terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara aprovou geminação com franceses de Millau

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na passada quinta-feira, em reunião de Câmara, a assinatura de um protocolo de geminação com a cidade francesa de Millau.
A geminação, cuja proposta partiu do Município de Millau, terá, agora, de ser autorizada pela Assembleia Municipal da Mealhada, de acordo com a lei, para poder tornar-se realidade.
Os contactos entre as cidades de Millau e da Mealhada remontam a 2005 e têm-se traduzido, nestes seis anos, numa série de contactos e visitas recíprocas, destituídas de carácter institucional, sobretudo entre a Escola EB 2/3 da Mealhada e o Liceu Jean Vigo, de Millau.
A geminação com aquela cidade francesa, caso seja autorizada pela assembleia municipal, será a primeira geminação da Mealhada com uma cidade estrangeira.
No concelho da Mealhada, a vila do Luso tem um acordo de geminação com Contrexéville (França), a freguesia da Pampilhosa está geminada com Courcoury (França) e a Vacariça com Chermignac (França).
Recorde-se que está de visita à Mealhada uma comitiva daquela cidade francesa, constituída por 11 alunos e dois professores, ao abrigo do intercâmbio desenvolvido, há já vários anos, entre a EB 2.3 da Mealhada e o Lycée Jean Vigo de Millau (França)
Os visitantes chegaram na passada quarta-feira, dia 24 e partirão nesta quarta-feira, dia 31.
Segundo João José Lucas, professor da EB 2.3 da Mealhada e impulsionado destes intercâmbios, esta visita dos franceses “tem decorrido muito bem, sendo de salientar a colaboração e a disponibilidade de várias entidades do concelho e das nove famílias dos nossos alunos que receberam jovens franceses”.
Segundo aquele responsável, o programa tem-se desenvolvido no essencial, conforme previsto, apenas com ligeiras trocas de calendário.
Os alunos franceses partem para o Porto e aeroporto na manhã desta quarta-feira, por volta das 9h45, estando prevista a despedida para o jantar desta terça-feira, com o apoio da Câmara, reunindo elementos da autarquia, alunos franceses e os portugueses, assim como as famílias de acolhimento. Nesta festa estarão também os professores ligados ao projecto e à direcção do agrupamento.

Sem comentários: