quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Músicos da Pampilhosense na Casa da Música


Músicos da Filarmónica Pampilhosense actuaram na emblemática Casa da Música, no Porto, no passado fim de semana, no concerto da Banda Fórum, constituída por músicos de cerca de 40 bandas

"Podemos afirmar que é a primeira banda filarmónica a pisar o palco da Sala Suggia da Casa da Música" - as palavras foram proferidas pelo director artístico da Banda Fórum - Filarmónica Portuguesa, Maestro Afonso Alves.
Foi de facto um sucesso o concerto apresentado pela Banda Fórum, uma banda filarmónica constituída por músicos de cerca de 40 bandas de norte a sul do Continente, e de uma banda açoriana. A lotação da mais emblemática sala de concertos da Casa da Música, no Porto, esgotou. Cerca de 1200 espectadores assistiram ao concerto da Banda Fórum, que foi acompanhada por 150 vozes de cinco grupos corais, donde se destaca o Orfeão do Porto, e por um grupo de dança, que coreografou alguns temas interpretados pelo conjunto.
Vítor Dias, um dos mentores e principais impulsionadores do grupo, referiu que "foi uma ideia arrojada e até houve um certo receio, mas quando vimos a lotação esgotada, esse receio desvaneceu-se. Como não somos uma orquestra, mas sim uma banda filarmónica, é de facto um orgulho pisar este palco e ver a plateia completamente cheia!"
No final do concerto foi cantado o "Parabéns a Você", pelo 4.º aniversário da Banda Fórum, e, no "Bar dos Artistas", todos os participantes confraternizaram com o bolo de aniversário, brindando ao sucesso deste estágio/concerto, com expectativa do próximo .
No estágio participaram 130 músicos, destacando-se os nove músicos oriundos da Filarmónica Pampilhosense, que representaram não só a Pampilhosa, mas também o concelho da Mealhada e a região da Bairrada. O estágio começou na sexta-feira, prolongando-se pelo fim de semana, culminando com a apresentação pública na Casa da Música. Pelo meio, poucas horas de sono para a maioria dos participantes! Os trabalhos foram realizados nas instalações do Conservatório de Música do Porto.
"O espírito filarmónico esteve bem evidenciado neste estágio. Desde as brincadeiras próprias dos filarmónicos até ao empenho que se notou bastante no decorrer dos trabalhos foi tudo fruto de um sentimento filarmónico que poucos entendem. Só mesmo os filarmónicos!" - referiu um dos músicos que representaram a Filarmónica Pampilhosense, Daniel Vieira. "Além do convívio, tivemos oportunidade de aprender muito com os trabalhos, como organizar um evento deste calibre, como desenvolver um estágio, até como dirigir 300 músicos/coralistas!", acrescentou.
A Banda Fórum surgiu em 2005 através do fórum de discussão do site bandasfilarmonicas.com. "A primeira banda filarmónica no mundo surgida através da internet". É constituída por um número variável de músicos, oriundos de diversas bandas filarmónicas portuguesas, que são os participantes que se inscrevem através do fórum, quando a administração do mesmo anuncia um novo estágio/concerto. Todos os músicos pagam uma quantia previamente estabelecida pela sua participação, sendo a sua prestação nos concertos completamente gratuita.
Durante o estágio foi sorteado um clarinete, oferta de um dos patrocinadores/apoiantes da Banda Fórum. O feliz contemplado foi Daniel Vieira, que participou na estágio em sax barítono.

Sem comentários: