sexta-feira, 23 de maio de 2008


2ª Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins

Portuguesas entram com o pé direito

O primeiro dia não podia ter corrido melhor para as duas equipas portuguesas que estão a participar no torneio. A equipa anfitriã, Hóquei Clube da Mealhada e o Fundação Nortecoop venceram os jogos contra as alemãs da Herringen e as francesas da Noisy, respectivamente. A actual campeã europeia, Biescas, venceu a formação do Mataró, enquanto o Voltregá goleou as francesas do Coutras.
Naquele que foi o jogo mais emotivo do dia, a formação da casa teve que puxar dos galões para levar de vencida a equipa germânica do Herringen. Apesar de chegar ao intervalo a ganhar por 2-0, o Hóquei Clube da Mealhada deixou-se surpreender ao sofrer dois golos de rajada logo no início da segunda parte. Levado pelo público, o colectivo mealhadense reagiu e conseguiu terminar a partida com uma vitória sem margens para dúvidas. O placard fechou com 5-2 para as locais. Salientando que o objectivo é chegar às meias-finais, o treinador do Hóquei Clube da Mealhada afirmou “que a equipa entrou com o nervosismo normal destas grandes competições, ainda para mais a jogarem a casa, mas que objectivo foi alcançado”. “Estar nas quatro melhores equipas da Europa era muito bom, dignificando o clube e a terra”, concluiu Diamantino Fernandes.
Foi com uma goleada à moda antiga que a outra formação portuguesa, a Fundação Nortecoope, cilindrou a congénere francesa CS Noisy, não deixando grande margem para dúvidas sobre a melhor equipa em campo. Apesar das francesas entrarem melhor no jogo e conseguirem chegar à vantagem, a formação portuguesa, actual campeã nacional, conseguiu inverter o marcador ainda no primeiro tempo. Relativamente ao segundo tempo, nada há a dizer. A Fundação assumiu as rédeas do jogo, geriu-o como quis e avolumou o marcador, que no final do encontro assinalou 8-1 para a equipa portuguesa. No final da partida, Paula Castro, capitã da Nortecoope, deixou uma mensagem clara: “Não viemos à Mealhada para participar, mas sim para ganhar o torneio”.
O primeiro jogo do dia foi, como se esperava, muito táctico e típico de início de torneio com o resultado final a ser reflexo de isso mesmo. A equipa que viajou desde Gijon, actual detentora do título em disputa, desde de cedo mostrou ser mais equipa e dominou o encontro durante quase todo o tempo de jogo. A “pequena” Maria Bartres, guarda-redes da Mataró, defendeu quase tudo o que havia para defender, excepto uma “bomba” de Natasha Suarez, a melhor jogadora em campo. A diferença mínima acaba por se aceitar como prémio para Maria Bartres que de pequena só tem o tamanho. Na segunda partida, o Voltregá entrou no ringue mealhadense para provar que é uma séria candidata à vitória final. O resultado de 4-0, frente à formação do Coutras, espelhou bem o desequilíbrio patente entre as formações e a ambição da equipa espanhola em levar para casa a Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins.

Sem comentários: