terça-feira, 3 de novembro de 2009

Entrevista com Álvaro Carva, Grão-Mestre da GNLP


O Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP), Álvaro Carva, afirma que há um número suficiente de maçons na região para se avançar para uma nova Loja que se junta às actuais 22 desta estrutura maçónica. Este objectivo ganhou mais expressão depois do congresso, que recentemente se realizou no Centro do país. Álvaro Carva levanta ao Mealhada Moderna uma ponta do véu da Maçonaria e de alguns dos seus segredos

Mealhada Moderna (MM): O que é a Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP)?
Álvaro Carva (AC): Uma organização legal, uma estrutura maçónica, com o fim de praticar a Maçonaria. É uma sociedade fraternal que procura melhorar os indivíduos que a compõem e um postulado que procura e consegue uma sociedade mais humana e harmoniosa.

MM: Mas a Maçonaria é secreta…
AC: Torna-se secreta sempre que um estado ditatorial e comunista utiliza a cultura fascizante e comunista, impedindo a liberdade, a igualdade de oportunidades e a fraternidade entre os homens.

MM: Por que motivo decidiu dar este passo na divulgação ao Mealhada Moderna da essência e trabalho da Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP)?
AC: Pareceu-me que abordar este tema ao vosso público seria permitir que se construa uma ideia correcta do que é a Maçonaria. E para nós é um processo habitual para desmistificar a Maçonaria.

(entrevista completa na ed. impressa de 4 Nov)

Sem comentários: