segunda-feira, 5 de maio de 2008


ESCOLÍADAS/2008

Mário Sacramento aspira à final

Realizou-se na noite da passada sexta-feira, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a 5º sessão das Escolíadas 2008. Em palco estiveram, desta vez, a Escola Secundária de Montemor-o-Velho (Coimbra), Secundária de Penacova (Coimbra) e Escola Mário Sacramento (Aveiro), um trio de escolas já habituadas a estas andanças.
A Secundária Mário Sacramento, ao totalizar 202 pontos no somatório de provas a concurso (teatro, dança/música, pintura, claque e cultura geral), venceu a sessão de apuramento. Na segunda posição ficou a Secundária de Montemor-o-Velho, com 177 pontos, enquanto a Escola de Penacova somou 174 pontos, ficando na terceira posição da 5º sessão das Escolíadas.
Para além da vitória na sessão, a escola aveirense assegurou, para já, a terceira posição na classificação provisória da geral – lugar até agora ocupado pela Secundária Avelar Brotero (Coimbra) – que lhe dá acesso à final, caso a classificação não sofra alterações, o que poderá acontecer, já que ainda faltam disputar duas sessões de apuramento.
O tema eleito pela escola Mário Sacramento para a sua participação nas deste ano foi «O Concurso», querendo desta forma reflectir em prova o gosto que esta escola tem pelas Escolíadas e que, de resto, se constata mesmo no facto de alguns dos ex-alunos continuarem a participar e a colaborar nesta iniciativa da Mário Sacramento, apesar de alguns já terem deixado a escola há cerca de seis anos.
«Não pretendemos com isto fazer uma análise das Escolíadas, tão somente mostrar o que é para nós participar nelas», justificava a escola, na introdução à temática. E fizeram-no da melhor, já que o júri acabou por lhe dar uma das melhores pontuações até agora registadas no concurso.
Montermor-o-Velho, que apesar de não ter o apoio do Conselho Executivo da sua escola para participar no evento, contando apenas com a vontade de um grupo de alunos e dois professores para o fazer, logrou ficar na segunda posição, mostrando-se por isso satisfeita já que, como dizia um dos participantes no final, «as circunstâncias de falta do apoio que pretendíamos fez com que não pudéssemos hoje apresentar tudo aquilo que pretendíamos». As discriminações sociais, raciais ou de outro género foram a temática escolhida pela escola para as suas representações artísticas.
Por seu lado, a Escola de Penacova centrou-se nas vivências que caracterizaram os anos 60, 70 e 80 para as suas prestações em palco, querendo, desta forma, «alertar as pessoas para o facto de já ter havido tempos melhores e tempos piores do que os que estamos a passar».
A classificação geral, após a quinta sessão, coloca nos três primeiros lugares (de acesso à final), o Colégio de Albergaria, a Gafanha da Nazaré e agora a Mário Sacramento.
As Escolíadas prosseguem, na próxima sexta-feira (9 de Maio), com a penúltima sessão de apuramento. Em prova vão estar a Escola Homem Cristo (Aveiro), Secundária João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo) e Maria Cândida de Mira (Coimbra).
As provas decorrem na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a partir das 23 horas.

Sem comentários: