quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PROGRAMAS DE APOIO ÀS EMPRESAS PROMOVIDO PELA ACIB

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) promoveu, no passado dia 18, uma sessão de esclarecimentos sobre sistemas de incentivos às empresas, que decorreu na sede da associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde.
Na sessão estiveram presentes cerca de 40 empresários tanto do comércio como da indústria e dos serviços.
O presidente da ACIB, Miguel Roque, abriu a sessão com a apresentação dos resultados dos inquéritos de análise da situação empresarial face ao actual cenário de crise, enviados em Novembro do ano passado e a 12 de Fevereiro, aos associados.
Estes inquéritos visaram aferir a situação empresarial actual dos associados bem como as suas opiniões sobre quais acções poderá a ACIB encetar.
De seguida, Francisco Pegado do IAPMEI apresentou três sistemas de incentivos para as empresas: MODCOM, PME Investe e FINICIA.
Recorde-se que a quarta fase de candidaturas ao MODCOM está aberta até dia 11 de Março. Este sistema de apoio visa a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio. O PME Investe, por seu lado, já vai na terceira linha de crédito. Já o FINICIA é um produto de crédito, com um processo de decisão muito curto (20 dias úteis) por parte dos parceiros do Fundo, destinado ao apoio a projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas no concelho de Oliveira do Bairro.
No final da sessão, foram entregues os prémios dos concursos de Montras de Natal dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro.

Sem comentários: