quarta-feira, 28 de março de 2012

Capa da edição 435 do Mealhada Moderna, de 28 de Março de 2012

Mealhadense Maria Malaguerra na Selecção Nacional

A nadadora mealhadense Maria Malaguerra da Costa, da equipa Cantanhedense/Oryzon Energias, foi convocada para a Selecção Nacional, para representar Portugal no próximo fim-de-semana, nos Campeonatos Multinations de Juvenis, que se disputam em Corfu na Grécia.
A convocação surge na sequência do desempenho da atleta nos Campeonatos Nacionais de Natação em Piscina Longa de Juvenis, que se disputaram na Póvoa de Varzim, no último fim-de-semana.
No máximo de 5 provas individuais que cada atleta pode competir por campeonato, a Maria sagrou-se Campeã Nacional nos 100, 200, 800 livres, 100 costas e Vice Campeã Nacional nos 200 costas. A atleta tornou-se na atleta mais medalhada nas provas individuais do torneio com 4 medalhas de ouro e 1 de prata.  

Reforma da Administração Local: Concelho unido contra agregação de freguesias

Os representantes da Câmara, assembleia municipal e Juntas de Freguesia da Mealhada são unânimes e afastam qualquer cenário de agregação de freguesias no concelho ao abrigo da Reforma da Administração Local, que o Governo tem em curso e que para a Mealhada, segundo a Proposta de Lei para a reorganização administrativa territorial autárquica, pode eliminar 25 por cento das suas freguesias, ou seja duas das actuais oito. Os presidentes de Junta contestam a proposta e recusam traçar qualquer outro cenário para o futuro do concelho e prometem estar na manifestação de sábado próximo, em Lisboa, para mostrar esse mesmo descontentamento. 

Conheça as reacções dos oito presidentes de Junta na edição em papel do Mealhada Moderna desta quarta-feira, dia 28 de Março

Água de Luso celebra 160 anos

A Água de Luso deu início às comemorações dos 160 anos da marca (1852-2012), numa cerimónia que decorreu na Vila do Luso, na passada quinta-feira, escolhendo o Dia Mundial da Água para o arranque das comemorações, que entre outros momentos, deu a conhecer o símbolo vivo da marca, numa surpresa para os presentes ao anunciar a septuagenária que deu corpo e rosto à imagem que ainda hoje é utilizada pela empresa.

Leia também a entrevista com Nuno Pinto Magalhães, da SAL, na edição em papel desta semana.

CDU debateu em Antes a “agregação/liquidação” de freguesias


A proposta do Governo para a agregação de freguesias “avançará contra a vontade do povo”,” é inconstitucional”, e pode ser o primeiro passo para a fusão de municípios, que “é o objectivo principal de tudo isto”. Estas foram algumas ideias de força de um debate organizado pela CDU, na passada sexta-feira, em Antes, que juntou autarcas e população para analisar a Proposta de Lei para a reorganização administrativa territorial autárquica. A noite acabou com o pedido de responsáveis daquele partido para que os portugueses “arregacem as mangas” e para que os mealhadenses, em particular, demonstrem o seu protesto na manifestação do próximo sábado em Lisboa.

A edição 435 do Mealhada Moderna dá a conhecer as várias posições do debate.

Casal Comba: I Mercadinho foi um sucesso

O Centro Social da Freguesia de Casal Comba organizou, no passado domingo, dia 25 de Março, mais uma iniciativa de angariação de fundos para o novo equipamento social. O "I Mercadinho" apresentou-se para vender uma variedade enorme de produtos caseiros, entre os quais, hortaliças, frutas, frutos secos, leguminosas, doçaria, salgadinhos, pão e bolos da Páscoa, tudo de excelente qualidade.

Leia mais na edição em papel numero 435 do Mealhada Moderna

quarta-feira, 21 de março de 2012

capa da edição impressa 434, de 21 de Março de 2012

“Não há Euros p’ra Ninguém" no Cine-Teatro Messias

“Não há Euros p’ra Ninguém” é um título com o qual muitos portugueses certamente se identificam. Uma típica revista à portuguesa que junta, no mesmo palco, o popular actor Octávio Matos, a atracção nacional Anita Guerreiro e a prestigiada actriz Natalina José, abordando uma temática tão actual quanto a situação que o país atravessa. Mas, o rol de actores não se esgota aqui e, a juntar ao já referido trio, surgem no elenco os nomes de Isabel Damatta, Paulo Oliveira, Ana Roque e Diogo Cruz.

Este é um espectáculo que prenuncia duas horas muito bem passadas, em que a alegria e a boa-disposição serão uma constante.O espectáculo está na Mealhada, no Cine-Teatro Municipal Messias, a 31 de Março, às 21h30.

A intercalar com as rábulas de humor que irão garantir momentos hilariantes, o espectador poderá ainda ouvir temas musicais bem conhecidos pelo povo lusitano, interpretados pela mais popular voz de nossos palcos, Anita Guerreiro.

Também Natalina José, outra cara bem conhecida do nosso teatro, foi escolhida para integrar esta revista à portuguesa, como actriz convidada e irá interpretar papéis ora de figura bem tradicional de nosso povo, ora de distinta dama de uma classe social aparentemente mais elevada.

Para repertório das actuações, o encenador e actor principal Octávio Matos procedeu a uma criteriosa selecção de um vasto conjunto de animados quadros de revista, tendo o cuidado de que os mesmos não abordem temas ou personagens ligados à política e quando tocada a “indispensável malandrice”, o seja mantendo a máxima dignidade.

Também, por se tratar de uma produção que contempla a entrada de crianças, conhecidas figuras de histórias infantis, como a “Alice no País das Maravilhas” e o “Capuchinho Vermelho”, são recreadas neste espectáculo.

Mas, como o povo português não resiste a quadros “malandros”, não foi esquecida uma rábula em que é abordada a atracção de um patrão idoso pela sua assistente e que promete suscitar gargalhadas durante a visita da personagem ao apartamento da funcionária.

Um espectáculo que pode ser reservado através dos telefones 231 209 870 e 231 200 980. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro Municipal Messias, das 14h30 às 18h30 e das 20h às 22h, de sexta-feira a segunda-feira.

Luso tem o maior Meu Super do país e criou 12 postos de trabalho


Já está de portas abertas o supermercado Meu Super do Luso. Uma aposta neste franchising com a Sonae, que permitirá a comercialização dos produtos Continente (e outros) com as promoções habituais da conhecida cadeia de retalho. A equipa que gere este novo espaço, composta por quatro lusenses, lançou-se na abertura daquele que é o maior Meu Super do país, que criou, para já, 12 novos postos de trabalho, que ao longo de todos os dias da semana estarão ao dispor dos clientes neste novo conceito de comércio, disponibilizando produtos Continente numa política de distribuição de proximidade.

A inauguração deste novo supermercado na edição 434 do Mealhada Moderna

Pampilhosa “luta” para segurar locomotiva


Um grupo de amigos e entusiastas pelo caminhos-de-ferro e pelo património histórico da Pampilhosa decidiu avançar com um movimento para assegurar a reabilitação e a permanência na freguesia da velha locomotiva BA 61. A recolha de assinaturas para pedir apoio da Câmara neste objectivo é para o grupo cívico a derradeira oportunidade para conseguir recuperar a degradada locomotiva para posteriormente exibi-la na freguesia, evitando que a mesma rume ao Entroncamento para a Fundação Museu Nacional Ferroviário. Da autarquia a ajuda até pode vir, mas o presidente da Câmara, que crítica a CP no processo, quer “responsabilizar quem deve ser responsabilizado”. E diz: “Não devemos ser patetas”.

Notícia completa na edição impressa 434, já nas bancas.

Antes: Convívio de ex-militares que prestaram serviço na Guiné

Está marcado para o próximo dia 7 de Abril o próximo convívio dos antigos militares que prestaram serviço na antiga colónia da Guiné. A Freguesia de Antes foi o local escolhido para o encontro, que terá concentração às 11h00, junto ao cemitério velho.
A iniciativa começa com a homenagem no cemitério velho onde repousam os restos mortais de dois filhos da terra Joaquim Ferreira da Fonseca (2 de Julho de 1972 - Moçambique) e Mário Fernando Martins Moreira (10 de Setembro de 1972 – Guiné). Haverá deposição de flores nas duas campas e um minuto de silêncio.

Leia mais na edição impressa 434 do Mealhada Moderna

EDP investiu 640 mil euros na Mealhada para assegurar qualidade

A EDP Distribuição investiu, só no ano de 2011 e em cumprimento do seu plano de investimentos, cerca de 640 mil euros nas infra-estruturas existentes no concelho da Mealhada, disse fonte da empresa.
De acordo com a empresa eléctrica, do montante investido, mais de 425 mil euros referem-se a investimento efectuado nas redes de alta tensão (AT), média tensão (MT), baixa tensão (BT) postos de transformação (PT) e iluminação pública (IP) e cerca de 208 mil euros foram aplicados na manutenção dessas mesmas redes.

Mais na edição em papel numero 434.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Capa da edição impressa 433, de 14 de Março de 2012

PSD Mealhada: Vice-presidente critica liderança do partido

Depois das críticas de João Oliveira Pires, ex-vereador do PSD, à comissão política concelhia do partido, presidida por António Miguel Ferreira, num artigo de opinião, eis que somos surpreendidos a semana passada com ataques vindos do interior daquela estrutura, feitos por Álvaro Nogueira, vice-presidente da concelhia.

Álvaro Nogueira, na sua página pessoal do facebook, critica “as metodologias do ocultismo” seguidas pela comissão política concelhia e pelo seu presidente, alegadamente pela pouca transparência e clareza na divulgação dos resultados das eleições directas.

Álvaro Nogueira vai mais longe e faz ilustrar as suas duras palavras com uma fotografia de um palhaço.  

“Em tempos política, social e economicamente complexos o doutor Miguel apresenta mais um bom resultado! Voltámos ao "pontapé para a frente e fé em Deus", pode ler-se na página do membro da concelhia “laranja”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Capa da edição impressa 432, de 7 de Março de 2012

Pampilhosa: População indignada com coveiro

Alguns populares de Pampilhosa dizem estar indignados com a posição do coveiro que no passado sábado se negou a sepultar duas urnas em virtude da chuva intensa que se fez sentir. Ao Mealhada Moderna chegaram queixas dando conta da indignação na população pela atitude do coveiro, que só no dia seguinte terminou o serviço, ao sepultar os dois corpos que ficaram na capela dos respectivos cemitérios à espera de melhor tempo.

A história completa na edição em papel do Mealhada Moderna. Esta semana e sempre no seu quiosque ou em sua casa.

Bombeiros Mealhada: Nuno João nomeado para adjunto de comando

A 23 de Fevereiro passado foi homologada a nomeação para adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários da Mealhada do bombeiro de 3ª Nuno Filipe Ferreira Antunes João, depois de ter frequentado com aproveitamento o Curso de Quadros de Comando, que decorreu de 14 Janeiro a 12 Fevereiro de 2012.

Mais na edição 432 do Mealhada Moderna, de 7 de Março.

Mealhada com 144 pedidos de protecção de crianças e jovens



O ano de 2011 trouxe um aumento geral dos casos intervencionados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Mealhada, ao registar 144 casos para intervenção, aponta o relatório anual desta comissão, que destaca a preocupação, também, em relação ao aumento do número de casos que não chegam, ou demoram a chegar, ao seu conhecimento, “face aos preocupantes sinais de aumento do número de situações a que vai tendo acesso”.

Anadia lidera e Mealhada é o sétimo município médio mais eficiente do país

Anadia é o município de média dimensão do país com melhor eficiência financeira e a Mealhada ocupa a sétima posição, em relação ao ano de 2010, aponta o Anuário Financeiro dos Municípios da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), acabado de divulgar.

Anadia, que em 2008 ocupava o 13º lugar em termos de município de média dimensão, passava para o 2º lugar em 2009 e é em relação a 2010 o melhor município (médio) do país em termos de eficiência financeira, de acordo com o anuário da OTOC. 

Veja todos os indicadores na edição em papel do Mealhada Moderna, já nas bancas.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pampilhosa: Morreu Augusto Oliveira

Morreu, após doença prolongada, esta sexta-feira, dia 2, Augusto Oliveira. Residente na Pampilhosa, com 77 anos. Augusto Oliveira destacou-se como militante e dirigente do Partido Comunista Português
O funeral terá lugar este sábado, às 15h 30m, na Igreja de Pampilhosa.
Autarca e dirigente do partido, Augusto Oliveira colaborou com o Mealhada Moderna nas colunas de opinião.
Mais desenvolvimentos na próxima edição em papel, como sempre todas as quartas-feiras, nas bancas e em sua casa.