quarta-feira, 29 de julho de 2009

Desfile de animais recriam tradição antiga em Barcouço

No dia 25 de Julho, sábado passado, em Barcouço, enquadrado nos festejos em honra de S. Tomé decorreu uma tarde um pouco diferente.
Diziam os nossos pais e avós que S. Tomé é o protector dos animais. Daí em tempos que já lá vão…, os agricultores nesse dia levavam os animais a dar umas voltas à capela, localizada junto ao cemitério, para que esse santo os protegesse de qualquer maldade ou doença.
Foi precisamente pelas 15h30 que, no largo da farmácia, se reuniram cinco carroças, puxadas por burros e enfeitas a rigor com os respectivos donos e muitas crianças que fizeram a sua primeira viagem de burro, dois cavalos lindíssimos vindos de Cavaleiros e uma égua e o seu filhote, cujo proprietário é de Barcouço. Após a organização dos animais deu-se início ao desfile, até à capela do S. Tomé.
De uma forma descontraída e animada, os animais lá foram dar as suas voltinhas à capela, os dois cavalos à frente, os burros no meio e a égua e o filhote atrás. Claro que a cena teve a sua graça, pois a esplendorosa égua tinha que andar sempre escondida para que um dos cavalos da frente não lhe deitasse o olho, pois ao longo do trajecto tinha dado indícios de ser capaz de fazer uma cena amorosa na frente da multidão, que os acompanhava. Também os burros com comportamentos bem diferentes nos presentearam com ultrapassagens fabulosas. Para abrilhantar a festa, a música esteve a cargo do gaiteiro.

Sem comentários: