terça-feira, 2 de agosto de 2011

Centenas de pessoas no funeral de Sérgio Ferreira

Foram centenas de pessoas que prestaram homenagem ao bombeiro Sérgio Ferreira, de 27 anos, que foi a enterrar no passado domingo, depois de ter sofrido um acidente na passada quarta-feira com três companheiros da corporação de Pampilhosa. Sérgio não resistiu aos ferimentos e perdeu a vida na passada sexta-feira. O funeral realizou-se no domingo e muitos foram aqueles que quiseram prestar a homenagem ao jovem soldado da paz. O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, foi um dos presentes.

Festa contida assinalou 84 anos

Apesar das ocorrências negativas das vésperas, com os vizinhos de Pampilhosa e pela perda também de um dirigente da sua direcção, a Associação Humanitária dos Bombeiros da Mealhada celebrou os seus 84 anos, com festejos contidos e de homenagem às duas figuras que faleceram na mesma semana. Tais acontecimentos chegaram a colocar em risco as comemorações depois de uma semana farta em acontecimentos trágicos ligados aos bombeiros do concelho. A bênção de uma viatura, a inauguração de uma exposição de miniaturas e distinções para alguns bombeiros forma momentos do aniversário.
A morte do jovem bombeiro de Pampilhosa e do dirigente dos bombeiros da Mealhada Carlos Ferreira, na mesma semana, chegou a colocar em risco as comemorações dos 84 dos Bombeiros da Mealhada, no passado domingo, com o presidente da direcção, Abílio Semedo, a referir mesmo que foram duas situações que obrigaram a “muita reflexão, muitas trocas de impressões no sentido de decidir se deveríamos ou não manter as comemorações”.
(notícia completa na ed. 3 de Agosto 2011)

2ª Mostra de Sabores e saberes em Ventosa

A Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro vai organizar a segunda edição da Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra, a realizar no largo do Areal, nos dias 26, 27 e28 de Agosto.

Câmara assegura alargamento de “zona crítica da cidade”

A Câmara Municipal da Mealhada chegou a acordo com o proprietário Bento Carvalho para o alargamento da actual viela transversal às ruas 25 de Abril e Dr. Costa Simões. Assim, uma das reivindicações mais antigas dos comerciantes da zona vai finalmente poder ser concretizada, diz a autarquia, acrescentando que “atendendo à disponibilidade manifestada pelo engenheiro Bento Carvalho, os técnicos vão agora proceder ao estudo e elaborar o respectivo projecto que irá conduzir à tão aguardada modernização”.
O alargamento da viela transversal à Rua 25 de Abril e à Rua Dr. Costa Simões não estava previsto no Plano de Requalificação da Mealhada proposto pela Câmara. Porém, no seguimento desta oferta do proprietário, que vai ceder gratuitamente ao domínio público o terreno necessário à intervenção, será agora praticável a ampliação daquela via, assegura a a Câmara.
“A autarquia agradece, mais uma vez, a disponibilidade demonstrada pelo engenheiro Bento Carvalho numa atitude cívica louvável que irá permitir o tratamento de um dos pontos mais críticos da cidade da Mealhada”, pode ler-se numa nota recebida da autarquia.

Associação de Carnaval recua e leva cinco escolas ao sambódromo

A Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) recuou na ideia de levar apenas quatro escolas a desfile na edição de 2012 do Carnaval, voltando a fazer sair no sambódromo as mesmas cinco escolas deste ano. A decisão foi tomada na última assembleia-geral, com a pressão dos associados para que a ACB não levasse por diante o corte, por questões de “justiça” apesar do orçamento se perspectivar mais reduzido para o próximo Carnaval.
À segunda tentativa, a ACB viu aprovadas as contas do último exercício, na passada quinta-feira, na assembleia-geral, apesar dos três votos contra e 11 abstenções, numa noite que continuou a ser marcada por reparos à forma como a direcção prestou contas aos seus associados. A ausência do relatório de gestão foi mote de uma acesa discussão, que terminou com a recomendação à direcção para que cumpra a lei e apresente tal documento em futuras prestações de contas.
(notícia completa na ed. 3 de Agosto 2011)

PCP volta à carga com questão do ramal ferroviário

O PCP da Mealhada, com o apoio de dirigentes da direcção regional do partido (DORAV) , desenvolveu na passada sexta-feira uma acção de contacto com a população, na Pampilhosa, depois da colocação de tarjas junto à estação local na defesa do ramal Pampilhosa-Figueira e protestar contra o aumento dos transportes, que consideram um “roubo ao bolso dos portugueses”.
António Neves, eleito local na assembleia municipal, que se fez acompanhar nesta acção por militantes e activistas do PCP, entre os quais António José Breda, para além de Cláudia Pereira e Miguel Viegas do Executivo da DORAV do PCP, disse ao Mealhada Moderna que esta acção vem “no seguimento daquilo que o PCP tem feito em prol da defesa do ramal ferroviário, colocando as tarjas e distribuindo à população o requerimento que os nossos deputados colocaram à Assembleia da República sobre o assunto”. Para o comunista mealhadense esta é “uma forma para sensibilizar a população, em especial os utentes dos caminhos-de-ferro que não vamos baixar os braços em relação ao ramal”.
(notícia completa na ed. impressa do MM de 3 de Agosto 2011)

Capa da edição impressa de 3 Agosto 2011