segunda-feira, 21 de maio de 2007


Jornadas da WRC na Curia


Oportunidades Estratégicas Regionais e Novos Projectos

A WRC - Agência de Desenvolvimento Regional e a Câmara Municipal de Anadia, em colaboração com a Associação de Informática da Região Centro (AIRC) promoveram, no passado dia 18, o debate Oportunidades Estratégicas Regionais e Novos Projectos, que decorreu no auditório do Curia Tecnoparque.
A sessão contou com a presença de Alfredo Marques, Presidente da CCDR do Centro e responsável regional pelo QREN, Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, que esclareceu os presentes, nomeadamente os actuais e futuros empreendedores, sobre a política de incentivos existente no actual quadro de referência. O presidente da CCDRC explicou que o novo Plano Operacional Regional do Centro aposta na criação de novos empreendedores e de novas empresas mais competitivas que se consigam posicionar “na fronteira mais avançada do desenvolvimento tecnológico”. Alfredo Marques adiantou ainda que “entidades como as incubadoras, os parques de ciência e tecnologia, as universidades e as escolas têm um papel crucial para o sucesso e competitividade destas empresas”.
O Director Geral da Microsoft Portugal foi também uma das presenças na Jornada. Nuno Duarte referiu a importância do desenvolvimento no Curia Tecnoparque de um novo pólo da rede “Microsoft Innovation Centers”, rede esta que permite integrar a WRC no ecossistema de parceiros da microsoft, do qual fazem parte cerca de 4500 empresas. O Director Geral da Microsoft salientou ainda a importância do envolvimento em projectos como o CIDESA – Centro de Investigação e Desenvolvimento de Software Autárquico, que tem como parceiros a WRC, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a AIRC.
Segundo o Presidente da WRC, João Vasco Ribeiro, estas iniciativas têm como objectivo “ estimular o empreendorismo, a inovação, a cultura de iniciativa e a cidadania”, sendo fundamental promover este género de iniciativas com os parceiros estratégicos, tais como universidades, politécnicos, centros tecnológicos e as incubadoras de empresas, pois só assim é possível encontrar “projectos e fontes de financiamento que apostem no capital intelectual e na diferenciação como forma de gerar riquezas para a região”.
No decurso do evento foram também apresentadas as três empresas já incubas na Curia, a AAS – Sociedade Portuguesa de Inovação Ambiental, a Sigym, empresa que actua nas áreas do Marketing, Comunicação, Design e Multimédia e a Lanik, empresa responsável pela criação de projectos de engenharia de estruturas de madeira lameadas coladas. Projectos como o Centro Florestal e o Centro Habitat mereceram também destaque durante a sessão.
Nesta jornada estiveram presentes mais de meia centena de convidados. No entanto, muitos mais puderam assistir ao evento sem terem que se deslocar, uma vez que o mesmo foi transmitido online através do site da WRC (www.wrc.pt).

Sem comentários: