terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mealhada prepara geminação com franceses de Millau


A Câmara da Mealhada recebeu, na semana passada, o “maire” (presidente da Câmara) da cidade francesa de Contrexéville, com a qual a vila do Luso está ligada, através de um protocolo de geminação, há mais de duas décadas.

O presidente da Câmara de Contrexéville, Arnauld Salvini, encontra-se em Portugal numa visita particular, tendo aproveitado para conhecer o Luso e a Mealhada, que nunca tinha visitado.
O autarca francês, que estava acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia do Luso, foi recebido na Câmara pela vice-presidente, Filomena Pinheiro e pelos vereadores António Jorge Franco e José Carlos Calhoa.
A cidade francesa de Contrexéville é, à semelhança da vila do Luso, uma estância termal de grandes tradições.
Além de contribuir para reavivar os laços de amizade existentes e incrementar o conhecimento mútuo, a recepção na Câmara da Mealhada serviu para os responsáveis das duas autarquias trocarem impressões sobre assuntos de interesse comum e perspectivarem possibilidades de cooperação no futuro. Desde logo na área do termalismo, mas, também, do lazer e do turismo.
Curiosamente, esta visita do “maire” de Contrexéville à Mealhada coincidiu com a vinda de um emissário luso-descendente de outra cidade francesa (Millau), com a qual têm vindo a realizar-se contactos exploratórios com vista a um futuro acordo de geminação.
A cidade de Millau, no sudoeste de França, é conhecida por ter, nos arredores, uma grande ponte suspensa por cabos (viaduc, em francês), que faz a travessia do vale do rio Tarn.
O Viaduc de Millau, projectado pelo arquitecto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Micchel Vitlogeux, especializado em pontes, é a ponte rodoviária mais alta do mundo. Tem 343 metros de altura.

Sem comentários: