segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007




BIOCOMPOSTAGEM MOTIVA FORMAÇAO


As próximas acções de formação sobre biocompostagem vão decorrer, dia 2 de Março, nas escolas do 1º ciclo da Vacariça, Travasso e Pampilhosa nº 1 e também na escola de Lameira de São Pedro, que terá não só formação para os alunos, a decorrer das 16h às 18h, mas também para os encarregados de educação, das 18h às 20h. No próximo dia 9 de Março, será a vez das escolas EB1 de Barcouço e Cavaleiros.
A iniciativa, levada a cabo pela Câmara Municipal, visa sensibilizar os alunos do 1º ciclo para a importância da redução dos resíduos orgânicos e, sobretudo, para a necessidade de reutilizá-los, transformando-os num produto que poderá ser usado depois como fertilizante. “O que pretendemos é aproveitar aquilo que a Natureza produz, colocando os microorganismos a trabalhar para nós, de modo a transformar os resíduos orgânicos em produtos úteis para a agricultura”, explica o formador Nelson Martins, Engenheiro do Ambiente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Com estas últimas acções de formação, fica assim concluído o périplo pelas escolas do 1º ciclo do concelho. Uma iniciativa bastante participada, que despertou o interesse num número elevado de alunos. “Tem havido boa receptividade. Há alguns alunos que aceitam bem a ideia e parecem interessados em levar a prática para casa, outros não estão suficientemente sensibilizados, mas é uma questão de tempo”, avança Nelson Martins, acrescentando: “Estas acções têm faseamentos, há a fase de lançamento e a fase de lembrança. Há que criar uma dinâmica social”.
Uma iniciativa que surge na sequência da distribuição, feita pela autarquia mealhadense, de mais de duas dezenas de biocompostores pelas escolas do concelho e da formação dirigida a docentes e auxiliares de educação que decorreu, no passado mês de Setembro, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

Sem comentários: