terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Piloto de Motocross de volta às pistas com o apoio do MM



Pedro Castanheira, o jovem piloto de motocross da Vacariça está a ultimar os preparativos para voltar às pistas para uma nova temporada. Com o alvo apontado para quatro campeonatos em 2010, e com o patrocínio do Jornal Mealhada Moderna e com a sua nova KTM, Pedro Castanheira está pronto a dar gás a toda a força e aponta que esta pode ser “a melhor temporada de sempre”

Pedro Castanheira, com 18 anos, vai apostar este ano em toda a linha em termos dos campeonatos regionais e nacionais de motocross, graças ao apoio que vai granjeando e graças também à “excelente” forma física que diz ter para enfrentar os quatro desafios, a começar pelo Campeonato Nacional de Motocross MX2 (júnior) a começar em Março, seguindo do Campeonato Regional Norte MX2 (elite), em Maio, O Campeonato Nacional de Supercross (Agosto) e o Campeonato Nacional de Motocross MX2, a começar em Setembro, para além de outra corridas extra-campeonatos
Com a possibilidade de fazer pré-época, com o reforço de patrocínios, e com uma nova KTM 250 a 4 tempos, o jovem piloto da Vacariça está confiante naquela que chama “a melhor época de sempre” depois de três temporadas menos conseguidas, uma das quais com uma lesão que afastou Pedro Castanheira das pistas.
Sem contabilizar para já o orçamento para a presente temporada, Pedro Castanheira e o Pai (Joaquim Castanheira) desmedem-se em esforços para conseguir mais apoios e tornar a tarefa mais facilitada e mais folgada para o pai, que ironizou: “Vamos ver se a presente época tem menos “paitrocínios” e mais patrocínios”.
Com a nova moto a oscilar entre os 5.000 e os 6.000 euros, o piloto da Mealhada poderá necessitar de uma verba igual para toda a temporada, para gastos, entre outros, com manutenção, combustível e deslocações, dependendo no entanto das ajudas que conseguir nas várias provas, mas para isso terá que ter relativo sucesso para conseguir tal desiderato.
Entre outros apoios, o Mealhada Moderna patrocinará o piloto e trará semanalmente às suas páginas os sucessos do jovem da Vacariça, que levará o nome do concelho e das suas freguesias até aos mais recônditos destinos onde se pratica a modalidade, como são os casos e Freixo de Espada à Cinta, Algarve e até Açores, entre muitas outras paragens.
Apostado em “fazer um campeonato limpo, sem lesões”, o jovem piloto espera ficar nos dez primeiros nas provas que concorre, apontando que não tem qualquer meta para o supercross, uma vez que “é a temporada de estreia, nunca participei e tudo pode acontecer”.
Comungando dos objectivos do filho, Joaquim Castanheira apontou que “é possível fazer um boa temporada”, destacando que “ao nível de patrocínios “a situação melhorou muito em relação ao ano passado e já vai havendo mais gente a apostar neste desporto”, isto apesar de “ser muito difícil pedir o que seja a alguém, é sempre uma tarefa arriscada”.


Quem é Pedro Castanheira


O piloto que vai ter também o patrocínio do Mealhada Moderna na temporada 2010, tem desenvolvido o gosto pelo motocross desde os seus 4 anos de idade. O “culpado” é o pai que ainda acelerou por algumas pistas e atraiu a atenção do filho. Mas em termos competitivos as coisas nunca sorriram muito a Pedro que por falta de apoio para avançar nas corridas teve que desistir. Pedro chegou até a jogar futebol para tentar esquecer o motocross, mas a experiencia não foi nada positiva. “Nunca gostei muito daquilo, tinha dificuldades, não era muito hábil com a bola e acabei por desistir”, confessou.
O ano de 2007 marcou o regresso do piloto às pistas mas sem grande história, até porque já apanhou as coisas em andamento.
No entanto, em 2008 fez o nacional MX 2 e não voltou a correr muito bem, já que caiu na primeira corrida e ficou uma semana no hospital e três meses parado por indicação médica. Depois, recuperou da lesão e ainda fez o regional conseguindo um sexto lugar e a 16ª posição nos Regionais Elite.
No ano passado, Pedro Castanheira fez as corridas todas, mas não conseguiu grandes resultados, uma vez que não teve oportunidade de fazer pré-época mas conseguiu completar a temporada sem lesões. “Foi um ano para recuperar confiança”, comentou.
Estudante de Biologia, o piloto frequenta o primeiro ano do curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. “Os estudos não se atrasam, não podem, são a minha vida e o motocross é um hobbie”. “É o que eu prometo aos meus pais, que são os meus melhores apoiantes, na escola e no motocross”, concluiu.

Sem comentários: