quarta-feira, 23 de maio de 2007


Anadia

«Estrelas» políticas na «ante-estreia» do Cine-Teatro

O Cine-Teatro de Anadia, uma obra ainda não inaugurada, vai ter a sua «ante-estreia» nos próximos dias 28 e 29 de Maio. Por lá vão passar personalidades políticas como Eduardo Cabrita, Daniel Bessa, António Borges, Jorge Coelho ou Dias Loureiro, para participaram nas Jornadas Autárquicas, da iniciativa da câmara. O evento era para acontecer no Museu do Vinho, mas a elevada adesão «apressou» a abertura do novo Cine-Teatro local.
O Cine-Teatro de Anadia situa-se na zona Montouro, junto ao complexo desportivo de Anadia.
Este projecto surge da necessidade de substituir o antigo Cine-Teatro S. Jorge, em total degradação e com deficientes condições de segurança, bem como do cumprimento das novas regras de eliminação das barreiras arquitectónicas existentes.
O novo edifício tem uma implantação de 1182,00 m2 e uma área bruta de construção de 2180.00 m2, pelos quais estão distribuídos as áreas correspondentes ao sub-palco, arrecadações, depósito de material, instalações de apoio ao pessoal de serviço, sala de espectáculos, auditório, com capacidade total para 277 lugares que engloba a plateia e o balcão, sendo oito lugares reservados a pessoas com deficiência motora. A sala complementa-se com as áreas reservadas a camarins, palco, bar e instalações sanitárias, camarotes, régie, zona de foyer e as correspondentes instalações sanitárias.
Os amplos espaços existentes nas zonas do foyer e nalguns corredores e patamares dos pisos existentes, permitirão a realização de algumas exposições culturais.
Ao palco correspondem as dimensões de 13 m e 10 m na largura e profundidade, respectivamente, para 10 m de boca de palco e altura de 6,50 m.
O equipamento cénico a instalar, designadamente a mecânica de palco será inovadora, utilizando novas tecnologias de programação. O mesmo se propõe para a iluminação cénica, som e projecção.
Este novo edifício, surge como forma de diversificar a oferta cultural do Município de Anadia e da Região, «apostando numa programação cuidada e qualificada nas diversas áreas, que potenciem o Cine-Teatro como espaço cultural moderno e que promova com qualidade, o cinema, o teatro, os concertos e espectáculos, os colóquios, os congressos, as conferências e as exposições temporárias, entre outros», aponta a autarquia.

Sem comentários: