domingo, 6 de junho de 2010

Feira do Artesanato e Gastronomia na Mealhada


O melhor do artesanato e da gastronomia local, com destaque para a água, o pão, o vinho e o leitão (as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada), a par de muita música popular, animação e artes tradicionais diversas, vindas de outros pontos do país, é o que oferece a XII Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho da Mealhada, que abriu no sábado ao público, no Jardim Municipal da Mealhada e envolvente da Câmara, onde vai decorrer até 13 de Junho.
Entre a meia centena de expositores inscritos, mais de 40 são artesãos (cestaria, estanhos, tanoaria, bordados, rendas, etc…), e, ao nível da gastronomia, não faltarão as tasquinhas com os negalhos, a chanfana e o bacalhau, além do arroz-doce, do leite-creme e da aletria, sem esquecer a água, o pão, o vinho e o leitão.
Apesar da crise, o certame deste ano segue o figurino das edições anteriores, se bem que com uma aposta mais acentuada, ao nível da animação, na música popular portuguesa (fado, grupos folclóricos, fanfarras, filarmónicas, gaiteiros, adufeiras, etc…)
Entre as novidades, destaque para o desfile de gaiteiros à moda antiga (no dia 12), o Evento Nacional de Marcha e Corrida e o Torneio Distrital de Futebol de Rua (domingo, dia 6 Junho), bem como o I Concurso de Flipbook.
Durante o certame assistir-se-á, já na 2ª feira, dia 7, ao arranque dos trabalhos de decoração dos 10
porquinhos que vão integrar primeira Pig Parade 4 Maravilhas da Mealhada, que está anunciada para o mês de Julho.
De resto, à semelhança de anos anteriores, o programa inclui a prova “3 Milhas da Mealhada” e o Torneio de Ténis Feira de Artesanato e Gastronomia.
“Este sim é um certame que já entrou na tradição do Município”, sublinha o presidente da Câmara, Carlos Cabral, afirmando esperar que a Feira de Artesanato e Gastronomia continue a ser “ponto de encontro e local de convívio” das gentes do Município da Mealhada e dos municípios vizinhos.
Na mesma linha de pensamento, a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, sublinha que Feira de Artesanato e Gastronomia, sendo já “um evento de referência” no concelho, visa, sobretudo, “promover o convívio e os intercâmbios e estreitar os laços entre as freguesias do concelho”.
O orçamento da Feira de Artesanato e Gastronomia deste ano ronda os 40 000 euros. Valor em tudo semelhante ao de edições anteriores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem só ter gasto isso, mas a qualidade da animação era tal que não parava por lá ninguém...