terça-feira, 30 de março de 2010

Mealhada dá empurrão na vitória da Universidade de Aveiro

A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro (UA) CAMBADA (Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture), acaba de alcançar o 1º lugar na liga de futebol robótico dos robôs médios no festival nacional da especialidade – Robótica 2010 - que se realizou em Leiria, entre 25 e 28 de Março. Dois dos elementos da equipa aveirense são da Mealhada

Frederico Santos (Lameira de S. Geraldo – Vacariça) e Gustavo Corrente (Mealhada) fazem parte da equipa CAMBADA, que há quatro anos consecutivos vence a liga de futebol robótico. Este ano, na passada semana, a equipada da UA disputou e venceu um total de cinco jogos, assegurando o 1º lugar na competição, frente a outras quatro equipas de universidades portuguesas. Os robôs marcaram um total de 57 golos e não sofreram nenhum. Em 2º lugar ficou a 5DPO, da Universidade do Porto, em 3º, a ISEPorto, do Instituto superior de Engenharia do Porto e em 4º lugar, a ISocRob, do Instituto Superior Técnico.
Criada em 2003, a equipa CAMBADA é um projecto de investigação constituído por docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI) - e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).
As competições robóticas pretendem promover a investigação na área emergente da robótica, bem como a divulgação da robótica e da ciência e tecnologia em geral. A nível internacional, a principal referência é o RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado anualmente desde 1997. O RoboCup, cuja ênfase é ter robôs a funcionar em equipa, inclui várias modalidades de competição, nomeadamente futebol robótico, busca e salvamento em situações de catástrofe e robótica doméstica. Na modalidade de robôs futebolistas médios do RoboCup (MSL), os jogos disputam-se num campo de 18m x 12m, sendo as equipas constituídas por um máximo de cinco robôs móveis com uma altura limite de 80cm e um peso que não pode ultrapassar os 40Kg.
Os robôs são completamente autónomos, isto é, não pode haver qualquer intervenção humana nas decisões que o robô toma durante os jogos. Consequentemente, todas as decisões são baseadas nas informações recolhidas pelo sistema sensorial do robô, que são processadas pelo seu software de controlo, de acordo com uma estratégia pré-definida, e na partilha de informação entre os robôs e uma aplicação informática, igualmente autónoma, que desempenha o papel de treinador.
Esta modalidade é uma das que desperta maior atenção devido à sua elevada multidisciplinaridade. Na verdade, o desenvolvimento de uma equipa de robôs com estas dimensões coloca numerosos desafios de natureza técnica e científica ao nível da mecânica e da electrónica. Por seu lado, a autonomia e a cooperação colocam desafios ao nível do processamento de sinal, controlo e inteligência artificial.

CAMBADA rumo ao europeu

António Neves, líder da CAMBADA, lembra que a equipa vai participar no campeonato Europeu que se disputa na Alemanha, entre 14 e18 de Abril, assim como na próxima edição do RoboCup mundial, que se realiza em Singapura, de 19 a 25 de Junho de 2010. Os mealhadenses envolvidos no projecto, Frederico Santos e Gustavo Corrente são, respectivamente, aluno de doutoramento e aluno de mestrado, desenvolvendo, este último, colaboração naquela unidade de investigação da Universidade de Aveiro.

Sem comentários: