terça-feira, 3 de novembro de 2009

Millau e Mealhada: geminadas até 2010


O acordo de geminação entre a Mealhada e Millau (França) está mais perto que nunca. As datas previstas para a formalização do protocolo entre as duas cidades estão já acordadas, sendo em Setembro do próximo ano que culminará todo o processo, semeado pela Escola EB 2.3 da Mealhada e que passará a ter a “chancela” da autarquia

Na semana que agora terminou (entre 25 e 30 de Outubro) esteve na Mealhada uma delegação de treze membros da cidade de Millau (Midi-Pyrénées, França), dirigida pela professora Elsa Montrozier, presidente do “Comité de Jumelage”, constituído naquela cidade. Para além de conhecerem alguns lugares e de estabelecerem contactos com diversas entidades, o objectivo central desta visita foi uma reunião de trabalho com a Câmara da Mealhada, com vista ao acerto dos procedimentos e do calendário para a assinatura, pela Câmara e pela Mairie de Millau, do protocolo de geminação entre estas duas cidades.
A Câmara da Mealhada recebeu esta delegação na tarde da passada terça-feira, tendo-se realizado uma reunião de várias horas em que não só foram abordados os aspectos técnicos da geminação, como foram avançadas e debatidas” ideias importantes quanto a possíveis intercâmbios no campo escolar e de formação profissional, no campo cultural e turístico e ainda no campo empresarial, que poderão e deverão ser desenvolvidas com proveito para ambas as partes”, referiu José João Lucas, professor da EB 2.3 e um dos mentores deste acordo.
À semelhança do que já se concretizou em Millau, foram dados alguns passos para a criação na Mealhada de uma “Comissão de Geminação”, que, em articulação com a Câmara, programará e concretizará as várias iniciativas que “mantenham viva a chama da vontade de cooperação e de enriquecimento mútuos que este tipo de acordos potencia”, disse.
Assim, foram acordados dois momentos para a assinatura do referido protocolo, em Millau e na Mealhada: um em princípios de Abril e outro em finais de Setembro. “Este último terá uma importância de elevado simbolismo uma vez que, enquanto compromisso de amizade e de cooperação, decorrerá muito próximo do período das cerimónias do 2.º centenário das Invasões Francesas e do confronto bélico entre os exércitos português/inglês e francês”, lembrou aquele responsável.
Por outro lado, pela segunda vez, houve um encontro com os responsáveis do Museu de Conímbriga, de modo a ser preparado um protocolo de cooperação científica entre este e o Museu Municipal de Millau, em que se integram as Ruínas Romanas de Graufesenque, contemporâneas das de Conímbriga.
Recorde-se que os laços de amizade e de cooperação estabeleceram-se há cerca de cinco anos entre a Escola Básica dos 2.º e 3.ºciclos de Mealhada e o Lycée Jean Vigo e o Collège Marcel Aymard de Millau, com várias deslocações de grupos escolares entre estas duas cidades e respectivas escolas. Posteriormente, desenvolveram-se contactos e encontros, na Mealhada, ao nível de representantes das respectivas autarquias.

Sem comentários: