segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PS vence e Felgueiras segura Junta da Mealhada

O PS quase conseguiu o pleno no concelho da Mealhada nas autárquicas do passado domingo, vencendo sete das oito freguesias e conquistando ao PSD um vereador, graças a um reforço de votação na ordem dos 12 por cento em relação a 2005 para a Câmara, totalizando 61,26 por cento contra os 27,61 do PSD.

Feitas as contas, Carlos Cabral foi reeleito para aquele que será o seu último mandato com uma maioria confortável de cinco para apenas dois vereadores do PSD.

Em termos da votação para a Assembleia Municipal, o PS conseguiu obter um resultado de 55,63 por cento (12 mandatos), contra os 30,62 do PSD (7 mandatos) e os 8,92 por cento da CDU, que elegeu dois representantes. Recorde-se que em 2005 o PS obteve 49,23 por cento dos votos.

Quanto às assembleias de freguesia do concelho, o PS conquistou ao PSD a Junta de Ventosa do Bairro, mantendo a presidência em outras seis, não conseguindo, no entanto, destronar José Felgueiras, que mantém a Junta da Mealhada como o único bastião dos social democratas no concelho.

Curiosamente, o PS venceu na Mealhada para a Câmara e assembleia municipal, não conseguindo a mesma tendência para a assembleia de freguesia.

Nos municípios vizinhos não houve grandes alterações eleitorais, com Litério Marques, em Anadia, e João Moura, em Cantanhede, a confirmarem a hegemonia social-democrata local. O mesmo cenário aconteceu em Oliveira do Bairro, com Mário João Oliveira (PSD) a conseguir uma confortável maioria frente ao regressado antigo presidente Acílio Gala.

Em Águeda, Gil Nadais (PS) foi reeleito.

Resultados nas Freguesias da Mealhada

Antes
PS - 61,22% (5 Mandatos)
PPD/PSD - 34,69% (2 mandatos)
PCP-PEV - 1,19%

Barcouço
PS - 50,28% (5)
PPD/PSD - 33,49% (3)
PCP-PEV - 2,13% (1)

Casal Comba
PS – 71,69% (7)
PPD/PSD - 18,28% (2)
PCP-PEV - 6,71%

Luso
PS 56% - (6)
PPD/PSD - 36,06% (3)
PCP-PEV - 4,9%

Mealhada
PPD/PSD - 47,16% (5)
PS - 40,9% (4)
PCP-PEV - 7,99%

Pampilhosa
PS - 65,96% (7)
PPD/PSD - 17,81% (1)
PCP-PEV - 12,12% (1)

Vacariça
PS - 69,91% (7)
PPD/PSD - 22,95% (2)
PCP-PEV - 4,11%

Ventosa do Bairro
PS- 60,23% (6)
PPD/PSD - 35,77% (3)

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que o Dr. Mano costuma fazer o "booting" ao seu pc? Ou será que lhe falta o time of delivery para a sua demissão? Senhor Gonçalo Breda Marques, como inteligente que é, devolva este senhor ao movimento "Pampilhosa a Sorrir" onde ele será por certo, um "supplier" de humorismo para todo o concelho, porque tem um "stockage" impressionante, à espera de saída num armazém da Pampilhosa. Ou será que está em "lockout" e não há "living standard"? No entanto, acho deverá guardar a mercadoria num "keep dry" para não apanhar bolor.
Como é um homem jocoso e que sabe dar entrevistas para os países da Commonwealth visitando muitas vezes a Marlborough House em Londres, importando o material para o nosso burgo, o que por vezes é um desastre, uma autêntica calamidade para todos sem exclusão.
Devo dizer que eu acredito plenamente neste paladino da democracia e na sua liberdade que é um facto espiritual.
Foi ele que me ensinou, com as suas notáveis oratórias na Assembleia Municipal que o ambiente democrático é o espaço aberto em que se pode pensar e agir da maneira mais correcta possível, discutir livremente e identificar os erros, corrigi-los – e tentar de novo.
A liberdade defendida pelo Dr. Mano Soares, permite a expressão natural do jogo de contrastes que enriquece a espécie humana, e é indispensável para que a ciência, de um lado, e a espiritualidade, de outro, possam florescer em paz. O sistema democrático não elimina as lideranças, mas torna-as flexíveis e transparentes. O impulso espiritual pela democratização é bastante claro desde Jesus e Sócrates, no Ocidente, e desde Buda e Lao-tzu, no Oriente e, agora, com as "british" frases do Grande Mestre do Oriente do Botão.
O seu conhecimento processual, ensina-nos a todos como executar as tarefas de se obter vitórias. Mano Soares é um verdadeiro apóstolo do combate do bem contra o mal e, por isso, possui a vantagem do conhecimento processual que pode envolver mais sentidos, tais como a experiência manual, prática em resolver problemas, ou a compreensão das limitações de uma solução específica. Assim o "know-how" pode frequentemente eclipsar a teoria.Resta acrescentar que o Dr. Mano Soares se esqueceu de comentar no MM o seu "low-profile".
A expressão inglesa low-profile está registada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa. Significa «que chama pouco a atenção», «discreto». As situações do uso deste anglicismo podem ser as mais variadas, mas é de prever que a expressão ocorra com a intenção de sugerir algum cosmopolitismo e modernidade do discurso, uma vez que o inglês é hoje visto como a língua da vanguarda tecnológica, da moda e da cultura em geral, seja ela popular ou mais académica.
Foi por isso que a entrevista do Dr. Mano Soares foi um autêntico "cocktail molotov" no seio do PSD- Carvalheira.

Anónimo disse...

Saramago diz hoje que a Biblia é um manual de maus costumes. Não foi o Carvalheira que dizia que tinha na mesa de cabeceira uma Biblia?
Está tudo explicado. Obrigado Saramago.