terça-feira, 3 de novembro de 2009

Maçonaria abre Loja na Mealhada

A Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP) está a preparar tudo para abrir uma Loja na Mealhada até final do ano ou em Janeiro de 2010. Os responsáveis desta estrutura maçónica afirmam que os maçons existentes na Mealhada são os suficientes para garantir a abertura deste espaço

A GLNP, uma das estruturas ligadas à maçonaria do país, está a reunir esforços e vontades para expandir a sua acção e abrir uma nova Loja na Mealhada, soube o Mealhada Moderna junto de maçons locais, que garantem a abertura do espaço entre o próximo mês e Janeiro do próximo ano.
Na origem de tal objectivo parece ter estado o último congresso da GLNP, recentemente realizado no Centro do país, que evidenciou essa vontade, alicerçada num “número de maçons suficiente para a abertura de uma nova Loja”, confirmou o grão-mestre Álvaro Carva, que em entrevista ao Mealhada Moderna deixou também uma manifesta abertura daquela estrutura maçónica para “permitir que se construa uma ideia correcta do que é a Maçonaria”.
Apesar de todo o secretismo que norteia qualquer estrutura maçónica, a GLNP está apostada em vincar essa mesma abertura e expandir a sua acção, concretamente na Mealhada, onde já foi encontrado um espaço para a futura Loja, confidenciou-nos C. Breda, maçon da GLNP da Mealhada.
Segundo aquela fonte, a Mealhada tem entre 7 e 15 maçons. “Uns no activo e outros adormecidos. Adormecidos significa que estão temporariamente fora da loja”. No entanto, “qualquer maçom pode abandonar a maçonaria quando quiser. Mas será sempre um maçom para toda a sua vida”, explicou.
O concelho da Mealhada, que no século passado já tinha raízes maçónicas, sendo referido na instalação, em 1931, de um triângulo do RF (rito francês) e que veio a desaparecer na clandestinidade, volta a ser “porto de abrigo” para a fixação de uma estrutura maçónica, com a GLNP a apontar o concelho como destino daquela que poderá ser a 23ª Loja desta organização maçónica.
O que é a GLNP? O que é a Maçonaria? O que fazem os maçons? São algumas das questões que tentamos dar resposta neste trabalho.

Sem comentários: