sexta-feira, 23 de março de 2007

Plantadas 130 árvores no âmbito do Dia da Floresta

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, foram distribuídas 13 árvores pelos jardins-de-infância do concelho, foram plantadas 55 na freguesia do Luso e mais 62 na Zona Industrial da Pedrulha. Uma iniciativa da autarquia da Mealhada e da Junta de Turismo Luso-Buçaco, que pretende ser um gesto de sensibilização para o problema do aquecimento global do planeta e promoção da consciência ambiental sobre a temática. Afinal, sabe-se que uma árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante toda a sua vida e até dez quilos em cada ano.
Ao todo foram 130 árvores. Treze distribuídas pelos jardins-de-infância, para serem plantadas no recinto da escola, 55 plantadas na freguesia do Luso, numa iniciativa da Junta de Turismo Luso-Buçaco, e mais 62 plantadas na Zona Industrial da Pedrulha. Entre essas, encontram-se 20 que foram oferecidas pelo agente Artur Jorge Domingos Moutinho (representante da Companhia da Seguros “Liberty” na Mealhada), que se juntou à Câmara Municipal da Mealhada nesta iniciativa em prol do Ambiente.
Um acto a assinalar, já que é sabido que o dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo efeito de estufa e uma árvore absorve até dez quilos desse gás nocivo por ano. Ora, com esta iniciativa de plantação de árvores no concelho, a Câmara da Mealhada, a referida empresa parceira e a Junta de Turismo Luso-Buçaco possibilitam que 1300 quilos de dióxido de carbono sejam absorvidos até daqui a um ano e 130 toneladas do mesmo gás possam ser absorvidas durante os anos de vida das árvores plantadas.

Sem comentários: