Jorge Pedreira, secretário de Estado da Educação presidiu, no passado sábado, à abertura do 1º Encontro com a Educação, que decorreu no Cineteatro Messias, na Mealhada.
Na circunstância, aparte o encontro, Jorge Pedreira tranquilizou os professores, garantindo que não haverá professores que ficarão sem emprego, na sequência das novas regras que vão ser aplicadas aos concursos. “Não é verdadeira a ideia que se tentou passar que haverá professores que irão para o desemprego com as novas regras dos concursos, só se tentou transmitir instabilidade”, referiu o governante.
Já durante o encontro, o secretário de Estado da Educação considerou imprescindível que as baterias sejam viradas para a “necessidade de recuperar o nosso atraso histórico na Educação”, sendo de opinião que é preciso caminhar no sentido de “descentralizar as competências e responsabilidades que estão apenas centradas no poder central”. Para este objectivo, Jorge Pedreira fala do envolvimento das autarquias e das próprias escolas no processo. Dizendo que as câmaras “já revelaram que querem cooperar”, dando como exemplo o facto de “não ter paralelo a reforma em curso com o encerramento de várias escolas que estavam isoladas….”, dando conta da aposta na construção de pólos escolares, que “diz bem do envolvimento das autarquias”.
Apesar de tudo, Jorge Pedreira disse ainda que “é necessário prosseguir e ir mais longe”, sublinhando que várias câmaras já mostraram abertura para assumir outras responsabilidades na Educação. De resto, o mesmo diria ainda que é necessário que as escolas se abram mais aos pais e encarregados de educação. “A escola tem que se organizar melhor se for a nossa intenção que tenha êxito”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário