolo das nossas contas públicas e apontam caminhos para a desejada retoma.

Veja mais na edição 401 do Mealhada Moderna

Mata do Buçaco com financiamento de três milhões de euros

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira o financiamento de três milhões de euros para Mata do Buçaco, destinados à protecção daquele ecossistema. A candidatura do Buçaco é uma das duas centenas de novos projectos ambientais na União Europeia contemplados com ajuda financeira. Em Portugal só dois projectos viram luz verde.

Leia mais na edição impressa do Mealhada Moderna desta semana

Mealhada Moderna oferece bilhetes para concertos da Expofacic

O Mealhada Moderna tem 40 bilhetes para oferecer para os concertos da Expofacic, que se realiza, de 22 a 31 de Julho, em Cantanhede. Para receber o seu bilhete (de acordo com a oferta disponível) para os concertos dos Xutos & Pontapés, FUNKYOU2, Morcheeba, Expensive Soul, Carlos do Carmo, Camané, Carlos Fauvrelle, James Blunt, Erick Morillo, Edir Ferrer, Rui Veloso e Rui Vargas, só tem que se fazer assinante do nosso jornal. Será atribuído um bilhete por assinante, de acordo com a disponibilidade de bilhetes existentes e em função da ordem de realização da assinatura.

Mais informações: 231 201 585 ou jornalmealhadamoderna@gmail.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Capa da edição 400, de 13 de Julho de 2011, do Mealhada Moderna

Carnaval: Sócios da Mangueira lançam homenagem a Michael Jackson

Está eleito o tema que vai fazer desfilar a escola vice-campeã nacional no próximo Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Os Sócios da Mangueira reuniram em assembleia-geral, este fim-de-semana para votar três temas que estiveram a concurso. “O Mundo que o Rei Conquistou, a Mangueira Eternizou – Michael Jackson o Rei do Pop”, foi o mais votado e será a “bitola” do próximo desfile dos “sócios”.

Leia mais na edição 400 do Mealhada Moderna.

Câmara não vai isentar Lusitaniagás de taxas municuipais

A Câmara da Mealhada decidiu na reunião da passada quinta-feira não isentar a Lusitaniagás da taxa municipal de ocupação do sub-solo, devolvendo o protocolo proposto pela empresa, excluindo a indicação de que a autarquia atribuía uma regime de isenção à empresa relativamente ao pagamento desta taxa. A situação foi defendida pelo presidente da Câmara, merecendo a unanimidade do colégio de vereadores.

Mealhada: Obras no centro da cidade condicionam trânsito

A obra de substituição da Passagem Hidráulica na Rua Dr. Américo Couto, na Mealhada, está já no terreno desde segunda-feira, dia 11, obrigando ao condicionamento do trânsito naquela artéria da cidade. O desvio de trânsito será efectuado por três fases e, ao todo, terá uma duração de 90 dias. A primeira fase (45 dias) compreenderá o corte de circulação apenas numa faixa de rodagem da Rua Dr. Américo Couto, implicando a circulação no sentido Este – Oeste (Estrada Nacional n.º1 – Hospital da Misericórdia da Mealhada).

Veja as alterações ao trânsito e conheça a obra na edição do Mealhada Moderna desta semana.

Censos: Mealhada não foge à regra bairradina e perde população

Os municípios da região perderam população nos últimos 10 anos, com Anadia a registar a maior perda, em mais de 7,5 por cento, contrastando com Oliveira do Bairro que viu a população residente a aumentar quase 9 por cento. A Mealhada seguiu a tendência bairradina tendo perdido em 10 anos cerca de 2 por cento da sua população. Os números são dos dados preliminares do Censos 2011 que mostram, por outro lado, um aumento do número de famílias, alojamentos e edifícios.  

De acordo com os dados preliminares avançados pelo Censos 2011, a Mealhada tem uma população residente de 20.340, dos quais 48.15% são homens e 51.85% são mulheres. Recorde-se que há 10 anos atrás (2001) a Mealhada tinha uma população de 20.571 pessoas, representando agora um decréscimo de 231 habitantes, uma redução na ordem dos 1,98 por cento.

Leia mais na edição 400 do Mealhada Moderna.

Luso: Corpo de intervenção deteve cinco suspeitos de roubo

Equipas do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Águeda e do Destacamento de Intervenção de Aveiro procederam à detenção de cinco indivíduos de nacionalidade romena, na manhã desta terça-feira, numa residência do centro do Luso, disse fonte policial.

Leia mais na edição 400 do Mealhada Moderna