domingo, 23 de setembro de 2007

WRC promoveu Workshop

“LIFE+ - Um instrumento financeiro de Apoio às Autarquias”

A WRC – Agência de Desenvolvimento Regional promoveu o workshop “ LIFE+, um instrumento financeiro de apoio às Autarquias”, que teve lugar no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos.
Através desta iniciativa a WRC deu a conhecer aos participantes, entre os quais técnicos de diversos municípios da Região Centro, o Programa LIFE+, o novo instrumento de financiamento das acções no domínio do ambiente, com duração compreendida entre 2007 e 2013.
Segundo Luís Lemos, Engenheiro do Ambiente e orador convidado para a sessão de trabalho, este programa permite candidaturas a projectos em três eixos fundamentais, “Natureza e Biodiversidade”, “Política Ambiental e Governação” e “Informação e Comunicação”, sendo o primeiro eixo de especial relevância para futuras candidaturas no âmbito das autarquias, uma vez que envolve o financiamento de projectos ligados “investimentos de longo prazo em Sítios da Rede Natura 2000”, “acções de conservação dirigidas a espécies das Directivas Aves e Habitats”, e ainda “projectos demonstrativos, inovadores e exemplificativos para aumento da biodiversidade em habitats terrestres e marinhos, sem que estejam inseridos na Rede Natura 2000”. Por outro lado este é também o eixo que envolve maior percentagem do orçamento do LIFE+, cujo bolo total é de 2143 milhões de euros.
O workshop permitiu aos participantes esclarecer diversas questões ligadas ao cumprimento de prazos, à metodologia de apresentação de candidaturas à Comissão Europeia e à elegibilidade de projectos, bem como perceber o papel que a WRC poderá ter no apoio à elaboração dos projectos e candidaturas. A primeira fase de entrega de candidaturas ao Programa LIFE+ termina a 30 de Novembro próximo.

Sem comentários: