quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara afastada da discussão do Ramal da Pampilhosa

O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, vai assistir ao debate do próximo dia 27, que vai debruçar-se sobre a questão do encerramento do ramal ferroviário da Figueira da Foz, organizado pela assembleia municipal, mas dá nota de que “é estranho a Câmara ter sido afastada do processo” e avisa que “se é uma acção para ultrapassar a Câmara, pela esquerda ou pela direita, pelo menos que consiga resultados”. O autarca, que diz ter recebido um convite igual a tantos outros para estar presente aponta que a iniciativa revela “a inversão do que são os órgãos autárquicos”.
“Se a ideia é juntar as pessoas numa amena cavaqueira para falar do assunto, eu também gosto e aprende-se sempre mais um pouco”, ironizou Carlos Cabral, questionado sobre a sua presença no debate da próxima sexta-feira, acusando o facto do executivo municipal não ser tido nem achado para esta questão.
“Há uma inversão do que são os órgãos autárquicos pois se o debate fosse sob uma perspectiva académica tudo bem, mas agora não vejo bem que seja uma assembleia municipal a liderar a reivindicação de um problema comum a quatro municípios e que os próprios estão a tratar em conjugação com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego”, frisou.
Acreditando que “ninguém vai dizer nada” neste debate, ou mesmo “ninguém vai explicar porque a linha não está a funcionar”, Carlos Cabral diz que vai fazer jus ao convite que recebeu e estará presente na plateia “como um mero espectador da iniciativa”.
Rejeitando que o debate possa ter qualquer aproveitamento político-partidário, o presidente da Câmara reiterou que “estranha porque a Câmara foi afastada do processo” mas “como é um assunto que interessa não só ao Município da Mealhada mas também a toda a região, tudo farei para estar presente, o que não será o mesmo que intervir”. “Não esqueçamos que os órgãos executivos dos municípios, na ordem jurídico-democrática, são as Câmaras Municipais”, concluiu.
(ver desenvolvimento na ed. impressa)

Comemorações do 91.º aniversário da Filarmónica Pampilhosense

O Passado fim-de-semana foi de festa para a Filarmónica Pampilhosense (FP), ao celebrar o seu 91.º aniversário. Desta vez, a direcção quis apresentar algo diferente para o serão de sábado e preparou uma noite de fados de Coimbra, reunindo cerca de 120 pessoas no salão de festas, à volta de uma ceia de caldo verde e rojões à moda do filarmónico, pelas mãos de Daniel Reis. Estava dado o pontapé de saída para um fim-de-semana recheado de festa.
O grupo de fados convidado foi o grupo "Para Sempre Coimbra", projecto com cerca de um ano de existência, mas com muita qualidade, composto por cinco alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. A assistência não arredou pé, tendo para o final cantado em uníssono o refrão da balada do 6.º ano médico de 1958 ("Coimbra Tem Mais Encanto"), tendo toda a sala entrado em êxtase aquando do refrão da balada do 5.º ano jurídico de 1989: "Capa negra de saudade / No momento da partida / Segredos desta cidade / Levo comigo p’rá vida". O grupo, emocionado, agradeceu ao público o modo ordeiro e silencioso como assistiu à actuação. No final, juntaram-se alguns elementos da Filarmónica para cantar mais algumas baladas, tendo todos os presentes saído dali bastante satisfeitos.
No domingo, foi a vez de receber a congénere Sociedade Filarmónica Lousanense que aceitou o convite para estar presente e fazer parte dos festejos de aniversário. O desfile iniciou-se pelas 15h30, tendo a banda convidada saído do Largo do Garoto e a banda anfitriã da zona da Barrosa/São Joaquim. Foram interpretados os respectivos Hinos das Associações e uma marcha em conjunto, com os cerca de 90 músicos perfilados frente à Sede da FP.
O concerto iniciou-se de seguida com a banda convidada a apresentar seis peças do seu repertório para gáudio dos cerca de 250 espectadores presentes no salão.
A FP iniciou depois o seu concerto, onde o ponto alto foi a apresentação de cinco novos músicos (Ana Rita Vieira e Micaela Sousa, trompetes, Inês Rodrigues e Sofia Silva, flautas e Sandro Trindade, trombone) e do novo director adjunto, o maestro Dinis Rego, que apresentou e dirigiu uma das obras executadas pelos 48 músicos, bem como pelo maestro titular, que ajudou o naipe da percussão na referida obra. Finalmente foram cantados os parabéns à velhinha FP, que, “tendo em conta a formação de novos valores, continuará sempre jovem e com vontade de ir cada vez mais alto e mais longe”, como promete a direcção.

CONCURSO DE VESTIDOS DE CHITA EM ANADIA

O Concurso de Vestidos de Chita vai voltar a animar a cidade de Anadia, decorrendo a sua 20º edição no próximo dia 4 de Junho (sábado), a partir das 21.30 horas, no Pavilhão Municipal dos Desportos de Anadia (Complexo Desportivo).
O Certame, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, conta este ano com a colaboração da Associação Cultural e Recreativa “O Baluarte”.
De acordo com o figurino, o concurso contará com dois desfiles: um de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e outro para jovens de idade igual ou superior a 13 anos.
Será ainda entregue dois prémios: os prémios Fotogenia, da responsabilidade dos órgãos de Comunicação Social presentes no certame e o prémio Costureira.
A animação estará a cargo do grupo “O Baluarte”.

Exposição no Cine Teatro Messias

No âmbito da disciplina de Educação Visual do 9ºAno e 10º ano do curso profissional Técnico de Multimédia, os alunos do agrupamento de escolas da Mealhada (Secundária e EB 2.3 de Pampilhosa e Mealhada) fizeram uma reinterpretação artística de vários móveis fora de uso, dando-lhes uma nova função decorativa. O resultado estará á mostra numa exposição que pode ser vista até 30 de Maio.

Encontro de Andebol na Pampilhosa

O Pavilhão Municipal da Pampilhosa foi palco, na manhã da passada quinta-feira, 19 de Maio, de mais um Encontro de Andebol, desta vez destinado a todos os alunos do 3º e 4º anos da escola de Barcouço e do Centro Educativo da Pampilhosa. Cerca de 85 alunos participaram na iniciativa, que foi promovida pelos professores de Actividade Física e Desportivas das Actividades de Enriquecimento Curricular.

Adega negoceia continuidade com IFAP

O pedido de reembolso de uma verba “significativa” de um projecto que a Adega Cooperativa da Mealhada não terminou pode por em causa a continuidade das funções da mesma, por isso mesmo decidiu a adega pedir uma audiência ao presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para encontrar uma solução para este problema, disse ao Mealhada Moderna o presidente da assembleia-geral, Carlos Pinheiro. Na reunião do passado domingo, a Adega Cooperativa da Mealhada elegeu os seus novos órgãos sociais, presididos por Manuel Lopes.

(Notícia completa na ed. Impressa do MM)

Sarau dos 10 anos dos Aposentados encheu Cine-Teatro Messias

Foi no passado sábado que a Associação dos Aposentados da Bairrada (AAB) levou a efeito, na Mealhada o sarau do 10º aniversário da agremiação, enchendo o Cine Teatro Messias, o que deixou satisfeito os promotores do espectáculo, que pela primeira vez realizaram uma iniciativa desta dimensão ao longo desta primeira década de vida. “Acabou por correr tudo dentro das nossas perspectivas porque o importante era dar a conhecer a associação e mostra que era possível fazermos um espectáculo público”, frisou o presidente da AAB, Nuno Salgado, dando conta do “empenho de todos os participantes que deram o máximo por um espectáculo de excelente qualidade”.
A par da manifesta qualidade alcançada com esta realização, foi propósito também da AAB angariar fundos para trazer à Mealhada uma exposição de veículos de bombeiros e miniatura, que estará patente ou na Câmara da Mealhada ou no quartel dos bombeiros por ocasião do aniversário da corporação, em Julho próximo, segundo Nuno Salgado.
Recorde-se que o sarau comemorativo do 10º aniversário da Associação dos Aposentados da Mealhada contou com a presença do Grupo Musical e Coral Infantil os “Heróis da Música”, de Coimbra, sob a regência do maestro Virgílio Caseiro, assim como a Secção de Poesia da Associação de Aposentados da Mealhada, o Grupo Coral dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (AOUC) - também sob a regência do maestro Virgílio Caseiro – e o Grupo de Fados dos AOUC.

“Tricanas” do Luso preparam 9ª Semana Cultural

O Grupo Folclórico "As Tricanas" da Vila de Luso está a preparar a nona edição da Semana Cultural de Luso - Buçaco / 9.ª Feira de Artes Tradicionais, que vai decorrer de 2 a 8 de Junho próximo, começando com a participação no dia 2 na Romaria da Ascensão organizada pela Fundação Mata do Buçaaco. Para o dia 4, às 10h00, está prevista a abertura da Feira de Artes Tradicionais, contando com a actuação da UC Band – Universitários de Coimbra Band, a partir das 16h00 , e a actuação da Banda Futrica, a partir das 21h30.
No dia seguinte, dia 5, a feira abre de novo às 10h00, contando com a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, a partir das 17h30.
Entretanto, determina o programa desta iniciativa, estará em exposição no casino de Luso, nos dias 1 e 2 a mostra “Vinho: o sangue da terra!”.

Festival de folclore na Pedrulha

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Pedrulha (Casal Comba) em parceria com o Rancho Folclórico S. João de Casal Comba, vai levar a efeito no próximo domingo, dia 29, mais um festival de folclore com a participação de quatro grupos folclóricos. Participam o Rancho Folclórico Flores da Beira (Travancas. Tomé – Carregal do Sal), o Rancho Folclórico Flores do campo (Milagres – Leiria), Grupo Folclórico e Etnográfico de Santa Marinha (Crestuma – Gaia) e o rancho da casa.
O festival está marcado para as 16h00, no largo das festas, mas antes, a partir das 15h00, será feita a recepção, seguida de desfile pelas ruas da Pedrulha.

PJ deteve suspeito de contrafacção de moeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou, na semana passada, a detenção, no Porto, de um homem de 21 anos, suspeito da prática do crime de contrafacção de moeda. Segundo a PJ, a detenção ocorreu na sequência de uma investigação que aquela polícia estava a realizar relacionada com roubos em ourivesarias ocorridos em Aveiro e na Pampilhosa (Mealhada) no final de 2010, em que já tinham sido detidos cinco suspeitos.
O agora detido é proprietário de um stand de automóveis, onde foram encontradas e apreendidas 124 notas de 100 euros falsas.
Segundo a PJ, esta é “uma falsificação de elevada qualidade e que regista já inúmeras passagens nas zonas da grande Lisboa e de Setúbal”.

“Antónios” da Mealhada em convívio

O habitual convívio dos “Antónios” do concelho da Mealhada está marcado para o próximo dia 13 de Junho, a partir das 20h00, no Restaurante O Manuel do Castiço, na Malaposta do Carqueijo A iniciativa conta com animação com o Grupo Rubro Karaoke, tendo um custo de 20 euros.
Contactos: António cruz – 964161096 ou então 969834264.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Capa da edição impressa 392 de 18 de Maio de 2011

Apicultores do Litoral Centro reunidos no Luso

A Associação dos Apicultores do Litoral Centro (AALC), com sede no Luso, organiza este sábado, dia 21, o seu primeiro seminário, numa altura em que esta actividade tem crescido localmente graças aos apoios do Estado para o desenvolvimento da apicultura, como avançou ao Mealhada Moderna a técnica da associação Andrea Chasqueiro, destacando a importância deste encontro de apicultores, sobretudo ao nível da informação sobre os incentivos disponíveis para a actividade.

Misericórdia já pode transformar Centro de Noite em Lar

Está desbloqueado o problema que durante três anos impediu a Santa Casa da Misericórdia de converter o Centro de Noite em valência de lar, apurou o Mealhada Moderna, confirmando a informação junto do presidente da Câmara, Carlos Cabral, que diz ter sido notificado da decisão na passada segunda-feira, transmitindo-a de imediato ao provedor da instituição, João Peres.
Esta decisão, tomada depois da visita à Mealhada da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, na passada sexta-feira, vem pôr fim a uma luta da instituição, que há três anos tenta reconverter o seu Centro de Noite, que nunca abriu à comunidade por falta de utentes, em valência de lar.

Leia mais na edição 392 do Mealhada Moderna

Hóquei Mealhada: Exames Ballet da Royal Academy of Dance

Este ano foram realizados pela primeira vez na sala do Hóquei Clube da Mealhada os exames pelo método da Royal Academy of Dance.Estes exames proporcionam aos alunos a oportunidade de demonstrarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano obtendo assim um certificado quantitativo que permitirá a passagem de grau e a continuidade nos estudos do Ballet Clássico.
Para tal é exigida uma preparação cuidada através de aulas de preparação onde são adquiridas habilidades técnicas e qualidades artísticas referentes ao programa de cada grau.

Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna

Filarmónica Pampilhosense celebra 91º aniversário

A data oficial do aniversário da Filarmónica Pampilhosense foi no passado dia 9 de Maio mas é no próximo fim-de-semana (dias 21 e 22) que será assinalada a efeméride, com a colectividade a aproveitar a data para apresentar novos cinco músicos e o novo director artístico adjunto, cargo que permanecia sem ninguém há vários anos. Nas comemorações, uma noite de fados e um concerto com a presença da Filarmónica Lousanense e da banda aniversariante, vão marcar a festa, que o Mealhada Moderna antecipa nesta edição, ouvindo alguns dos intervenientes na vida desta colectividade de Pampilhosa.

Leia a notícia completa na edição 392 do Mealhada Moderna 

Mealhada capital da madeira e mobiliário por um dia

Basílio Horta (PS), Couto dos Santos (PSD), António Loureiro (CDS-PP), Pedro Filipe Soares (BE) e Miguel Viegas (CDU) são os nomes confirmados para o debate organizado pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) que trará à discussão, de forma inédita, a situação económica do sector e as políticas que lhes estão reservadas. O encontro realiza-se esta sexta-feira, dia 20 de Maio, pelas 14,30 horas, na Quinta Três Pinheiros, na Mealhada
Numa altura em que os problemas da floresta, nomeadamente no que toca à gestão florestal e à infestação do nemátodo, com a consequente ameaça da Comissão Europeia em fechar, a curto prazo, as fronteiras à madeira portuguesa, a AIMMP pretende que o debate esclareça os empresários sobre os planos delineados e conhecer as propostas político-partidárias para a fileira da Madeira e do Mobiliário.

Artesanato e gastronomia local de regresso ao centro da cidade da Mealhada

A XIII Feira de Artesanato e Gastronomia do Município da Mealhada está quase aí. O certame está de regresso ao centro da cidade de 9 a 12 de Junho e traz consigo novidades. Este ano, a edição será mais curta (realiza-se em quatro dias e não nos habituais nove), o espaço terá uma nova disposição, as tasquinhas terão mais lugares para servirem refeições e o programa de animação promete, com nomes como Tucanas, Dazkarieh e Anita Guerreiro a fazerem parte do cartaz.

Veja mais na edição 392 do Mealhada Moderna

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Capa da edição impressa 391 de 11 de Maio de 2011

7 Maravilhas: Leitão disputa lugar com Chanfana e Tripas à Moda do Porto

Já estão escolhidos e podem ser votados desde o dia 7 os finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, que tem nas carnes o grande embaixador da região – O Leitão à Bairrada - que disputa esta categoria com a Chanfana e as Tripas à Moda do Porto.
Para além do Leitão à Bairrada, a Beira Litoral terá outros ícones da gastronomia a concurso, como seja a Chanfana, o Coelho à Caçador ou o Pastel de Tentúgal, que fazem parte dos 21 pratos finalistas que se agrupam em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.
Recorde-se que cada uma destas categorias inclui três pratos típicos da nossa gastronomia, já disponíveis para votação desde o passado dia 7 de Maio e até 7 de Setembro.

Reconhecimento e gratidão no aniversário do Lions de Mealhada

“O reconhecimento é a forma mais sincera de gratidão” afirmou o presidente do Lions Clube de Mealhada, Gonçalo Breda Marques, na mensagem de felicitação a José Felgueiras e Faustino Pinho, ambos distinguidos com o galardão “Cidadão do Ano 2010” e a Manuel Branco, presidente da direcção da delegação da Mealhada da Cruz Vermelha, distinguida com o galardão “Instituição do Ano 2010”, em cerimónia realizada no passado sábado.

Mais na dição 391 do Meallhada Moderna

Mealhadense vence concurso literário na Figueira da Foz

A obra “O Fotógrafo da Madeira” valeu ao mealhadense António Manuel Breda Carvalho a conquista da primeira edição do Prémio literário João Gaspar Simões, na Figueira da Foz.

Leia mais na edição 391 do Mealhada Moderna

Pampilhosa: Junta com casa nova valorizou apoio da Câmara e de beneméritos

O dia foi de festa na Pampilhosa, no passado sábado, com a inauguração da nova sede da Junta local, numa cerimónia que os autarcas locais quiseram chamar de “simples”, que abriu o edifício ao povo e homenageou todos aqueles que contribuíram para erguer o antigo desejo da freguesia, com destaque para o apoio da Câmara e dos dois beneméritos que ofereceram o terreno para aquele fim.
Está de portas abertas a nova sede da Junta de Pampilhosa, inaugurada no sábado numa cerimónia que destacou o empenho de dois beneméritos locais e o apoio que a Câmara da Mealhada deu à mesma, como fez questão de vincar o presidente da Junta, Vítor Matos, num discurso emocionado, mas sem antes criticar o silêncio do Governo Civil de Aveiro face ao pedido de apoio da autarquia para erguer a obra, contando para tal com fundos exclusivamente locais para aquele objectivo.

Finanças dos municípios: Mealhada e Anadia nos oito mais eficientes do país

A Câmara da Mealhada é o oitavo município de média dimensão do país, em termos de eficiência financeira, em relação ao ano de 2009, aponta o Anuário Financeiro dos Municípios da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC). Anadia registou uma subida do 13º, em 2008, para o 2º lugar da mesma lista.
No ranking dos 20 melhores municípios de média dimensão, a Mealhada ocupa o 8º lugar, quando no ano passado tinha sido 10º, tendo alcançado 151 pontos, menos 1 que o sétimo classificado (Benavente), numa lista liderada pelo concelho de Castelo Branco (196 pontos), seguido de Anadia, que subiu 11 posições em relação ao ano anterior (184), figurando depois Ovar (182), Mafra (167), Elvas (158) e Oliveira do Hospital (153). Abaixo da Mealhada, em termos de eficiência financeira, ficaram ainda os municípios de Almeirim, Pombal, Albergaria-a-Velha, Fafe, Arouca , Lousada, Tondela e Marinha Grande, entre outros.
 
Veja mais na edição 391 do Mealhada Moderna

Câmara remete questão do hospital para apreciação futura

A Câmara da Mealhada remeteu para “apreciação futura” um pedido de apoio da Santa Casa da Misericórdia para o aumento da capacidade do hospital com a consequente construção de um novo lar de idosos para a instituição. A Câmara decidiu, na última sessão, na passada quinta-feira analisar o assunto nos próximos orçamentos, mas para já o presidente da autarquia afasta qualquer possibilidade colaborar com a Misericórdia alegando que não há cabimento financeiro para as propostas da instituição.
Depois de ter recebido o provedor e restantes membros da Mesa da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, no passado dia 27 de Abril, o presidente da Câmara, Carlos Cabral, remeteu o assunto para a última reunião do executivo, na passada quinta-feira, não dando, para já, qualquer esperança aos anseios da instituição no objectivo desta aumentar a capacidade do hospital através da libertação do actual lar e construção de novo equipamento.

Leia mais na edição 391 do Mealhada Moderna

Outros títulos da edição 391 de 11 de maio de 2011

Pode ainda ler na edição desta semana do Mealhada Moderna, entre outros destaques:

- JSD e Arminda Martins em pé de guerra

- PSD insiste no piso da ciclovia do Parque da Cidade

- Mata do Buçaco: Programas turísticos para atrair mais visitantes

- Mérito Distrital para Misericórdia da Mealhada

- CDS-PP com duas passagens na Mealhada

- ACIM aprovou orçamento e plano de actividades

E muito mais...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Capa da edição impressa 390 de 4 de Maio de 2011

Assembleia Municipal: PSD dividido entre elogios e críticas ao executivo na votação das contas

A bancada do PSD na Assembleia Municipal da Mealhada voltou a dividir-se na votação, desta vez nas contas de 2010, na sessão da passada sexta-feira, com dois dos oito social-democratas presentes a votarem favoravelmente no desempenho financeiro da autarquia do ano passado, numa noite que não suscitou grandes discussões sobre o tema, apenas com Luís Brandão (PSD) e Filomena Pinheiro (PS) a esgrimirem razões sobre a prestação de contas, com o primeiro a acusar a pouca obra feita em ano pós-eleitoral, sendo desafiado pela vice-presidente da Câmara a enumerar as obras eleitoralistas e “o fogo de artifício” do anterior exercício.

Leia a reportagem completa na edição 390 do Mealhada Moderna

Mealhada: Assalto a óptica causa prejuízos elevados

Uma loja de óptica no centro da cidade da Mealhada, a escassos 100 metros da EN1, foi assaltada na madrugada desta terça-feira, por volta das 3h45, supostamente por dois encapuzados, que deixaram um prejuízo estimado em mais de 30 mil euros, segundo as primeira previsões dos responsáveis da loja.
Pedro Menezes, gerente da Brunóptica, confirmou ao Mealhada Moderna que o circuito de vídeo registou os movimentos de dois assaltantes, de cara tapada, por volta das 3h45, ao entrarem na loja depois de destruírem a fechadura da porta principal.

Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna

Pedro Alegre é o novo presidente dos Sócios da Mangueira

Pedro Alegre é o novo presidente da direcção dos Sócios da Mangueira, eleito na assembleia da colectividade, no passado domingo, assumindo a linha de continuidade traçada anteriormente pelos antigos dirigentes, como Juvenal Santos, que a partir de agora assume o papel de presidente da assembleia-geral, enquanto que o conselho fiscal é presidido por Pedro Castela.

Luso: Junta quer comprar antiga sede do CDL

A Junta de Freguesia de Luso acaba de propor ao proprietário do edifício onde funcionou a antiga sede do Clube Desportivo do Luso (CDL) a compra daquele imóvel, por um valor de 52.500 euros.
A decisão vem no seguimento do clube não ter chegado a acordo com o proprietário, o que culminou com uma ordem de despejo, em Fevereiro passado, tendo a Junta de imediato ter anunciado que ia estudar o assunto, dado “o valor muito sentimental para os habitantes da freguesia de Luso”.

Leia mais na edição desta semana do Mealhada Moderna

Pampilhosa: Paulo Silva mostra arte em França e na Bélgica

O pintor pampilhosense Paulo Silva vai expor em França e na Bélgica no próximo mês de Junho, a convite da delegada internacional do Movimento Artístico de Coimbra (MAC), Martine Allart, que acompanhará o artista nesta digressão internacional onde mostrará alguns dos seus trabalhos a óleo.
Paulo Silva está a preparar os trabalhos que apresentará nas exposições que vai fazer naqueles dois países, a convite da conhecida artista Martine Allart, que estará no nosso país a 7 de Maio para comissariar o 1º Salão de Arte da Europa, que decorrerá até final do mês no Museu da Pedra, em Cantanhede, trazendo àquele espaço vários artistas da Europa. Na viagem de regresso, em finais de Maio, Martine acompanhará Paulo Silva nesta incursão pelos dois países, que para o artista “vai ser muito importante para dar a conhecer o meu trabalho, conhecer outros artistas, novas técnicas e tendências e conviver com as pessoas deste meio”, referiu ao Mealhada Moderna.

Veja mais na edição impressa de 4 de Maio do Mealhada Moderna

Mealhada: Santa Casa da Misericórdia condecorada pelo Governo Civil

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, preside esta quinta-feira, dia 5 de Maio, à cerimónia de condecoração das Santas Casas da Misericórdia do distrito com mais de um século de existência, com a Medalha de Mérito Distrital. São cinco as contempladas entre as quais a da Mealhada. A cerimónia de atribuição do galardão contará ainda com a presença do Governador Civil de Aveiro, José Mota e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, estando o seu início marcado para as 18 horas, no Salão Nobre do Governo Civil de Aveiro.
Com esta cerimónia completa-se o lote de instituições do distrito contempladas com a Medalha de Mérito Distrital, na sequência da decisão do Governador Civil de Aveiro de condecorar as colectividades do Distrito de Aveiro que tenham já completado 100 anos de existência – e que se mantêm em actividade –, como reconhecimento pela actividade centenária e pelos relevantes serviços prestados ao distrito e ao país.
Recorde-se que esta condecoração honorífica de Mérito Distrital, cuja atribuição é realizada nos termos de um regulamento aprovado para o efeito, foi instituída no Governo Civil de Aveiro por decisão do Governador Civil, José Mota, âmbito das comemorações dos seus 175 anos.
"Tal condecoração visa distinguir a actividade de pessoas singulares e colectivas que tenham, em razão das suas actividades ou acções, contribuído decisivamente para o engrandecimento do Distrito", diz nota do Governo Civil.
Para além da Santa Casa da Mealhada serão agraciadas as de Aveiro, Murtosa, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.