quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Capa da edição 408 do Mealhada Moderna, de 21 de Setembro de 2011

Antes: Junta lançou guia da freguesia

A Junta de Freguesia de Antes apresentou, na assembleia de freguesia da passada sexta-feira, o guia e mapa da freguesia, uma edição de mil exemplares para divulgar a toponímia, usos e costumes, história e outros aspectos locais.

Veja mais na edição 408 do Mealhada Moderna

Motocross: Piloto apoiado pelo Mealhada Moderna é vice-campeão

Feitas as contas da última corrida da temporada, Pedro Castanheira, piloto da Vacariça apoiado pelo Mealhada Moderna acabou o dia em 5º à geral, mas apesar disso, cumpriu os seus objectivos para esta corrida e conseguiu conquistar assim o vice-campeonato, tanto na classe elite (geral) como na sua classe (Mx2).
“Gostaria de agradecer em especial ao jornal Mealhada Moderna que me acompanhou durante estes dois últimos anos e também a todos os outros patrocínios que levaram este projecto para a frente e nunca desistiram, um muito obrigado”, referiu Pedro Castanheira, no final do campeonato.
Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna.

Bicicleta em destaque na Semana Europeia da Mobilidade

Todos aqueles que ainda conservam a sua velha “pasteleira”, ou outra relíquia a pedais, estão convidados a exibi-la, no próximo domingo, dia 25, pelas 10h00, no Jardim Municipal. É que este ano, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara da Mealhada decidiu destacar aquele ex-líbris no concelho, a bicicleta, que se assumirá como “rei” nas actividades municipais, incluindo um desfile alegórico e uma exposição/ feira de bicicletas, onde os proprietários podem mesmo aproveitar para fazer negócio. E por ser um meio de transporte de grande tradição, a preferência irá para os modelos mais clássicos.

II Passeio TT dos Bombeiros de Pampilhosa

Já está marcado para o próximo dia 6 de Novembro o II Passeio TT dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa, destinado à participação de jipes, motos e motos 4. A iniciativa destina-se a angariar fundos para a compra de uma viatura de combate a incêndios para a corporação pampilhosense.

Câmaras da Bairrada contestam intenções do Governo

O Governo, ao abrigo da reforma da Administração Local, quer cortar mais de metade dos cargos dirigentes nas câmaras e fala numa poupança do país, com esta medida, de perto de 40 milhões por ano. Na Bairrada, os presidentes de Câmara da Mealhada, Anadia e Águeda contestam estas intenções e referem mesmo que, na realidade, vai amealhar-se pouco com a medida, apontando que serão os municípios e os seus funcionários a sofrer com uma decisão “injusta”. Com a reforma a avançar, os autarcas bairradinos consideram que as estruturas das Câmaras vão ficar mais verticalizadas e o sistema pode vir a atrasar procedimentos. Do lado de Cantanhede e Oliveira do Bairro os comentários são mais contidos, com ambos os autarcas a falarem de medidas de redução já tomadas anteriormente pelos seus executivos.

Leia a reportagem completa com as reacções dos presidentes de Câmara da região, na edição impressa 408 do Mealhada Moderna.

Crise “sacrifica” Educação Ambiental nas escolas da Mealhada

As escolas do 1º ciclo do Ensino Básico da Mealhada não terão este ano lectivo a actividade de educação ambiental e cidadania como enriquecimento curricular. A Câmara, responsável por estas actividades extra-curriculares justifica a medida como de contenção de custos e lembra que privilegiou a continuidade das restantes (Inglês, música e expressão físico-motora).

Mais na edição impressa do Mealhada Moderna

Câmara insiste na aquisição das antigas instalações do IVV

A Câmara da Mealhada continua a pressionar o Estado para a compra das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no centro da cidade. O governo mudou e Carlos Cabral reiterou a intenção da autarquia para a aquisição daquele imóvel. Há cerca de duas semanas atrás, o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, esteve coma Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, transmitindo-lhe a “importância” daquele investimento, onde, para além de outros equipamentos, vai nascer o Centro Escolar da Mealhada, obra já com projecto concluído e financiamento à vista.

Leia mais na edição 408 do Mealhada Moderna.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Capa da edição 407, de 14 de Setembro de 2011

Rui Marqueiro anuncia candidatura à Comissão Política

O Presidente da Comissão Política Concelhia da Mealhada do PS, Rui Marqueiro, acaba de anunciar ao Mealhada Moderna que vai avançar com a candidatura à presidência daquela estrutura, nas eleições do próximo ano, para aquele que será o quarto e último mandato. Marqueiro, que acaba de ser eleito para a Comissão Nacional do Partido Socialista, diz ter conseguido reunir condições e apoio para continuar na concelhia mas não fala ainda de autárquicas, não arredando, no entanto, a hipótese de ser o próximo candidato à Câmara da Mealhada, remetendo o assunto para “mais tarde”.

Mais desenvolvimentos na edição impressa desta semana

Vacariça: Parecer diz que José Rosa pode perder mandato na Junta

O parecer, não vinculativo, que o presidente da Assembleia Municipal da Mealhada pediu à Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aponta que José Rosa pode perder o mandato de presidente de Junta de Vacariça se faltar às reuniões da Assembleia Municipal, órgão ao qual tem lugar por inerência e deixou de comparecer por litígio com a mesa daquele órgão.

Leia mais na edição 407 do Mealhada Moderna

Mealhada em grande no concurso Miss e Mister Bairrada

Bruno Castela (2º Mister) e Diogo Castro (Mister Comunicação Social) foram os dois mealhadenses galardoados na Grande Final Miss e Mister  Bairrada Glicínias Plaza 2011, que decorreu em Aveiro, no passado sábado, dia 10.
A nova Miss é de Oliveira do Bairro e chama-se Sandra Pereira, O título de Mister foi para Cantanhede, para Ricardo Matias. Estes foram os grandes vencedores desta edição, que marcou os 15 anos de evento e de vida da organização (Estúdio Marques), que desenvolveu esta competição pela beleza nos oitos concelhos pertencentes à região.

Notícia completa e foto dos vencedores na edição impressa do Mealhada Moderna desta semana, já nas bancas.

Requalificação da Zona Central da Mealhada com discussão e unanimidade

A abertura do concurso público para o projecto de Requalificação da Zona Central da Mealhada suscitou alguma discussão na última reunião de Câmara, com Arminda Martins a queixar-se de pouca informação sobre o projecto e o vereador da oposição Miguel Ferreira a sugerir investimentos do género para a Pampilhosa. Para a Câmara trata-se de uma obra necessária e cheia de oportunidade, uma vez que pode ser comparticipada até 85 por cento pelo Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Apesar de todas as opiniões contraditórias, o assunto acabou por ser votado por unanimidade.

Mais na edição do Mealhada Moderna desta semana.

Reunião de Câmara: IRS passou com voto de qualidade

O executivo Municipal da Mealhada decidiu-se pela manutenção do valor praticado no ano passado para as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da taxa de participação no IRS. Sem alterações para o ano económico de 2012 está também a derrama, que isentará de pagamento as empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros, com aplicação de um por cento nas restantes. Na votação a vereadora do PS, Arminda Martins, votou contra em toda a linha e os dois deputados do PSD só rejeitaram a proposta para o IRS, que obrigou o presidente da Câmara a usar o voto de qualidade para a aprovação da mesma. Arminda e o PSD queriam menos 2 por cento na participação do IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho, ou seja, o mínimo.

Notícia completa na edição 407 do Mealhada Moderna

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Feira dos Stocks: Comerciantes apostaram num fim-de-semana de rebaixas

Foram oito os comerciantes que aderiram à Feira dos Stocks da Mealhada, que decorreu no jardim municipal da cidade de 2 a 4 deste mês, numa iniciativa da Associação Comercial e Industrial do Concelho da Mealhada (ACIM), proporcionando aos clientes vários artigos a preços convidativos, na esperança de escoar stocks em fim de estação. A entidade organizadora esperava mais comerciantes e a Câmara aplaudiu o evento.

Capa da edição 406 do Mealhada Moderna, de 7 de Setembro de 2011

Roubo de cobre atinge monumentos da Mealhada

O busto em bronze do padre António Breda desapareceu na madrugada de sábado do monumento escultórico de uma das rotundas da Mealhada, no IC2, confirmou ao Mealhada Moderna fonte policial, que recebeu a denúncia de populares que deram conta do sucedido na manhã de sábado. Segundo apurámos, o monumento da rotunda do Baco também terá sido tentado assaltar, mas sem efeito. Na mesma madrugada a Mealhada foi infestada por actos de vandalismo no parque da Cidade e no Estádio Dr. Américo Couto.

Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna.

Liga dos Bombeiros: Rogério Silva candidato a secretário do Conselho Fiscal

Rogério Silva, presidente dos Bombeiros de Pampilhosa, é um dos quatro elementos do distrito de Aveiro que integram a lista candidata à Liga dos Bombeiros Portugueses. São quatro dirigentes e comandantes de bombeiros do distrito que fazem parte da lista liderada pelo comandante Jaime Marta Soares, candidata às eleições que irão decorrer no final de Outubro.

O actual presidente do conselho executivo da LBP, Duarte Caldeira, integra a mesma lista como candidato a presidente da mesa dos congressos.

Vacariça: Feira de Gastronomia promove convívio entre público e associações

Pelo terceiro ano consecutivo, o recinto da Feira do Travasso acolheu a Feira de Gastronomia da Freguesia de Vacariça, que mais uma vez juntou as associações da terra na dupla missão de angariar fundos e divulgar a gastronomia local. Durante o passado fim-de-semana muitos foram os visitantes que passaram pelo recinto para provar as iguarias, ver o artesanato local e até mesmo para assistir à animação musical do evento.


Leia a reportagem completa na edição 406 do Mealhada Moderna.

Lions Mealhada: Torneio “rende” mil euros para reconstrução de casas

O I Open de Ténis Lions Clube de Mealhada, realizado no sábado e no domingo, “rendeu” cerca de mil euros para o projecto de reconstrução de casas “Famílias com Aliceres”.
Segundo fonte da organização, inscreveram-se no evento 75 participantes, oriundos da Mealhada, Águeda, Coimbra, Figueira da Foz e Leiria, entre outras localidades.

Veja mais na edição desta semana do Mealhada Moderna.


Luso: População em massa na apresentação do estudo prévio

A Câmara da Mealhada levou os seus técnicos ao Luso para apresentar o estudo prévio e recolher propostas para a segunda fase da requalificação central daquela vila termal. A população apareceu e quase encheu o salão do casino, numa noite marcada por algumas críticas em relação à primeira fase da obra e pelas reivindicações da população que quer da autarquia um empurrão para uma série de outras propostas estruturais para a freguesia, nomeadamente ao nível da termas e da Mata do Buçaco.
Leia mais na edição 406 do Mealhada Moderna.