segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Vindimas na Bairrada

Produção cai 30 por cento


A Região Demarcada da Bairrada encontra-se em plena vindima, podendo afirmar-se, em termos genéricos, que nesta data terminou já a dos vinhos espumantes e dos brancos e inicia-se nesta, em força, a dos tintos.
Como primeiro comentário, deve referir-se um atraso de cerca de uma semana a10 dias com que a vindima se está a realizar em relação aos anos considerados normais.
Daí que este ano possa ser considerado invulgar em termos metereológicos, com chuvas abundantes na Primavera e parte do Verão e temperaturas menos elevadas do que é usual nessa mesma época. Estas condições proporcionaram algum desavinho na época da floração e o aparecimento posterior de alguns ataques de míldio, com incidência naquelas vinhas que não receberam todos os tratamentos fito-sanitários que seriam exigidos. A este respeito destacamos a iniciativa que se tem promovido desde há quatro anos, do Concurso das Melhores Vinhas da Bairrada, o qual tem sido um instrumento eficaz na chamada permanente de atenção para os cuidados a ter ao longo do ano, entre outros aspectos, com os tratamentos à vinha.
Assim, chegou-se à época de vindima com uma significativa redução da carga de uvas nas vinhas, sendo de prever uma quebra na ordem dos cerca de 25 a 30 por cento, em relação ao que se considera ser um ano normal, como foi por exemplo o ano transacto.


(Desenvolvimento na próxima edição impressa do MM)

Sem comentários: