segunda-feira, 9 de julho de 2007


I FEIRA DO EMPREGO E FORMAÇÃO DA MEALHADA


CRÍTICAS À CÂMARA MARCARAM INAUGURAÇÃO


“O poder autárquico não pode assumir posições autistas, deve ser o parceiro privilegiado das associações no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a afirmação do concelho”, afirmou Carlos Pinheiro, presidente da ACIM, na inauguração, da I Feira do Emprego e Formação da Mealhada, que decorre até ao próximo domingo, no Jardim Municipal da Mealhada.
A I Feira do Emprego e Formação da Mealhada foi inaugurada ao final da tarde de sexta-feira. Após visita aos 17 stands presentes no certame, teve lugar a cerimónia de abertura, que contou com a presença do presidente da Câmara da Mealhada.
“Ao realizar a I Feira do Emprego e Formação da Mealhada, a ACIM acredita estar a dar o seu contributo para minorar um dos problemas mais prementes da nossa sociedade – e concretamente do concelho da Mealhada – o desemprego”, começou por dizer o presidente da ACIM, fazendo questão de frisar que o evento “é da responsabilidade da ACIM e conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do IEFP e tem o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos”. Apoios que agradeceu em nome da associação.
“Contribuir para uma sociedade mais coesa é obrigação de todos – associações, empresários e demais organismos públicos. A Câmara Municipal pode - e tem obrigação - de estar ao lado do movimento associativo na prossecução desse e outros desideratos – não pode ver as associações numa lógica de concorrência, muito menos aproveitar-se do seu trabalho para mostrar obra”, defendeu Carlos Pinheiro, considerando ainda que “o poder autárquico não pode assumir posições autistas, deve ser o parceiro privilegiado das associações no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a afirmação do concelho”.
“Ao não criar condições para a realização da Expo Mealhada, a Câmara Municipal deu um sinal inverso…”, disse ainda o dirigente, frisando que “a ACIM quer continuar a ver na Câmara Municipal da Mealhada um parceiro das suas realizações”.
“Temos uma estratégia e um rumo definido, do qual não nos desviaremos. A associação – enquanto representante do sector comercial e industrial do concelho merece ser ouvida e ser respeitada; não se deixará desmotivar”, acrescentou o presidente da associação, anunciando a realização de outra importante iniciativa levada a cabo pela associação – a realização de uma Feira de stoks, que vai ter lugar em Setembro.
“O concelho beneficia com estes eventos”, disse, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, fazendo questão de frisar que a Câmara apoia as iniciativas levadas a cabo pelas associações: “prova disso é esta feira”, afirmou o edil, dando conta que a autarquia assumiu o custo dos stands, da energia e da Internet.
“A Câmara está a exercer a função que lhe compete de apoio”, afirmou ainda Carlos Cabral, sublinhando que “a Câmara nunca se recusou a participar numa iniciativa que tenha sido planeada com a Câmara”.
“A Câmara está sempre disponível para colaborar, não podemos é ser confrontados com exigências”, disse ainda o presidente da Câmara, no decorrer da cerimónia.

Sem comentários: