quarta-feira, 17 de março de 2010

Rui Marqueiro continua líder da concelhia do PS


Rui Marqueiro foi reeleito presidente da estrutura concelhia do Partido Socialista (PS) nas eleições da passada sexta-feira, onde se apresentou a sufrágio uma única lista constituída, na sua maior parte, pelos actuais responsáveis concelhios do partido. Marqueiro fala de uma lista “consensual” mas “forjada até chegar a este ponto”
O líder da concelhia foi reeleito com 61 votos num universo de quase 150 militantes em condições de exercer o direito de voto.
“Para uma única lista a votos foi um bom resultado, se tivermos em atenção que os militantes não votam quando não há disputas com mais listas”, reagiu Rui Marqueiro, frisando que o facto de haver apenas uma única lista candidata aos órgãos concelhios do partido é o resultado da “unidade, forjada depois dos confrontos que existiram no partido, que permitem agora que estejam todos de acordo, em uníssono”. “A unidade foi forjada, trabalhada, mas não caiu do céu, resultou sim desse trabalho de confronto de ideias para a atingir”, concluiu o responsável máximo do partido no concelho.
Segundo Rui Marqueiro, na origem da lista única colocada à apreciação dos militantes, na passada sexta-feira, esteve “um repto do secretariado do partido, que levou o assunto à comissão política e foi aceite”, daí ter-se afigurado “uma lista única que congregasse as sensibilidades e os pontos de vista dos militantes”. O resultado foi a reeleição de, praticamente, toda a equipa anterior, à excepção de “um ou outro elemento que não continua por razões pessoais”, ou por outras razões, como é o caso do actual presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, Miguel Felgueiras, que está na comissão política por inerência do cargo, deixando uma nova vaga para outro militante.
Entre outras tarefas, os órgãos agora eleitos, terão pela frente as eleições para a distrital, o congresso nacional do partido e as próximas presidenciais.
Entre os votantes da passada sexta-feira esteve Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, que ao Mealhada Moderna rejeitou a existência de qualquer “desaguisado” no partido, quer actualmente, quer no último período pré-eleitoral, regozijando-se pela solução de consenso encontrada para as eleições da última sexta-feira.
“O que houve no partido foram opiniões diferentes e não desaguisados” e “paz sempre houve e continua a haver no PS Mealhada”.

José Rosa fora da concelhia

Entre os nomes que não continuam nos órgãos do partido está o de José Rosa, presidente da Junta da Vacariça, que em Abril do não passado - recorde-se - devolveu o cartão ao partido, em protesto contra o facto de António Jorge Franco ter ficado fora das listas para as autárquicas de 2009.
Naquela altura, o autarca justificava a decisão, acusando que “houve interesses pessoais que foram defendidos em detrimento do ideal socialista e dos interesses do concelho”. Mesmo sem cartão de militante, o autarca recandidatou-se e ganhou a Junta, mas não foi agora reconduzido nos órgãos locais do partido por não ser mais militante.

Sem comentários: