terça-feira, 17 de novembro de 2009

As melhores Vinhas da Bairrada 2010 a concurso


O Concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada” vai ter novidades na próxima edição, entre elas a criação de uma componente formativa, com vista a atrair uma maior participação de produtores e viticultores

Apresentado a 11 de Novembro passado, o sexto concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada”, organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), apresenta-se de “cara lavada” para cativar uma maior participação dos agentes da fileira, daí o incremento de algumas inovações, apresentadas por João Casaleiro, presidente CVB, que passam pelo destaque da componente prática e formativa, estando marcadas acções a desenvolver junto dos participantes tendentes à implementação de boas práticas a nível da viticultura bairradina, uma vez que “este concurso tem como propósito estimular e divulgar o que de melhor se faz na Bairrada em relação à cultura da vinha, na procura de fomentar uma matéria-prima de excelência”, explicou Casaleiro.
O concurso, que pretende também como mostra de práticas e resultados, promover o intercâmbio e confronto de ideias, espera conseguir que as parcelas candidatas sejam “autênticos mostruários de boas práticas agrícolas e promover muito especialmente a preservação do património paisagístico, valor que poderá contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento harmonioso e sustentado da região”.
Presente no lançamento desta iniciativa, Fernando Castro, da Confraria dos Enófilos da Bairrada, reconhecendo que “o sector não vive os melhores dias” apelou a "uma maior unidade no sector” e a uma “melhor qualidade, pois essa é um factor determinante para a subsistência do sector na região”.
Em nome da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, apontou que estas alterações introduzidas no concurso são o reflexo de “uma nova Bairrada que se está a viver e que aposta na qualidade”, destacando “as preocupações que os produtores têm revelado no sector”.
“Se as vinhas cuidadas trazem melhor vinho, trazem também melhores paisagens e aqui há que fazer a aposta no turismo”, frisou o vereador, concluindo que “é importante continuar a apoiar a vinha”.
O concurso “AS Melhores Vinhas da Bairrada” tem inscrições abertas. Os interessados podem formalizar a inscrição na Comissão Vitivinícola da Bairrada, até 31 de Março de 2010.

Sem comentários: