IV Festival Internacional Dixieland
Ambiente apoteótico no encerramento
Muitos milhares de pessoas assistiram no passado dia 10 de Junho ao desfile de encerramento do IV Festival Internacional Dixieland de Cantanhede. Nem a perspectiva de uma tarde de chuva impediu a enorme afluência de público que se deslocou à Cidade para viver o ambiente entusiástico e vibrante criado pelas sonoridades daquele género popular de jazz.
Com a cidade inundada com as sonoridades fortemente ritmadas do género musical oriundo de New Orleans, terminou assim em apoteose um evento que, de 7 a 10 de Junho, tornou Cantanhede a capital do dixieland,. Ao longo de todo o percurso, as ruas de Cantanhede estiveram engalanadas com as janelas e varandas das habitações decoradas a preceito com colchas e bandeiras, criando uma atmosfera de festa popular que deu expressão ao enorme entusiasmo com o público aderiu à iniciativa.
Para além das bandas do festival, participaram na street parade as filarmónicas de Ançã e Pocariça, diversas associações, designadamente a classe de ballet da Sociedade Columbófila Cantanhedense, os grupos de dança da EB 2,3 da Tocha e da EB 2,3 de Febres, os grupos de dança jazz do Centro Norton de Matos de Coimbra e do Colégio de São José (Coimbra), bem como representações da Escola Municipal de Ginástica, do União Recreativa da Taboeira, do Clube União Vilanovense, do Grupo de Teatro Exprimental “ A Fonte” de Murtede, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e da Cooperativa Teatro dos Castelos, de Montemor-o-Velho. À cabeça do desfile um trem de grandes proporções rebocado por um camião será palco de diversos elementos de animação, seguindo-se cerca de três dezenas de quadros alegóricos de carácter diverso, entre bailarinas, gigantones, artistas circenses, charretes e vários exemplares raros de motos com side-car e de automóveis antigos.
Motivo de grande atracção foram também os pequenos carros de tracção animal a transportar pipos de vinho que a Adega Cooperativa de Cantanhede disponibilizou para oferecer à assistência. A partir de veículos idênticos foi ainda distribuída cerveja, por um dos grandes patrocinadores do festival, e produtos tradicionais como bolo de Ançã, broa com chouriço e tremoços.
Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, com o apoio de diversas entidades, o IV Festival Internacional Dixieland de Cantanhede, iniciativa de características inéditas em Portugal, contou este ano com a participação de dez bandas, seis das quais internacionais. Foram elas The Dockside Jazz Band (Bélgica), Always Drinking Marching Band (Espanha), Jurbena Jazz Band (Espanha), May Day Jazz Band (Holanda), Los Krokodillos (Espanha), Swiss College Dixie Band (Brasil) e as portuguesas Dixie Gang, Astédixie, Postcard Brass Band e Dixie Gringos.
Para além da street-parade, foram também momentos altos do festival os concertos que, todas as noites, se realizaram num grande espaço coberto instalado para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Antes dos espectáculos, o público teve oportunidade de apreciar algumas das mais representativas propostas da gastronomia regional nos espaços concessionados a um prestigiado restaurante do Concelho ou nas tasquinhas a cargo das associações concelhias. É que, paralelamente, decorreia no local a IX Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que registou ainda a presença de 74 artesãos provenientes de todo o País. O ambiente foi também aqui de festa, com as exibições das bandas dixieland e com a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.
Sem comentários:
Enviar um comentário