sexta-feira, 2 de maio de 2008


ESCOLÍADAS/2008

Escola José Estêvão vence quarta sessão

A quarta sessão de apuramento do concurso inter-escolas «Escolíadas» colocou frente-a-frente as Escolas Secundária de Carregal do Sal (Viseu), Escola Profissional de Aveiro e José Estêvão de Aveiro.
A sessão decorreu na madrugada de quarta para quinta-feira passada, e acabou por dar a vitória à Escola Secundária José Estêvão, que obteve um total de 196 pontos, nas provas a concurso. A apenas dois pontos da vencedora da sessão ficou a Escola Profissional de Aveiro, com 194 pontos, enquanto a equipa de Carregal do Sal somou 174 pontos, ficando na terceira posição. Pontuações que acabaram por não ser suficientes para alterar a tabela classificativa, que continua a colocar na frente o Colégio de Albergaria-a-Velha, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré na segunda posição, sendo o terceiro posto ocupado pela Escola Avelar Brotero de Coimbra. É este o trio de escolas que, até ao momento, lidera a classificação e, consequentemente, mantém intactas as aspirações de disputar a grande final do concurso.
Em termos de sessão, todas as provas da escola José Estêvão (vencedora) se geraram à volta do misticismo do que poderá ser afinal «A Sombra»: Será a sombra nossa ou seremos nós dela? Andará ela atrás de nós ou nós à frente dela? Interrogações a que a escola participante tentou responder através da expressão artística, quer na prova de Teatro, da Música/Dança, bem como na Pintura e sua Claque de apoio.
Já a Escola Profissional de Aveiro seleccionou a temática «Ícones Portugueses», embarcando numa viagem entre o passado e o presente, apresentando tradições e personalidades que cunham o nosso país.
«Um Olha sobre a Vida» foi a nota dominante da prestação de Carregal do Sal, traduzida sobretudo na prova de Teatro protagonizada pelo Clube de Teatro da escola, denominado «Fantasmas do Palco».
As Escolíadas prosseguem na noite de hoje (sexta-feira), com a participação da Escola Secundária de Montemor-o-Velho (Coimbra), Escola Secundária de Penacova (Coimbra) e Secundária Mário Sacramento (Aveiro). Escolas que, apesar de já terem participado em anteriores, nunca venceram o concurso, esperando-se por isso um empenho redobrado dos participantes, tendo em vista aspirarem a vencer este ano as «Escolíadas».
O início das provas está agendado para as 23 horas, na Quinta dos Três Pinheiros, Mealhada.

Sem comentários: