O júri da 4ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNVE) atribuiu, no dia 10 de Junho, ao “Porto Messias 40 anos” um dos 11 Prémio Prestígio desta edição, tendo atribuído um Prémio de Ouro ao vinho “Casa de Sarmento Maria Gomes Branco” (2009), para além de vários outros prémios que arrecadaram estes e outros produtores da região.
O vinho “Quinta da Lapa Reserva” de 2008, produzido pela Agrovia S.A., Quinta da Lapa, foi o grande vencedor do concurso ao conseguir o prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) que distinguiu o melhor vinho entre os mais de 700 que se candidataram.
O Prémio Prestígio foi este ano atribuído a onze vinhos, entre os quais o Porto Messias 40 anos (Sociedade Agrícola e Com. Vinhos Messias S.A.).
Na categoria Ouro foram ainda atribuídas 50 medalhas a vinhos tintos, brancos, generosos e licorosos, entre os quais o branco “Casa de Sarmento Maria Gomes Branco 2009”, da Casa de Sarmento S.A. e tinto “Baga-Touriga Nacional 2008”, da Quinta do Ortigão Sociedade Agroturistica Lda.
A medalha de prata foi atribuída a 115 vinhos, nomeadamente tintos, rosés e brancos, coma Bairrada a marcar presença, novamente com a Casa de Sarmento e o vinho “Casa de Sarmento Tinto Regional Alentejo 2008”, o vinho tinto “Dados 2008”, das Caves Messias, o tinto “Quinta do Cachão Grande Escolha 2007” (Messias S.A), o tinto “Quinta dos Abibes 2008” (Quinta dos Abibes), tinto “São Domingos – Reserva 2007” (Caves do Solar de São Domingos S.A) e o branco “Volúpia 2009”, igualmente das Caves do Solar de São Domingos.
A edição deste ano recebeu mais de 700 vinhos a concurso, de 247 produtores provenientes de todas as regiões do país. Um júri composto por 250 quase enólogos e especialistas de renome nacional e internacional premiou 177 vinhos, entre Brancos, Rosés, Tintos, Espumantes, Colheitas Tardias e Generosos.
Para a Bairrada seguiram ainda diplomas de mérito para vários vinhos, entre os quais, para Manuel dos Santos Campolargo, Vinhos Messias, Caves da Montanha, Caves Primavera, Caves S. João e Caves do Solar de S. Domingos.
O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, criado para “estimular a produção de vinhos de qualidade, dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo moderado, contribuindo para a cultura deste produto” deu a conhecer os premiados na passada quinta-feira, dia 10 de Junho, que receberam tais distinções das mãos do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, numa cerimónia que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Sem comentários:
Enviar um comentário