terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mealhada capital da medicina nuclear por três dias

O XII Congresso Nacional de Medicina Nuclear, sob o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear, decorrerá este ano na Mealhada, na Quinta dos 3 Pinheiros. Da próxima quinta-feira a sábado, cerca de 150 participantes (médicos, técnicos e diversos especialistas da área) analisam o estado da arte e debatem perspectivas futuras na investigação e na prática clínica

Entre outros desafios, a iniciativa não será alheia aos estudos funcionais hepáticos, pulmonares e cardíacos e o PET em Oncologia, que são alguns dos temas em destaque na área clínica. Por outro lado, o controlo de qualidade, dosimetria e radioprotecção, novos ligandos e novos alvos estão em análise no âmbito da investigação e medicina nuclear básica; o futuro da imagem molecular e os novos equipamentos em medicina nuclear são questões colocadas na área dos equipamentos e imagem.
Segundo o presidente da comissão instaladora, Adriano Rodrigues “pretende-se que o congresso constitua um amplo espaço de discussão científica e técnica, com troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes comunidades científicas nacionais e estrangeiras, de uma forma abrangente envolvendo médicos, técnicos e indústria”.
Serge Askienazy, Ali Fassouli, Jeffrey Yap, York Haemisch e Fabrice Chaumard são os oradores estrangeiros convidados para o XII Congresso Nacional de Medicina Nuclear, para além de Maria João Santiago Santiago Ribeiro que exerce a sua actividade de investigação e clínica num Centro de PET em Orsay-Paris. O Congresso tem como presidente João Manuel Pedroso de Lima e como presidente da Comissão Científica Maria Filomena Botelho.
No decurso da reunião científica será possível efectuar uma visita guiada às instalações do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), localizado no Pólo III da Universidade de Coimbra, junto ao Hospital, afim de ver as instalações e o funcionamento do primeiro ciclotrão público instalado no nosso País.
Este evento conta com o apoio da Câmara da Mealhada, que oferece aos conferencistas, no primeiro dia, ao início da noite, um espumante de honra, nas Caves Messias.

Sem comentários: