quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

MISERICÓRDIA DA MEALHADA
HOSPITAL ADERE AO SIGIC

Recentemente o Hospital Misericórdia da Mealhada aderiu ao Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.
Este sistema, que é conhecido por SIGIC, foi criado para combater as listas de espera para cirurgia, conforme o nome indica, e tem por objectivos garantir um melhor acesso à realização da cirurgia; dar ao utente maior liberdade de escolha do hospital privado ou social, sempre que os hospitais públicos não puderem dar uma resposta; obrigar a um maior compromisso dos hospitais através da emissão de um certificado de inscrição entregue ao utente e na permanente actualização de informação ao mesmo; permitir maior segurança, controlo e transparência de todo o processo; entre outras coisas.
Basicamente o SIGIC, instituído em 2003 pelo Governo, surgiu, essencialmente, para quando é proposta uma cirurgia a um utente num hospital público, o mesmo, depois de dar o seu consentimento, obter um documento comprovativo da sua inscrição e sempre que o hospital público não possa garantir a realização da cirurgia dentro do tempo estipulado, o SIGIC propõe que o utente seja transferido para outro hospital público ou emite um vale-cirurgia para que recorra a um dos hospitais privados ou sociais convencionados com o Ministério da Saúde.
Para João Peres, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, entidade responsável pela Unidade de Saúde Mealhadense, “trata-se de mais um passo importante para o HMM e, acima de tudo, mais um passo para melhor e mais saúde na Região. Este sistema é óptimo para os utentes da Região que estão em listas de espera para puderem finalmente realizar as suas cirurgias que esperam há tanto tempo”.
Por outro lado, o Hospital Misericórdia da Mealhada já contempla acordos com um vasto conjunto de subsistemas de saúde e outras entidades.
Para além do acordo com a Câmara Municipal da Mealhada com vista a dar regalias aos seus trabalhadores e familiares, o Hospital Misericórdia da Mealhada também já celebrou acordos com o SAMS/SIB; SAMS/ Quadros e, no que respeita a SAMS, também está quase também contractualizado o acordo com o SAMS / Norte.
Em relação a entidades bancárias já existe acordo com a Caixa Geral de Depósitos e a Caixa Agrícola Seguros.
Por fim, e ainda relativamente a acordos, e apesar de ainda não estar estabelecido nenhum protocolo, todos os beneficiários dos Serviços Sociais do Ministério da Justiça interessados em recorrer aos serviços prestados pelo Hospital Misericórdia da Mealhada já o poderão fazer com direito a reembolso nos termos das regras e tabelas aplicáveis.

Sem comentários: