Entra hoje (dia 17 Agosto) em funcionamento a RTIC- Rede Telemática de Informação Comum – um instrumento que permitirá aos consumidores acederem, através da internet, à informação sobre o estado em que se encontram as reclamações efectuadas no Livro de Reclamações. Para tal, basta consultar o site rtic.consumidor.pt.
Os consumidores interessados em aceder à informação sobre o estado da sua reclamação deverão desde logo ter o cuidado de preencher correctamente todos os campos da folha do Livro de Reclamações, em especial o referente ao nº de bilhete de identidade/passaporte, uma vez que este dado, juntamente com o número da reclamação, é que irá permitir o acesso à informação na área reservada do site.
A informação sobre cada uma das reclamações efectuadas estará disponível a partir do momento em que cada uma das entidades receptoras de reclamações inicie a comunicação dos dados para a RTIC. A partir de hoje, as reclamações efectuadas nos estabelecimentos e enviadas à ASAE, ANACOM, ISP, etc, podem ser consultadas neste site.
No site rtic.consumidor.pt, o consumidor poderá ainda encontrar toda a informação útil relacionada com o Livro de Reclamações, incluindo legislação aplicável e links para as entidades reguladoras e de controlo de mercado que são competentes para tratar as reclamações.
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