sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Iniciativa europeia

Mealhada na Semana da Mobilidade

O Município da Mealhada aderiu à Semana Europeia da Mobilidade 2007, subordinada ao tema «Melhores Ruas para Todos», e decidiu mesmo, este ano, alargar o período desta iniciativa. Assim, as actividades vão ter início hoje, e em vez de terminarem, como habitualmente, no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro, vão estender-se até ao final do mês de Setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade 2007 vai ter contornos diferentes, este ano, no Município da Mealhada. Durante 15 dias, a Rua Dr. José Cerveira Lebre vai estar encerrada ao tráfego automóvel (a partir dos CTT e até ao Jardim Municipal da Mealhada), e vai ser palco, juntamente com a Rua Costa Simões, de inúmeras iniciativas. O que se pretende é incentivar os munícipes a saírem de casa, a utilizarem meios de transporte não poluentes e a usufruírem da rua, sobretudo dos espaços dinâmicos, de entretenimento e lazer, que serão criados propositadamente para proporcionar o convívio entre os cidadãos.
Para além das inúmeras actividades que vão decorrer, durante o dia, nas ruas encerradas ao trânsito automóvel – entre as quais ateliers de pintura, painting-face, actividades desportivas e demonstrações de meios da GNR – a autarquia da Mealhada decidiu apostar ainda, este ano, na animação nocturna. Assim, todos os dias vão decorrer espectáculos de rua das 21h às 23h, que passam pela actuação dos mais diferentes grupos de música, do folclore ao samba, pela realização de jogos didácticos, pela dinamização de Actividades de Educação Ambiental ou partidas de futebol de rua no campo que será instalado no Jardim Municipal, em frente ao Tribunal da Mealhada. Outra novidade é o facto de, durante esse horário nocturno, o comércio estar aberto nestas artérias da cidade.
No Dia Europeu Sem Carros, dia 22 de Setembro, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, os mais novos poderão percorrer as ruas encerradas ao tráfego automóvel nos já conhecidos veículos «Go Pedal Karts» e desfrutar dos insufláveis que serão colocados no Jardim Municipal da Mealhada. Nesse dia, será ainda possível assistir-se a jogos de andebol e futebol de rua – cuja organização contou com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho – ou às actuações de diferentes ranchos folclóricos do concelho.
Porém, como já foi referido e ao contrário do que é habitual, a Semana Europeia da Mobilidade não terminará neste dia. Na Mealhada, a iniciativa vai estender-se até dia 30 de Setembro, com um forte programa de animação que terá início, todos os dias, às 10h e só terminará às 23h.
Nesse mesmo dia, 30 de Setembro, a autarquia preparou ainda uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial do Coração. Trata-se de um passeio de bicicleta pelo concelho, denominado «Venha pedalar pelo seu coração…», com partida marcada para as 10h junto à Câmara Municipal da Mealhada. As inscrições podem ser feitas nas Piscinas Municipais da Mealhada e Juntas de Freguesia.

Sem comentários: