quinta-feira, 3 de maio de 2007

VIVEIROS DA MEALHADA
PERMUTA DE TERRENOS RECEBE LUZ VERDE
A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, na reunião do passado dia 27 de Abril, a permuta do terreno onde se encontra a Escola EB 2/3 da Pampilhosa com o espaço dos Viveiros Florestais. Uma aprovação que possibilita, assim, que seja agendada a escritura da permuta, para que o espaço dos Viveiros Florestais passe a ser, de vez, municipal, e possa finalmente ser reconvertido em Parque Urbano da Mealhada.
Os Viveiros Florestais da Mealhada estão cada vez mais perto de se tornarem propriedade da Câmara Municipal. Depois da autarquia ter negociado a permuta do espaço com o actual Governo, da proposta ter sido aprovada pelo Executivo da Câmara e, agora, pela Assembleia Municipal, só falta mesmo assinar a escritura, para que os Viveiros Florestais possam começar a ser reconvertidos num novo e imponente espaço verde, vocacionado especialmente para o recreio e lazer de toda a população.
O projecto prévio de reconversão dos Viveiros Florestais em Parque Urbano da Mealhada já está pronto e prevê a criação de uma praça central, uma área desportiva com apoio de balneários, uma zona vocacionada para jogos informais, espectáculos e outras actividades ao ar livre e, já de carácter mais pedagógico, a instalação de um Centro de Documentação e Educação Ambiental e de um jardim mediterrâneo com plantas autóctones. A praça será mesmo o epicentro de todo o espaço e, como tal, é lá que ficarão instalados os edifícios de apoio, de serviços e lazer, e uma zona de cafetaria/restauração, como elemento dinamizador do parque. Será também da praça que partirá uma rede de ciclovias e passeios amplos, que contornarão todo o espaço, fazendo a sua ligação ao centro urbano.
A reactivação da cavalariça existente e a criação de uma zona de picadeiro de apoio é outra das propostas apresentadas. O estudo contempla ainda um plano para o aproveitamento das árvores existentes e para a plantação de muitas outras, de várias espécies, entre as quais os limoeiros, laranjeiras, diospireiros e abrunheiros.
Um projecto que pretende transformar todo a área numa zona de recreio e lazer, criando, assim, o novo espaço verde de excelência da cidade.

Sem comentários: