quinta-feira, 29 de março de 2007


Nelly Furtado é cabeça de cartaz da XVII Expofacic



Nelly Furtado é a grande atracção da décima sétima edição da Expofacic, que vai decorrer de 20 a 29 de Julho no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, em Cantanhede. O nome da cantora que ocupa os primeiros lugares dos top´s de todo o mundo com “Loose”, o seu mais recente álbum de originais, foi hoje anunciado, em conferência de imprensa, como cabeça de cartaz do certame. Com o concerto da artista lusocanadiana agendado para 28 de Julho, sábado, um dia antes do encerramento, a Expofacic começa a 20 de Julho com outra grande referência do actual panorama artístico europeu, o grupo germânico Reamonn, que, com “Beatiful Sky”, tem vindo a ocupar posição destacada nas principais listas de êxitos a nível internacional. Antes dos Reamonn o público vai ter oportunidade de assistir à actuação dos irreverentes D’zrt, que regressam a Cantanhede para reeditarem o sucesso do ano passado.
O programa de espectáculos inclui ainda GNR (21 de Julho), Tony Carreira (22 de Julho), Quim Barreiros (23 de Julho), Fingertips (24 de Julho), 4 Taste (25 de Julho), Paulo Gonzo (26 de Julho), Da Weasel (27 de Julho) e Xutos e Pontapés que encerram a Expofacic a 29 de Julho depois do concerto de Nelly Furtado na noite anterior. Trata-se de um cartaz diversificado que segundo a organização tem todos os ingredientes para corresponder às expectativas dos públicos diferenciados que normalmente acorrem ao certame.
Relativamente a outros aspectos da décima sétima edição da Expofacic há a salientar o facto de, em função do alargamento do recinto em mais de um hectare, haver mais 70 lugares de exposição relativamente aos 517 existentes no ano transacto. Trata-se de um aumento muito significativo que deu possibilidade à comissão executiva de responder favoravelmente a muitos dos inúmeros pedidos que em edições anteriores não tem sido possível satisfazer por manifesta falta de espaço.
A expectativa é a de que a edição deste ano será a maior e melhor de sempre, cumprindo assim uma tradição que constitui uma das suas mais imagens de marca, decorrente do facto de registar, todos os anos, um crescimento sustentado em todas as vertentes. Uma expectativa que assenta na convicção de que estão reunidas as condições para que a afluência de público venha a ultrapassar os 360 mil visitantes do ano passado, não só devido à indiscutível qualidade de um cartaz de espectáculos, mas também por outros factores, a ampliação do recinto, o aumento do número de expositores e a significativa valorização das infra-estruturas e equipamentos.
A comissão executiva adianta já que haverá um salto qualitativo em todos os espaços, desde os destinados aos sectores agrícola, comercial e industrial, até aos atribuídos a expositores institucionais, escolas, juntas de freguesia e associações, que vão dispor ainda de melhores condições de participação. Referência especial merece o sector das tasquinhas, que verá este ano o seu espaço de implantação aumentado e reestruturado em moldes que permitirão resolver as dificuldades que normalmente resultam da enorme afluência de público.Aspecto que terá reflexo no êxito que se perspectiva é certamente o custo dos bilhetes, que continuam a ter um preço social, exactamente igual ao do ano passado: a entrada diária custará 2,5 Euros, com excepção dos dias dos espectáculos de artistas internacionais. Na noite inaugural, o bilhete para ver os Reamonn e os D’zrt custa 5 euros e 17,5 Euros para o concerto Nelly Furtado em 28 de Julho. Há ainda um bilhete geral para todos os dias do certame que vai ser vendido a 37 Euros.

Sem comentários: