quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

CANTARES DO SILVEIRO NO LUXEMBURGO

Os Cantares do Silveiro partem dia 9 de Fevereiro para o Luxemburgo onde vão realizar 3 actuações junto da comunidade Portuguesa. Esta digressão tem com objectivo principal participar no 10º aniversário da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo, presidida por Rogério Oliveira, que tem realizado importante trabalho nas áreas social, humanitária e cultural.
Para os Cantares do Silveiro esta é a sua 16ª internacionalização, o que demonstra bem a riqueza do historial do agrupamento, que interpreta as melodias de sabor popular de forma fiel, às suas características melódicas e harmónicas.
No dia da chegada, 9 de Fevereiro, à noite, no restaurante “Chez Cristina e Javier” em Bissen, no norte do Luxemburgo, os Cantares vão ter a sua primeira actuação. No dia seguinte, 10 de Fevereiro, à noite, actuam no Centro Cultural Paul Barblé, em Strassen, onde voltam a actuar no dia 11, domingo, à tarde, naquela que é a sua última participação em palco.
O ponto alto desta digressão é, de facto, a actuação no sábado, dia 10, onde não faltará uma enorme presença de emigrantes, bem como a presença de entidades como o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, O Cônsul, a Presidente da Câmara de Strassen, entre outros.
Paulo Martins, director musical dos Cantares do Silveiro, afirma que “ vamos, por certo, viver mais momentos inolvidáveis e importantes para o grupo, sendo certo, que iremos também cientes da responsabilidade que estas representações encerram, pelo que, seremos embaixadores condignos, não só musicalmente, mas também social e humanamente.” Referiu ainda, “ que estas digressões encerram sempre um pouco de emoção, pois o convívio com os nossos emigrantes e conterrâneos serve sempre para recordar a nossa identidade, reviver momentos e reforçar a nossa Portugalidade”.
Apesar da digressão ser curta, haverá tempo também para visitas culturais importantes, não só no Luxemburgo, mas também à Bélgica e Alemanha, dada a curta distância destes países, proporcionadas pela Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo.

Sem comentários: