quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Município de Cantanhede apresentou


Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular

O Município de Cantanhede levou a efeito uma reunião de trabalho com representantes dos Agrupamentos de Escolas (Finisterra, Gândara-Mar e de Cantanhede), os Professores do Enriquecimento Curricular e os Professores Titulares de Turma, tendo em vista a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular).
A recepção de boas vindas que antecedeu a sessão de trabalho esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal, João Moura, acompanhado pela Vice-Presidente da edilidade, Helena Teodósio, e o vereador do pelouro da Educação, Pedro Cardoso. Depois das boas-vindas aos professores, o líder do executivo camarário realçou o investimento forte que o Município está a fazer na área da Educação, sublinhando «a atitude pró-activa que a autarquia tem evidenciado na valorização das condições físicas, materiais e humanas em que se desenvolve o processo educativo no Concelho.» A este propósito o Presidente da Câmara destacou «a importância do investimento no parque escolar concelhio, que este ano conta com mais dois novos estabelecimentos de ensino, designadamente o Jardim de infância da Sanguinheira e a EB1/Jardim de Infância do Bolho», bem como «o particular cuidado com que, uma vez mais este ano, está a ser implementado o Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular.»
Terminada a intervenção do Presidente da Câmara, o Vereador da Educação, Pedro Cardoso, assumiu a condução da reunião de trabalho com os representantes dos agrupamentos de escolas e os professores, tendo apresentado o Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular a implementar em todas as escolas do concelho. Neste âmbito, o responsável do pelouro enunciou os objectivos, orientações programáticas e recomendações que presidem ao desenvolvimento do referido programa e salientou que este «visa a melhoria do processo ensino/aprendizagem no 1.º CEB, garantindo a todos os alunos, no espaço escolar e de forma gratuita, formação em diferentes áreas, ao mesmo tempo que se concretiza a prioridade de promover a articulação entre o funcionamento da escola e o fornecimento de respostas úteis no domínio do apoio às famílias.»
Entretanto, o programa está já a ser iniciado nas 36 escolas do Concelho, abrangendo o universo da população escolar, constituído por cerca de 1.500 alunos, o que vai representar um investimento na ordem dos 370 mil euros.
Os mais de sessenta docentes contratados para o efeito têm, quase na totalidade, habilitação própria, estágio educacional e um perfil adequado ao tipo de actividades de enriquecimento curricular que terão a seu cargo. É de referir ainda que a maioria dos professores esteve a participou no desenvolvimento do programa no ano lectivo anterior, «o que, tendo em conta os excelentes resultados obtidos, constitui uma garantia de qualidade na docência das actividades de enriquecimento curricular em 2007/2008», adianta o responsável do pelouro da Educação.
De acordo com as orientações adoptadas pela autarquia, para além das Actividades de Apoio ao Estudo, asseguradas pelos professores titulares de turma, o Ensino da Música e a Actividade Física Desportiva é comum aos alunos do 1º ao 4º ano, o Ensino do Inglês abrange os dos 3º e 4º anos, enquanto o Ensino do Xadrez contempla os dos 1º e 2º anos. Continua assim «uma aposta que no ano lectivo 2006/2007 se revelou muito proveitosa para os alunos e que permitiu confirmar a reconhecida importância da prática do xadrez do ponto de vista educativo, pelos reflexos positivos que tem no desenvolvimento intelectual (raciocínio lógico, abstracto, …) e na aprendizagem sobretudo da Matemática, Física entre outras Ciências», referiu Pedro Cardoso.
A novidade deste ano é a Educação para a Cidadania para os alunos do 1.º ao 4.º ano, área de estudo que tem como objectivos incutir valores de liberdade, igualdade, solidariedade e cooperação, estimular uma participação activa na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica, desenvolver noções de cidadania, educação e civismo e promover uma consciência ecológica, entre outros.

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